A energia solar fotovoltaica é uma das alternativas energéticas mais promissoras atualmente. Suas vantagens incluem a economia na conta de luz, possibilidade de gerar energia limpa a partir de uma fonte renovável e maior autonomia em relação às concessionárias de energia. Vamos ver como funciona a radiação solar de uma placa.

Para que esse investimento de fato valha a pena, é preciso se certificar de que os equipamentos escolhidos alcancem o potencial máximo de geração energética.

A energia fotovoltaica é gerada a partir da radiação solar, que é a energia emitida pelo Sol e propagada em todas as direções por meio de ondas eletromagnéticas. 

Para descobrir se uma placa solar está realmente produzindo a energia esperada, é preciso fazer um cálculo a respeito da eficiência das placas solares (e não da radiação solar, que pode variar de acordo com cada localidade). 

 Confira a seguir mais detalhes sobre as placas solares e como calcular sua eficiência. 

Como funciona um painel solar?

Placas, painéis ou módulos solares são nomes diferentes para designar o mesmo componente de um sistema fotovoltaico, que é responsável por absorver a radiação solar e transformá-la em energia elétrica.

Entenda melhor como funciona uma placa solar
Entenda melhor como funciona uma placa solar.

Há diversos aspectos que devem ser considerados, e a eficiência das placas solares é um dos principais. Afinal, grande parte do potencial do kit solar depende dessa peça. 

Um painel solar é composto por diversas células fotovoltaicas conectadas entre si, que criam a tensão apropriada para geração da energia. Os módulos captam a radiação direta e difusa que chega do Sol à superfície da Terra, produzindo eletricidade para uso residencial, empresarial e industrial, entre outras possibilidades. 

As células fotovoltaicas são dispositivos feitos de materiais semicondutores e sensíveis à luz (como o silício), que emitem elétrons quando os fótons presentes nos raios de sol coincidem diretamente com eles. Assim, a luz solar é convertida em energia elétrica.

Portanto, os painéis solares funcionam a partir do efeito fotovoltaico, que ocorre quando esses materiais semicondutores convertem a radiação solar em energia elétrica. 

Agora que você já sabe como as placas solares convertem a luz do Sol em eletricidade, é hora de aprender sobre seu cálculo de eficiência. Confira a seguir. 

Como calcular a eficiência de um painel solar?

A eficiência de um painel solar representa o potencial de converter luz solar em energia elétrica por metro quadrado. Sendo assim, a partir da informação de que um painel tem eficiência de 16,5%, conclui-se que, do total de luz captado pelo módulo, 16,5% será de fato aproveitado para gerar eletricidade para consumo.

Entenda como é feito o calculo da eficiência do painel solar
Entenda como é feito o cálculo da eficiência do painel solar.

Sendo assim, quanto maior a eficiência de um painel solar, maior será a quantidade de energia elétrica produzida por m2 com a mesma quantidade de luz incidente.

A eficiência é um dado informado pelos próprios fabricantes dos painéis, e é medida em laboratório por meio de testes realizados a partir de um conjunto de valores reconhecido e adotado internacionalmente, conhecido pela sigla STC (Standard Test Conditions).

Isso significa que o desempenho informado pelos fabricantes de módulos fotovoltaicos costuma seguir um padrão, considerando condições favoráveis para produção de energia.

Isso inclui uma irradiância de 1000 Watts por metro quadrado de superfície, e uma temperatura de 25ºC. Na realidade, no entanto, essas condições variam muito e sofrem interferência de diversos aspectos. 

Para fazer um cálculo aproximado da eficiência de um painel solar, é preciso considerar alguns fatores, como as características e desempenho do material utilizado na fabricação dos painéis (como silício monocristalino ou policristalino, filmes finos, etc.), dos inversores e dos demais componentes do kit de energia solar.

Fatores que influenciam na eficiência do sistema fotovoltaico
Fatores que influenciam na eficiência do sistema fotovoltaico.

Outros fatores que influenciam na eficiência dos painéis solares são a posição e inclinação que são instalados e o sombreamento. 

Para realizar o cálculo da eficiência de um painel, é preciso saber as medidas exatas (altura e largura) da placa solar, assim como a sua potência. Considere um painel com 330 watts de potência, com altura de 1,956m e largura de 0,992m.

Portanto, sua área é de 1,940352 m² (resultante da multiplicação de 1,956m por 0,992m). Em seguida, divida a potência do painel pela área obtida no primeiro cálculo, dessa forma: 

330 / 1,940352 = 170,07 watts/m²

Para finalizar, divida o resultado por 10 para obter a eficiência em porcentagem. Sendo assim, a eficiência desse painel que tomamos como exemplo pode ser representada pelo seguinte cálculo: 

170,07 / 10 ≅ 17%

Conclui-se, portanto, que a eficiência do painel tomado como referência é de 17% nas condições padrões de teste. Considerando a tabela universal de eficiência, esse resultado é considerado na média e, por isso, satisfatório.

Tudo sobre o calculo de eficiência de um painel solar
Tudo sobre o cálculo de eficiência de um painel solar.

Outra maneira de calcular a eficiência de uma placa solar é através da seguinte fórmula:

Eficiência = (potência / área x irradiância padrão por m2) x 100

Aplicando os mesmos dados de antes, temos: 

Eficiência = (330 / 1,940352 x 1000) x 100 ≅ 17%

Certamente é mais fácil do que você imaginava, não é? Agora confira a seguir algumas dicas importantes na hora de escolher o melhor painel solar para o seu projeto fotovoltaico.

Como escolher o melhor painel solar?

Vimos acima que o aproveitamento do potencial que o painel solar tem a oferecer depende de uma série de fatores. O mesmo vale na hora de escolher um bom equipamento para compor seu sistema de energia solar, por isso é importante atentar para alguns aspectos. 

Como escolher o melhor painel solar para o seu projeto
Como escolher o melhor painel solar para o seu projeto.

Para começar, é válido pesquisar a reputação que o fornecedor tem no mercado. Você pode solicitar uma lista de clientes antigos e atuais e contatá-los para saber a opinião deles com o serviço oferecido, se estão satisfeitos com a qualidade dos módulos comprados e o que mais achar pertinente.

Plataformas online como o Reclame Aqui também são ricas fontes para obter informações sobre empresas de qualquer ramo.  

Além de checar a credibilidade do fornecedor, é preciso também atentar para a qualidade dos materiais oferecidos por ele. Cada marca pode oferecer resistência, durabilidade e capacidade de geração de energia diferentes, por isso vale a pena comparar as diferentes opções. 

Leve em conta também o atendimento e suporte oferecidos pela empresa contratada para fazer seu projeto fotovoltaico. Isso é importante pois pode ser necessário estabelecer contato com a empresa para solicitar algum tipo de manutenção ou averiguação do serviço realizado.

Problemas técnicos podem surgir e, nesse caso, é fundamental poder contar com uma equipe comprometida e disposta a oferecer o melhor ao cliente. 

Sempre procure uma empresa especializada e que vá lhe auxiliar no melhor para o seu projeto fotovoltaico
Sempre procure uma empresa especializada e que vá lhe auxiliar no melhor para o seu projeto fotovoltaico.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você e sanado todas as suas dúvidas a respeito do funcionamento e eficiência dos painéis solares. Antes de sair, deixe sua opinião nos comentários abaixo.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares