Os preparativos para a 9ª edição da Ecoenergy –  Feira e Congresso Internacional de Tecnologias Limpas e Renováveis estão a todo vapor. O evento ocorrerá entre os dias 7 e 9 de junho, dois anos após a sua última edição. 

A feira será no São Paulo Expo e atrai as atenções de empresários e profissionais do setor de energias sustentáveis do Brasil e de todo o mundo. As expectativas são altas para conferir os lançamentos de produtos e serviços que serão apresentados pelas principais marcas do segmento. 

Confira no artigo a seguir tudo o que você precisa saber a respeito desse grande evento. 

Quais as expectativas para a Ecoenergy 2022? 

Assim como em suas edições anteriores, a Ecoenergy 2022 reunirá os maiores pensadores e principais referências na área de energias limpas e renováveis, abordando os principais assuntos do setor. Com 125 expositores, 13 mil profissionais do setor e 7 mil m² de área de exposição, o evento promete ser um dos maiores do segmento em solo brasileiro no ano de 2022.  

Super dicas sobre esse importante evento que é o Ecoenergy 2022
Super dicas sobre esse importante evento que é o Ecoenergy 2022

A Ecoenergy se destaca por ser a principal forma de apresentação das últimas tecnologias, produtos e serviços do setor de energias renováveis. Com grande diversidade de lançamentos e tendências oferecidos no mercado, a edição deste ano tem tudo para ser mais um grande sucesso de público e negócios. 

Conhecida como uma plataforma de soluções voltadas para toda a cadeia produtiva de energia solar e eólica, biomassa, GTDC (os quatro grandes segmentos do setor: geração, transmissão, Distribuição e Comercialização) e painéis fotovoltaicos, a Ecoenergy tem como principal objetivo promover o desenvolvimento do setor de fontes de energia sustentáveis.

Dessa forma, ajuda a movimentar os mercados de combustíveis gasosos, líquidos e sólidos, e também de energia geotérmica e hidrelétrica.

O Congresso Ecoenergy é um dos maiores congressos do setor, e este ano trará assuntos de extrema relevância para fomentar debates e análises de desafios da área. Além disso, tratará sobre as principais tendências e avanços tecnológicos quanto à geração de energia renovável no Brasil. Assim, proporciona um ambiente estratégico que favorece discussões e incentivo constante na busca por inovações aos desafios do mercado.  

As principais fontes de energia renováveis serão tema desse gigantesco encontro
As principais fontes de energia renováveis serão tema desse gigantesco encontro

Dentre as marcas que já garantiram espaço na feira estão: Inoxpar, LGL Solar, Powersafe, Pilot Tech / Corona Solar, Inovacare, Pieta Engenharia, Zagonel, Tokio Marine, Broker Comex, Helukabel, Holu, entre outras.

Se ainda está em dúvida se vale a pena participar do evento, leia o tópico a seguir. 

Por quê você deve participar do Ecoenergy?

Eventos como a Ecoenergy são uma grande oportunidade para profissionais do setor que desejam obter uma visão ampliada das perspectivas do setor energético brasileiro como um todo. Quem gosta de se manter informado sobre o mercado de energia solar não pode deixar de comparecer à Ecoenergy 2022. 

A programação também possibilita aos visitantes que desenvolvam uma perspectiva estratégica e individual a respeito de cada uma das fontes de energia renovável e suas potencialidades. Assim, cada profissional tem condições de estar capacitado a auxiliar seus clientes e oferecer as melhores opções de acordo com suas necessidades. 

Entenda porque você não pode ficar de fora do Ecoenergy 2022
Entenda porque você não pode ficar de fora do Ecoenergy 2022

Comparecer à feira e ao congresso é também uma forma para quem deseja investir no setor e encontrar nichos e oportunidades de investimento. Além do mais, os presentes terão acesso a comparativos de informações sobre as principais perspectivas para novas fontes e projetos inovadores frente à alta do petróleo e combustíveis.

O encontro de profissionais com experiências diversas também promove o networking, abrindo portas para diversificar seu portfólio e desenvolver contatos e relacionamento comercial. E o melhor de tudo: em um ambiente informal e ao mesmo tempo propício para os negócios. 

A edição deste ano da Ecoenergy contará também com um formato interativo, que é uma das principais novidades de 2022. Essa inovação visa promover o estímulo ao conhecimento compartilhado e o intercâmbio de informações entre os painelistas e a audiência. Assim, cria um modelo mais dinâmico de geração de conhecimento, promovendo uma participação mais democrática. 

Para que isso seja possível, o encontro será organizado em blocos temáticos, com um número limitado de participantes. Assim, garante a qualidade na interação e promove uma experiência rica para todos os envolvidos. O propósito é que cada bloco proporcione uma visão de mercado e tecnologia específica, de acordo com cada tipo de fonte de energia renovável. 

Através desse formato, diversas novidades serão anunciadas e debatidas. Confira algumas delas a seguir.  

