A potência é um dos aspectos mais importantes a serem considerados na hora de escolher o painel solar que vai compor seu sistema de energia fotovoltaico.

Para fazer uma boa escolha, é essencial entender como a potência funciona, no que ela interfere e quais outros fatores devem ser levados em conta em relação a um painel solar. Confira esses e outros detalhes no artigo a seguir. 

O que é potência do painel solar, e por que ela é tão importante? 

Os módulos fotovoltaicos são os componentes mais importantes de um sistema para geração de energia solar. São eles os responsáveis por transformar a luz do sol em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico, e são comercializados em modelos de diferentes tipos, qualidades, preços e configurações. 

Entenda o porque a potencia do painel é importante para o seu sistema
Entenda o porque a potencia do painel é importante para o seu sistema

A potência de um painel solar é a medida que vai determinar a sua capacidade de geração elétrica, e é medida em watts (W). Quanto maior a potência de uma placa fotovoltaica, mais eletricidade ela será capaz de produzir. Por isso é tão importante atentar para esse detalhe na hora de escolher esse componente.

Os principais fatores que determinam a potência de um painel solar são a quantidade e a qualidade das células fotovoltaicas que o compõem. Essas células podem ser fabricadas com diferentes tipos de materiais semicondutores, e utilizar tecnologias que otimizam a sua eficiência. 

Essa grande variedade de opções possibilita encontrar no mercado diversos modelos de módulos fotovoltaicos, fabricados com diferentes materiais e tecnologias que interferem na sua potência e preço. 

As potências de painéis solares podem variar bastante de acordo com sua aplicação. Há opções de 305 W a 590 W. Em instalações de micro e minigeração distribuída residencial ou comercial, atualmente são utilizadas placas fotovoltaicas de células de silício cristalino com potência entre 340W e 540W.

A maioria dos painéis fotovoltaicos comercializados atualmente tem garantia de potência de 80% de sua potência original por até 25 anos.

A usabilidade correta do painel solar é o que irá definir a durabilidade do mesmo
A usabilidade correta do painel solar é o que irá definir a durabilidade do mesmo.

Levando em conta essa alta durabilidade, vale a pena investir em um módulo solar com potência elevada. No entanto, é de suma importância verificar se essa garantia é apoiada por alguma entidade brasileira, que fará valer as leis de proteção do consumidor caso haja alguma falha no desempenho do seu painel antes de cumprir 25 anos de sua aquisição.

Confira a seguir outros aspectos importantes a serem levados em consideração na hora de comprar seu painel solar. 

O que considerar na hora de escolher um painel? 

Além da potência do módulo fotovoltaico, é imprescindível considerar também a sua eficiência. Essa medida diz respeito à porcentagem da energia luminosa do sol, em Watts, que o painel transforma, de fato, em energia elétrica utilizável.

A eficiência considera a radiação que atinge a superfície da terra, por metros quadrados, ou seja, quantos Watts por m2 o módulo gera de energia.

Afinal, o que considerar na hora de escolher o seu painel fotovoltaico
Afinal, o que considerar na hora de escolher o seu painel fotovoltaico.

Uma placa solar de 340 W e eficiência de 20%, por exemplo, sob uma irradiação padrão de 1.000W/m², vai gerar 2000 W de energia elétrica por metro quadrado. 

Sendo assim, conclui-se que, quanto maior a eficiência dos módulos fotovoltaicos, mais energia por metro quadrado eles serão capazes de produzir, dependendo de uma quantidade necessária menor para atender a demanda energética em questão.

Essa é uma vantagem especialmente importante para quem não dispõe de muito espaço no telhado para acomodar uma grande quantidade de painéis solares. 

É claro que, quanto mais potente e eficiente for um módulo fotovoltaico, mais caro tende a ser o seu custo. Se o preço do painel solar é uma informação importante para você levar em conta, talvez seja interessante fazer a conta do custo por watt (R$/W) para decidir se o investimento vale a pena. 

Os módulos fotovoltaicos feitos de silício cristalino são os mais comercializados atualmente em todo o mundo, o que se deve a sua alta eficiência, que varia entre 19% e 21% de acordo com o modelo e fabricante. 

A irradiação de cada região deve ser considerada na hora da escolha do painel fotovoltaico
A irradiação de cada região deve ser considerada na hora da escolha do painel fotovoltaico.

Além da potência e da eficiência do módulo fotovoltaico, considere também o seu coeficiente de temperatura. Esse dado é importante sobretudo em instalações realizadas em países tropicais, como é o caso do Brasil, pois indica como será a operação do painel em regiões mais quentes. 

Quanto menor o coeficiente de temperatura, melhor, pois em dias com a temperatura elevada, resulta em menor perda de potência do seu painel solar, e consequentemente, mais produção de energia. Um coeficiente de temperatura alto é um indicativo de que a placa solar é de baixa qualidade.

Hoje, as melhores fabricantes oferecem módulos de silício monocristalino com eficiência entre 0,3 e 0,4%. Coeficientes acima de 0,6% já configuram um sinal de alerta. Clique aqui e confira outros fatores que influenciam na eficiência do sistema fotovoltaico. 

Outros aspectos importantes a serem considerados são a durabilidade e garantia dos painéis fotovoltaicos. Esses itens são desenvolvidos para ter uma longa vida útil, de pelo menos 25 anos. As melhores fabricantes oferecem atualmente uma garantia de 25 a 30 anos na produção de energia de seus módulos, com perdas anuais de eficiência de 0,5%. 

A garantia contra defeitos, por sua vez, pode chegar a 12 anos nas placas solares de melhor qualidade comercializadas atualmente.

Entenda as garantias oferecidas por cada fabricante
Entenda as garantias oferecidas por cada fabricante.

Para assegurar que a garantia seja de fato respeitada, é preciso considerar questões sobre a fabricante e a empresa que está comercializando o seu sistema fotovoltaico.

Verifique se possuem representação comercial no Brasil, qual o suporte oferecido pela empresa instaladora em caso de defeito no equipamento, e se ela deverá permanecer no mercado pelos próximos 10 ou 20 anos, de modo que você tenha a quem recorrer, caso seja necessário.

Por isso, vale a pena contratar uma empresa consolidada no mercado, com credibilidade e transparência.

Com essas dicas, esperamos que escolher seu painel solar seja uma tarefa mais simples e eficaz, de modo que você fique satisfeito com o resultado.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares