A busca por painel solar no Mercado Livre cresce à mesma medida que a tecnologia se populariza entre os brasileiros. Os chamados kits solares estão virando tendência, o que faz com que as pesquisas no site de vendas aumentem consideravelmente.

Mas, mesmo com mais gente procurando pela ferramenta, ainda há um certo receio sobre sua compra fora de lojas especializadas. E aqui, vale ressaltar que o preço não é único fator a ser analisado, seja em um projeto empresarial ou residencial.

Para entender melhor o conceito, fique atento aos parágrafos a seguir. Ao longo do texto, você poderá conferir as vantagens e desvantagens de optar pelo marketplace, além de descobrir se vale a pena buscar por lá.

Quais as vantagens de comprar painel solar no Mercado Livre?

Para iniciar essa análise, você deve entender os prós e contras de buscar na internet por energia fotovoltaica. Obviamente, fatores como praticidade e comparação de custos são importantes, mas não necessariamente garantem uma boa compra. Assim, pode-se destacar como principais vantagens dessa estratégia as que seguem.

Acesso e praticidade

Dificilmente uma loja física consegue competir com suas concorrentes virtuais no quesito praticidade. Mesmo que tenham diversas unidades espalhadas pelo país, o modelo online está acessível a qualquer momento. Sendo assim, seja no trabalho ou em casa, em viagem ou enquanto espera por uma consulta, a informação está sempre ali.

entrega na porta delivery

Para buscar em outros lugares, o consumidor que procura por painel solar no Mercado Livre terá que pegar seu carro. Além disso, terá os custos de deslocamento, estacionamento, bem como o tempo perdido. Mais do que isso, terá que se contentar com o que há disponível na loja ou terá que fazer mais uma parada.

Variedade de modelos

Lojas físicas comumente possuem parcerias com alguns fornecedores específicos, os quais elas acabam focando as vendas. Em alguns casos, inclusive, elas somente trabalham com determinadas marcas, tornando menor o seu leque de opções. Dessa forma, terá que se decidir entre o que há naquele ponto de venda.

Quando se opta pelos buscadores online, a realidade se mostra completamente diferente. Ainda mais em um marketplace como o Mercado Livre, você poderá encontrar as mais diversas marcas e distintos modelos. Até peças soltas e acessórios você pode comprar, cada um de um fornecedor se preciso. Assim, é um ponto de vantagem para o site.

Custos e pagamento

Por fim, vale ressaltar que um dos maiores benefícios de comprar painel solar no Mercado Livre está na economia. Não que esta seja garantida, mas é bem provável que encontre valores mais baixos em produtos semelhantes aos das lojas físicas. É bom ficar atento, porém, à marca do item e à garantia.

painel solar no mercado livre custos e preços

A mesma lógica pode ser empregada no que diz respeito à forma de pagamento, mais facilitada no marketplace. Em geral, são disponibilizadas as opções de boleto bancário, transferência, PIX e pagamentos em cartões de crédito e débito. O parcelamento, que pode chegar às 12 vezes, também encanta muitos consumidores.

Quais as desvantagens de comprar painel solar no Mercado Livre?

Ainda que apresente sim suas vantagens, comprar itens de energia fotovoltaica na internet não é de todo bom. Há pontos que merecem ser analisados, especialmente no que diz respeito ao custo-benefício da aquisição. Para entender melhor, confira as desvantagens dessa negociação com o site.

Dúvidas e auxílio

Para iniciar os contras, não há como não destacar a falta que um bom vendedor fará no momento da compra. Este não é, afinal, um tema amplamente difundido, o que significa que poucas pessoas apresentam um bom conhecimento a seu respeito. Naturalmente, portanto, é mais do que comum que existam dúvidas e questionamentos a serem feitos.

vendedor auxiliando cliente

Ao entrar em uma loja física, você terá todo esse suporte, o qual pode representar um enorme diferencial. Mais do que isso, o auxílio de especialistas pode determinar o sucesso do projeto, especialmente se analisada a sua situação em particular. E isso é algo que um painel solar no Mercado Livre dificilmente terá.

Instalação e manutenção

Outro ponto de destaque nesta discussão se encontra no processo de instalação das placas em seu telhado. Lembre-se, afinal, que compras online normalmente não incluem esse processo. Dessa forma, você receberá o pacote em sua casa e, em seguida, terá que subir no telhado e realizar você mesmo a instalação.

Se não possuir o conhecimento para tanto, precisará contratar alguém especializado, o que custará bastante. E, já que irá tirar dinheiro do bolso, o ideal é realizar todo o processo com uma mesma empresa. Assim, comprar em uma loja e ter a assistência dela ao longo da instalação e manutenção representa mais tranquilidade para você.

Credibilidade e confiança

Para finalizar os contras de comprar painel solar no Mercado Livre, é preciso citar a credibilidade do vendedor. Neste ponto, o foco não está na multinacional argentina, mas sim nos vendedores do site. Estes, como você deve saber, não são necessariamente grandes fabricantes, importadores ou comerciantes.

painel solar no mercado livre tem credibilidade?

Basicamente, qualquer um pode estar lá, sendo preciso inclusive verificar se o produto é novo ou usado. Sabendo de tudo isso, fica mais complicado dar credibilidade ao site, mesmo que este apresente oportunidades interessantes. Assim, se for essa sua escolha, o mais indicado é buscar por bons fornecedores e que sejam extremamente bem avaliados na plataforma.

Vale a pena comprar painel solar no Mercado Livre?

Como qualquer outra negociação, um veredito somente pode ser dado se analisada toda a situação. Por conta disso, é difícil dizer se vale a pena ou não comprar um painel solar no Mercado Livre, ou qualquer outro site do tipo. Sem dúvida, é possível que você se dê muito bem, da mesma forma que há chances de cair em uma armadilha.

calculos, contas e analises de custo

O grande foco de sua análise deve estar, então, no custo benefício desse processo como um todo. Como visto, há prós e contras, mas quem determinará o peso que cada um destes terá será você. Assim, se julgar interessante, pode ser uma boa alternativa optar por comprar na plataforma.

É válido, entretanto, colocar nessa equação a dor de cabeça que terá se algo der errado, seja no produto, pagamento ou instalação. Se tiver comprado de uma loja especializada, será mais fácil resolver a situação, além de ter profissionais aptos para lhe atenderem. Ao optar pelo site, a chance de o problema somente crescer é grande, causando um cenário que não ocorreria com uma loja física.

Energia Solar em sua Casa com Solfácil

Nós temos uma linha de financiamento revolucionária que permite que você troque o custo da sua conta de luz por um ótimo investimento em sistema de energia solar.

É isso mesmo! Temos uma rede de parceiros instaladores em todos os estados do Brasil que executam o projeto de energia solar em sua residência e você paga em até 144 parcelas com juros acessíveis. Tão acessíveis que a prestação mensal fica até 30% inferior à economia de energia que você tem com o sistema.

Story referente ao post

Posts Similares