Quais novidades serão apresentadas? 

Algumas das principais empresas que estarão presentes na Ecoenergy já adiantaram algumas questões que pretendem levar ao evento. 

A LGL Solar, por exemplo, deverá lançar o seu novo curso de carregamento de carros elétricos. A especialização foi planejada pensando nas pessoas que já trabalham com energia solar, de modo que possam ter acesso às soluções de carregamento e infraestrutura de carros elétricos, ampliando a gama de serviços oferecidos aos seus clientes. Algumas das ferramentas de dimensionamento da empresa também serão apresentadas nas palestras e demonstrações. 

A PowerSafe também promete trazer algumas novidades atrativas, como as baterias estacionárias VRLA GetPower, feitas para uso em equipamentos de geração de energia solar e eólica. Além disso, também apresentará seus modelos de baterias de íons de lítio, voltadas exclusivamente para geração de energia solar.

Com essas e muitas outras novidades, dá para entender porquê há tanta expectativa para a edição de 2022, não é? Confira mais detalhes sobre a programação completa a seguir. 

Qual a programação desta edição Ecoenergy? 

A grade dos conteúdos que serão tratados ao longo dos dias de evento no congresso também é um grande destaque, por conta principalmente dos temas e especialistas convidados. Uma extensa agenda de palestras espera os participantes que irão frequentar a Ecoenergy durante os três dias. 

Confira a programação do Encontro Ecoenergy 2022
Confira a programação do Encontro Ecoenergy 2022

A palestra inaugural acontecerá no dia 07 de junho às 9h30, e tratará do Panorama e Avaliação Tecnológica da Matriz Energética Brasileira, com o tema “Tendências e Inovação na Estratégia da Geração de Energia Renovável”. Os palestrantes serão Thadeu Silva, diretor da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), Marcos Meireles, CEO da Rio Energy, e Alexandre Viana, sócio da Thymos Energia. 

No mesmo dia, às 11h, será falado sobre o novo Marco Legal da Geração Distribuída no Brasil – “Aspectos Regulatórios, Competitividade e Modelagem de Negócios que Fomentam Projetos de Geração de Energia Sustentável”. Posteriormente, às 14h30, é hora de falar sobre cooperação estratégica em pesquisa e desenvolvimento na palestra “Inovação e Desenvolvimento de Novas Tecnologias em Energia Renovável”. 

O primeiro dia de congresso se encerra com a palestra “Smart Green Grids e Transição Energética: Avanços Tecnológicos para Redes Digitais e Inteligentes na Produção de Energia Verde”, com a presença de Juliana Damasceno, diretora de transição energética da Worley, e Julia Rodrigues, gerente de pesquisa e desenvolvimento e inovação na AES Brasil.

O segundo dia de evento será em 08 de junho, e também inicia às 9h30, com o painel sobre energia eólica e o debate “Tendências Tecnológicas para a Geração Eólica Onshore e Offshore”. Em seguida, às 11h30, vem o painel de energia solar, intitulado “Inovações em Projetos de Energia Solar: Novas Tecnologias para Novos Negócios”.

Posteriormente, às 14h30, acontece o painel sobre armazenamento de energia, cujo nome é “Avanços e Desafios Tecnológicos em Armazenamento de Energia e Projetos Híbridos”. O painel de energia hidroelétrica acontece é o último do dia, marcado para às 16h30, com o tema “Tecnologias e Soluções Digitais e Analíticas para Redução de OPEX”. 

No terceiro dia de Ecoenergy é o momento para falar de gás natural e hidrogênio verde, no painel “Evolução e Inovação em Projetos Sustentáveis” às 9h30. Às 11h30 ocorre o painel de biomassa e bioenergia “Soluções Tecnológicas Integradas de Sistemas de Geração e Tecnologia Ambiental”.

Após o almoço, às 14h30, terá o painel para tratar de desperdício de energia “Tecnologias Alternativas para a Recuperação Energética de Resíduos Sólidos”, e às 16h o painel de biogás e biometano, intitulado “As Novas Apostas para o Mercado de Energia Limpa”. 

Confira tudo o que você precisa saber sobre o Ecoenergy 2022, e como se organizar pra aproveitar tudo o que esse evento tem pra oferecer
Confira tudo o que você precisa saber sobre o Ecoenergy 2022, e como se organizar para aproveitar tudo o que esse evento tem para oferecer

Todos os dias de evento, durante um painel e outro, os participantes terão a oportunidade de desfrutar de almoço e coffee-break para networking. O encerramento do congresso Ecoenergy 2022 terá início às 17h30 do dia 09 de junho. 

Os três dias de feira e congresso serão no Centro de Convenções São Paulo Expo, localizado na Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5 – Água Funda – São Paulo.

As inscrições podem ser realizadas clicando aqui, até o dia 06 de junho. Fique atento pois após essa data, só será possível fazer as inscrições diretamente no local do evento.

Posts Similares