Se você está pensando em reduzir o custo da sua conta de luz, é preciso conhecer quais são os aparelhos que mais consomem energia elétrica nas residências.

Conhecendo melhor esses vilões que só aumentam o valor da conta de luz, você vai conseguir saber onde economizar para gastar menos dinheiro no final do mês.

Televisão

Um dos aparelhos mais utilizados nos dias atuais é sem dúvida a TV. É muito comum ficar horas e mais horas assistindo séries, jogos e outros programas. 

O problema da televisão é que ele está na lista dos aparelhos que mais consomem energia na sua casa.

Com 5 horas de uso diário, uma TV consome mais de 30 kWh ao mês. Com as bandeiras tarifárias mais caras da história, é um gasto considerável.

Mas existem algumas dicas que podem te ajudar a não gastar tanto com a TV e assim ter uma conta de luz mais barata.

Sala com uma TV no centro
A televisão é um aparelho muito popular, mas que também consome bastante energia

Quando não estiver assistindo, desligue o aparelho da tomada, mesmo em stand by ela vai consumir energia. 

É comum deixar a TV ligada enquanto realiza outras atividades na casa. Mas esse hábito vai consumir uma energia desnecessária. Só ligue quando realmente for ver algum programa.

Opte por modelos que são de LED, ao invés de LCD, pois estes últimos consomem mais energia elétrica.

Uma boa opção para saber se o televisor tem um consumo de energia baixo é checar o Selo Procel. Um adesivo que está presente no produto que marca o nível do consumo, indo de A a E, sendo A a melhor marca, os mais econômicos. 

Micro-ondas

Esse é um dos aparelhos mais utilizados nas residências para esquentar e preparar as refeições. Mas se você utilizá-lo 20 minutos por dia, ele vai representar um gasto de 14 kWh na sua conta de luz.

Cozinha com um micro ondas
Apesar da praticidade, o micro-ondas encarece a sua conta de luz

Para reduzir um pouco o consumo deste aparelho, use somente em último caso. Prefira utilizar o fogão e quando não estiver utilizando o micro-ondas, lembre de deixá-lo fora da tomada.

Vídeo game

Tanto crianças como adultos adoram um bom jogo e passam horas se divertindo com um vídeo game. O problema é que ele também vai aumentar um pouco a sua conta de luz.

Jogando por 4 horas todos os dias do mês, o gasto será de quase 3 kWh na sua conta. E para jogar, é preciso de uma TV, em alguns casos um modem de Internet e tudo isso vai se somando e consumindo mais energia elétrica.

Dois controles de vídeo game
Tente diminuir o tempo de horas no vídeo game para também economizar energia

Para dar uma reduzida nos gastos, tente jogar menos tempo e quando não estiver utilizando os consoles, deixe-os sempre fora da tomada.

Os modelos mais modernos, mesmo em stand by, consome energia, pois ficam baixando atualizações e instalando jogos. 

Chuveiro elétrico

Há algumas residências que somente tem chuveiros elétricos e eles são um dos aparelhos que mais consomem energia elétrica. 

Segundo o Procel, com uso diário de 32 minutos, o chuveiro elétrico consome 88 kWh em um mês.

Chuveiro em um banheiro
Os chuveiros elétricos consomem mais energia do que os a gás

Para não gastar tanto, uma opção é procurar um chuveiro de uma menor potência, ou tomar banhos mais curtos. Assim você economiza energia e água.

Geladeira

Esse eletrodoméstico é muito útil e indispensável nas cozinhas de todo o mundo. Mas também consome muita energia e acaba deixando a conta de luz mais cara.

Em média, uma geladeira de duas portas consome cerca de 57 kWh em um mês. E não dá para desligar o refrigerador, pois os alimentos estragam e ainda vai gastar mais energia para retornar a temperatura ideal.

Geladeira na cozinha
Jamais desligue a geladeira durante à noite, isso só vai estragar os alimentos e gerar mais gastos com a conta

Mas existem algumas coisas que podem ajudar a reduzir o gasto energético, verificar se as borrachas de vedação estão em bom estado, não abrir a porta muitas vezes e também não ficar muito tempo escolhendo o que pegar lá dentro com a porta aberta.

Coloque o refrigerador em um ambiente ventilado e com no mínimo 20 centímetros de espaço para paredes e armários. Esperar os  alimentos esfriarem para guardá-los pode ajudar a gastar menos também.

Ar condicionado

No calor é difícil não deixar o ar ligado para refrescar os ambientes. Apesar do refresco na temperatura, o efeito não é o mesmo com a sua conta de luz. 

O consumo vai variar de acordo com os BTUs do seu aparelho de ar condicionado. 

Segundo o Procel, um modelo de até 9 mil BTUs vai consumir 128 kWh se usado por 8 horas diárias durante um mês. Já um ar condicionado com mais do que 30 mil BTUs vai usar quase 680 kWh no mesmo período.

aparelho de ar condicionado em um telhado
Apesar de ser útil nos dias de calor, o ar condicionado também é um dos aparelhos que mais consomem energia elétrica

A maneira de economizar começa já com o tamanho do aparelho. Se o ambiente for pequeno, não há necessidade de um ar condicionado muito potente, você só vai gastar a mais, na conta e no produto.

E só ligue o ar quando realmente estiver muito calor, assim você evita usar o tempo todo e vai conseguir economizar no final do mês.

Cooktop elétrico

Para quem tem uma cozinha pequena, uma boa alternativa, em termos de espaço, é um cooktop elétrico. Mas ele não é muito bom em termos de consumo de energia.

Usando uma hora por dia durante um mês, ele vai consumir quase 70 kWh. 

aparelho de cooktop
Caso possível, prefira utilizar um fogão do que um cooktop

Prefira usar um fogão, ou se realmente quiser um cooktop elétrico, use-o pelo menor tempo possível. E cozinhe toda a comida de uma única vez, para não ter que ligá-lo e esquentá-lo mais de uma vez. 

Ferro de passar

Não há como não passar uma roupa para uma ocasião especial. O problema é que o ferro consome bastante energia elétrica.

O consumo se dá devido ao processo de aquecimento da resistência, feito de maneira lenta e gradual.

Caso seja usado todos os dias por uma hora, o ferro vai significar um aumento de 30 kWh na conta de luz da sua residência no final de um mês.

ferro de passar roupa
Passe todas as roupas de uma vez para economizar energia

Uma ideia é passar todas as roupas de uma só vez, assim você não precisa gastar energia para que o ferro esquente novamente.

Divida as roupas de acordo com o material. Existem tecidos que precisam de menos calor para serem passadas.

As mais finas e delicadas devem ser passadas enquanto o ferro ainda está aquecendo ou no final, esperando o ferro esfriar totalmente.

Agora que você conhece os 8 aparelhos que mais consomem energia elétrica, conheça as soluções da Solfácil para energia solar e diminua ainda mais a sua conta de luz com um investimento que vai gerar retorno para a sua casa e o seu bolso.

Como a Solfácil pode lhe auxiliar

Desde 2018 a Solfácil já levou energia solar para mais de 26 mil projetos solares instalados em residências, empresas e áreas rurais. Ao integrar a solução de financiamento com parceiros estratégicos e know-how para projetos e homologações, criamos um ambiente favorável para implementação da energia solar, seja por parte do consumidor ou por parte do integrador. Quer saber mais? Defina seu interesse:

Resumo do post no story abaixo:

Posts Similares

Estórias Solares