Se você está pensando em reduzir o custo da sua conta de luz da sua casa, é importante conhecer quais são os aparelhos que mais consomem energia elétrica nas residências.

Sabendo quem são esses vilões que aumentam o valor da conta de luz, você consegue identificar de que maneira pode maneirar no consumo para economizar no final do mês. Confira a seguir quais os aparelhos que mais consomem energia elétrica. 

Televisão

A TV se tornou um dos aparelhos mais utilizados em casa, o que se intensificou com a era dos streamings e smart TVs. Muita gente reserva um tempinho de lazer apenas para ficar maratonando séries, jogando ou assistindo a outros programas. 

Televisão
Televisão

O problema é que a televisão está na lista dos aparelhos que mais consomem energia nas residências. Com 5 horas de uso diário, uma TV consome mais de 30 kWh ao mês. Com as bandeiras tarifárias mais caras da história, isso significa um gasto considerável.

Por isso, vale a pena ficar de olho e tentar controlar o consumo diário da TV em sua casa. Há algumas dicas que podem te ajudar a não gastar tanto com esse aparelho, e assim ter uma conta de luz mais barata.

Quando a TV não estiver em uso, desligue o aparelho da tomada. Isso vale, inclusive, para outros aparelhos, que mesmo em stand by consomem energia. Especialistas alertam que a soma de todos os aparelhos que ficam em stand by em uma residência pode totalizar até 12% do consumo total de energia elétrica do imóvel. 

Cuidado com o consumo que a TV pode proporcionar na sua conta
Cuidado com o consumo que a TV pode proporcionar na sua conta

É muito comum o hábito de deixar a TV ligada enquanto realizamos outras atividades, mas isso gera um consumo desnecessário.

O ideal é ligar o aparelho apenas quando você for realmente assistir a alguma coisa. Se não estiver prestando atenção no que está passando na TV, então o melhor é deixá-la desligada e fora da tomada. 

Na hora de trocar de aparelho, opte por modelos que são de LED ao invés de LCD, pois estes últimos consomem mais energia elétrica. Uma excelente dica para saber se o televisor tem um consumo de energia baixo é checar o Selo Procel.

Esse selo é um adesivo presente no produto que marca o nível do consumo, indo de A a E, sendo A a melhor opção para quem deseja economizar no consumo de energia elétrica, pois indica os aparelhos com maior eficiência energética.

Para ficar por dentro das últimas atualizações do selo, clique aqui e leia nosso artigo especial sobre o assunto.

Micro-ondas

Oferecendo praticidade no dia a dia, o aparelho de micro-ondas se tornou um dos mais utilizados nas residências para esquentar e preparar refeições de maneira rápida e eficiente. Mas o seu consumo de energia é bastante elevado: utilizando-o 20 minutos por dia, isso resultará em um gasto de 14 kWh na sua conta de luz no final do mês

Micro-ondas
Micro-ondas

Para reduzir o consumo deste aparelho, tente usá-lo somente em último caso. Prefira utilizar o fogão ou forno convencional para preparar e esquentar seus alimentos. Quando não estiver utilizando o micro-ondas, lembre de deixá-lo fora da tomada.

Quando for de fato necessário recorrer ao micro-ondas, cubra a comida, pois isso ajuda a manter a umidade e frescor do alimento durante o processo de cozimento e também contribui com a economia de energia.

Ao colocar o alimento em um prato ou recipiente para aquecê-lo no aparelho, deixe espaços entre os pedaços para que o aquecimento se dê uniformemente.

Preste a atenção ao uso do micro-ondas
Preste a atenção ao uso do micro-ondas

Na hora de descongelar os alimentos, faça isso naturalmente sempre que possível, em temperatura ambiente e sem usar o micro-ondas.

Por fim, cheque o manual do aparelho para se informar sobre a potência indicada para cada tipo de alimento, assim você não corre o risco de gastar energia desnecessariamente e ressecá-lo ao cozinhar demais

Videogame

Os aparelhos de videogame conquistaram seu espaço no tempo de lazer e entretenimento, tanto de crianças e adolescentes quanto de adultos. Muitas pessoas enxergam nessa atividade uma boa forma de se divertir e passam horas com os olhos colados na tela. 

Videogame
Videogame

O problema é que o videogame também contribui com o aumento da conta de luz. Jogando por 4 horas todos os dias, o gasto mensal será de quase 3 kWh na sua conta. Vale lembrar que, para jogar, é preciso também de uma TV e em alguns casos até de um modem de Internet, o que vai se somando e consumindo ainda mais energia elétrica.

Para reduzir os gastos, tente jogar por menos tempo durante o dia. Quando não estiver utilizando os consoles, deixe-os sempre fora da tomada. O modo stand by é útil nos videogames para retornar ao jogo do ponto que estava inicialmente e para baixar jogos mesmo quando não estiver usando o console.

Mas como o salvamento automático já está presente na maioria dos jogos e os downloads não acontecem diariamente, desligar o videogame por completo não vai te prejudicar, e ainda ajuda a economizar energia. 

Outra dica importante que pode ajudar não apenas com o uso do videogame, mas a economizar com qualquer outro aparelho que consuma energia, é descobrir os horários de ponta da sua região.

Evite jogar videogame nos horários de pico
Evite jogar videogame nos horários de pico

Esses períodos são partes do dia em que mais pessoas utilizam energia elétrica, por isso a tarifa cobrada é mais cara.

Caso seja compatível com seus horários, você pode programar os momentos de lazer para não coincidir com os horários de ponta. Para pais e mães com filhos que gostam de jogar, isso pode ajudar tanto no controle dos horários com os videogames, quanto na economia no final do mês.

Chuveiro elétrico

Hoje em dia, se tornou muito comum que as residências tenham apenas chuveiros elétricos por causa da praticidade que esse item oferece. No entanto, esse é um dos aparelhos que mais consomem energia elétrica, por isso também vale a pena ficar de olho e buscar formas de diminuir o seu consumo. 

Segundo o Procel, com uso diário de 32 minutos, o chuveiro elétrico consome 88 kWh em um mês. Por conta disso, pode ser o responsável pelo aumento médio de até 25% nas faturas

. Dependendo do modelo e do tempo de uso, seu consumo pode ultrapassar até mesmo o de um equipamento de ar-condicionado. A preocupação com o chuveiro elétrico pode ser ainda maior durante o inverno, já que os banhos são geralmente mais quentes e  consomem mais energia.

A boa notícia é que há várias maneiras de controlar o consumo do chuveiro elétrico para economizar energia e diminuir os impactos na conta de luz. Escolher um aparelho de boa qualidade é um bom ponto de partida.

Além disso, tente tomar banhos mais curtos, e feche a torneira ao ensaboar o corpo ou lavar o cabelo, assim você evita o desperdício de água também.

Chuveiro elétrico
Chuveiro elétrico

Outra boa ideia é configurar o aparelho para ser usado na opção verão durante os dias mais quentes. Deixe para usá-lo no modo inverno apenas nos dias mais frios, pois essa opção tem potência máxima e pode gerar um prejuízo considerável na fatura.

E na hora de trocar a resistência, dê preferência para as originais, da mesma marca do seu chuveiro elétrico.  

Para descobrir mais dicas de como economizar energia no chuveiro elétrico, confira nosso artigo que fala especialmente sobre esse assunto.

Geladeira

Esse é certamente um eletrodoméstico muito útil e que se tornou indispensável nas cozinhas de todo o mundo. Mas também consome muita energia e acaba deixando a conta de luz mais cara. 

Em média, uma geladeira de duas portas consome cerca de 57 kWh em um mês. E não dá para desligar o refrigerador, pois os alimentos estragam e ainda vai gastar mais energia para retornar a temperatura ideal.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), só vale a pena desligar o eletrodoméstico quando o período sem uso for de alguns dias. Se não for o caso, o ideal é que a geladeira fique ligada o tempo todo, 24 horas por dia. 

Há algumas outras maneiras de usá-la que podem ajudar a reduzir seu gasto energético. Verifique sempre se as borrachas de vedação estão em bom estado, e troque-as quando necessário. Evite abrir a porta repetidas vezes, e quando abrir, pegue o que for preciso o mais breve possível. 

Na hora de guardar alimentos recém-preparados, espere que esfriem primeiro, pois alimentos quentes exigem maior trabalho da geladeira, fazendo com que ela consuma mais energia do que o normal.

Posicione a geladeira em um ambiente ventilado, longe da luz do sol, e com no mínimo 20 centímetros de espaço para paredes e armários. Clique aqui para conferir mais dicas sobre como economizar energia com a geladeira, e como escolher um modelo econômico. 

Ar-condicionado

Quem tem um aparelho de ar-condicionado em casa sabe que, no calor, o item representa um grande alívio ao contribuir para refrescar os ambientes. Apesar do conforto que oferece com temperaturas mais amenas, o alívio não é o mesmo com a sua conta de luz. 

O ar-condicionado
O ar-condicionado

O consumo do aparelho vai variar de acordo com os BTUs do modelo utilizado. Essa sigla significa British Thermal Unit, ou seja, trata-se da Unidade Térmica Britânica, a medição dada para o tamanho da potência que seu aparelho de ar-condicionado tem de resfriamento.

Segundo o Procel, um modelo de até 9 mil BTUs vai consumir 128 kWh se usado por 8 horas diárias durante um mês. Já um ar-condicionado com mais do que 30 mil BTUs vai usar quase 680 kWh no mesmo período.

Portanto, a maneira de economizar começa desde a escolha do modelo de aparelho. Se o ambiente onde ele ficará acomodado for pequeno, não há necessidade de um ar-condicionado muito potente, pois isso só vai fazer você gastar a mais, tanto na conta de luz quanto no preço pago pelo produto.

Deixe para ligar o aparelho quando estiver realmente muito calor, assim você evita usar o tempo todo e conseguirá economizar no final do mês.

Quando ele estiver sendo usado, mantenha portas e janelas fechadas para manter o ar gelado no espaço, sem trocas de temperaturas que farão o item trabalhar mais. Manter o filtro do aparelho sempre limpo também é essencial para evitar que ele fique sobrecarregado. 

Cooktop elétrico

Para quem tem uma cozinha pequena, uma boa alternativa em termos de espaço é investir em um cooktop elétrico. Entretanto, esse item pode não ser muito vantajoso em termos de consumo de energia. Usando uma hora por dia durante um mês, o cooktop elétrico consome quase 70 kWh. 

Prefira usar um fogão a gás, isso pode ajudar a economizar energia e, portanto, dinheiro ao final do mês. Mesmo com as recentes altas do botijão de gás, ainda sai mais em conta cozinhar com ele do que com um cooktop elétrico.

Cooktop elétrico
Cooktop elétrico

Para quem já tem um cooktop, o ideal é usá-lo pelo menor tempo possível, cozinhando toda a comida de uma única vez para não ter que ligá-lo e esquentá-lo mais de uma vez.

Use o cooktop nas temperaturas mais baixas após os alimentos ferverem, pois o alimento vai cozinhar da mesma forma e no mesmo tempo, independente da intensidade da chama do fogão ou temperatura do cooktop. Mas fique de olho, pois a posição mínima de aquecimento no cooktop pode não ser suficiente para manter a água fervendo.

Ferro de passar

 Mesmo quem opta por não passar a maioria das suas roupas pode precisar recorrer ao ferro de passar ao se vestir para uma ocasião especial. Esse item também consome bastante energia elétrica, por isso é importante tomar alguns cuidados ao usá-lo, seja com frequência ou apenas em algumas situações específicas. 

O consumo de energia se dá devido ao processo de aquecimento da resistência, feito de maneira lenta e gradual. Caso seja usado todos os dias por uma hora, o ferro representa um aumento equivalente a 30 kWh na conta de luz da sua residência.

Uma boa maneira de minimizar os gastos com esse item é passar todas as roupas de uma só vez. Assim, você não precisa gastar energia para que o ferro esquente novamente. 

Após lavar as roupas, separe-as de acordo com o material. Existem tecidos que precisam de menos calor para serem passadas, ou nem mesmo precisam de ferro de passar. As peças mais finas e delicadas devem ser passadas enquanto o ferro ainda está aquecendo ou no final, esperando o ferro esfriar totalmente.

Ferro de passar roupa
Ferro de passar roupa

Para quem deseja otimizar o uso de eletricidade e obter ainda mais economia, uma boa ideia é investir em energia solar. Essa alternativa está se tornando cada vez mais acessível e procurada por consumidores no Brasil e no mundo.

Conheça as soluções da Solfácil para energia solar e diminua ainda mais a sua conta de luz com um investimento que vai gerar retorno para a sua casa e o seu bolso.

Resumo do post no story abaixo:

Posts Similares