Seja por questão de comodidade, ou por falta de plugues, uma atitude comum é ligar vários aparelhos na mesma tomada, utilizando benjamim ou filtros de linha.

Mas será que ligar vários aparelhos na mesma tomada é seguro ou há algum problema?

Opções de como ligar mais de um aparelho na mesma tomada

Existem algumas opções se você quiser ligar a TV, vídeo game, modem da internet e mais algum eletrônico ao mesmo tempo, e na mesma tomada.

Um dos mais conhecidos é o benjamin, ou como é chamado em alguns lugares do Brasil, ”T”. 

tomadas e plugs
Ligar muitos aparelhos ao mesmo tempo, além de poder causar um incêndio, vai deixar a sua conta de luz mais cara

As duas denominações estão corretas e falam do mesmo aparelho, aquele que te permite ligar dois ou mais eletrônicos na mesma tomada.

Uma outra opção é o filtro de linha. São aparelhos com várias entradas e que permite que mais eletrônicos sejam ligados ao mesmo tempo. Muito mais do que três em alguns casos. 

E entre o filtro de linha e o benjamim existem grandes diferenças e vantagens entre eles. Vamos falar um pouco mais delas agora.

Benjamin (T)

Muitos têm curiosidade sobre a origem do nome, ou acham que se trata de uma homenagem ao inventor do pára-raios e um dos pais dos Estados Unidos da América. 

Mas existe uma outra possibilidade e talvez mais correta. O aparelho foi patenteado no início do século XX, pela empresa norte-americana Benjamin Electric Company, fundada por Reubey Berkley Benjamin.

Mas agora falando do equipamento, ele é feito para poder ligar mais de um aparelho na tomada ao mesmo tempo. 

Benjamim na tomada
Verifique se o seu benjamin tem aprovação do Inmetro

Um dos grandes problemas dele é a respeito da origem e procedência. Muitos desses benjamins são montados sem seguir as normas técnicas e de segurança do Inmetro, o que pode resultar em problemas para você. 

Quando comprar o seu benjamim verifique se tem o selo do Inmetro. Esse adesivo é a forma de garantir que o produto é seguro e foi testado para o funcionamento.

É importante se atentar que mesmo com o selo e a procedência garantida, usar vários equipamentos ligados na mesma tomada é um risco. 

Apesar de um benjamim permitir essa possibilidade, a tomada pode não aguentar devido à voltagem que ela é capaz de alimentar.  

Filtros de linha

Uma  outra opção para ligar vários aparelhos na mesma tomada é utilizar os chamados filtros de linha.

Esses filtros são aparelhos com várias entradas de tomadas e que se forem de boa procedência, oferecem maior proteção para a rede elétrica.

Tomadas e banejamim
Os filtros de linha oferecem mais segurança na hora de ligar vários aparelhos na mesma tomada

Alguns modelos vêm com dispositivos de segurança que vão atuar protegendo de algum problema da rede e podendo até evitar algum acidente.

Mas mesmo com várias entradas de tomadas, é preciso lembrar que a soma da amperagem dos aparelhos não pode ultrapassar a capacidade que a tomada suporta. 

Conectar uma amperagem maior do que a tomada consegue alimentar pode causar problemas.

Mas afinal, pode ligar vários aparelhos ao mesmo tempo na mesma tomada?

Na Norma Brasileira Regulamentadora (NBR) 5410, feita pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) não há nenhum item que diga que não se pode utilizar vários aparelhos ao mesmo tempo, ligados a um benjamim ou filtro de linhas. 

A NBR 5410 é a norma que busca orientar e estabelecer condições de instalação de redes elétricas de baixas tensões, garantindo a segurança de todos e o bom funcionamento de aparelhos e da rede.

Tomadas, fios e benjamins
É possível ligar vários mais de um aparelho, mas é preciso ter cuidado para não causar um incêndio

Apesar de não ser obrigatória, as informações ajudam e muito a entender e planejar a instalação da rede elétrica e quais os cuidados que devem ser tomados. 

Então, se o filtro de linha ou benjamim for de qualidade e de procedência segura e os aparelhos ligados a ele não ultrapassarem a amperagem máxima suportada pela tomada, não há problemas em usar. 

Riscos de se ligar vários aparelhos ao mesmo tempo

Quando se conecta muitos equipamentos na mesma tomada, além da possibilidade de algum dos aparelhos não funcionar corretamente, há riscos e acidentes que podem acontecer.

Um deles é o superaquecimento do benjamim ou filtro de linha, especialmente aqueles que não são aprovados pelo Inmetro.

Uma das causas mais comuns de incêndios em casa e apartamentos, são problemas com a rede elétrica

Como esses equipamentos são de procedência duvidosa e não seguem normas e regras de montagens, eles são perigosos, pois podem ocasionar uma má conexão dos pinos e o ponto de contato vai acabar esquentando. O que vai levar a um incêndio.

Essa é uma das causas mais comuns de incêndios em residências.

Conselhos e dicas

Veja algumas dicas para não ter problemas com as tomadas da sua casa e nem correr riscos de algum incêndio.

Nunca ligue muitos aparelhos ao mesmo tempo

Além do risco de incêndio, você vai aumentar o consumo de energia e a sua conta de luz vai ficar mais cara. 

Deixe ligado na tomada somente aqueles aparelhos que forem realmente necessários no momento, se não for usar, retire da tomada.

Mesmo se o aparelho estiver desligado, ele vai consumir energia estando conectado à tomada. Então remova-o para economizar energia.

Instale mais tomadas

A NBR 5410 frisa a possibilidade de que um ponto de tomada tenha que servir para alimentar mais de um único aparelho. 

Quando estiver construindo a residência, ou fazendo uma reforma, lembre-se desse detalhe e planeje mais pontos de tomadas pela casa. 

tomadas pretas
Quanto maior o número de tomadas, mais segurança você vai ter para conectar os aparelhos

Assim você consegue distribuir melhor os aparelhos e corre menos riscos de algum problema na rede elétrica da residência. 

Nunca ligue aparelhos de alta potência em benjamins ou adaptadores 

Geladeiras, micro-ondas, ar condicionados precisam de uma alta voltagem para funcionar e muitas vezes um incêndio pode acontecer, justamente, pois os benjamins não foram projetados para aguentar uma carga tão alta.

geladeira na cozinha
Geladeiras e microondas não podem ser conectados em benjamins devido ao risco de um problema na rede elétrica

O risco é ainda maior se estiverem conectados vários aparelhos de alta tensão no mesmo ponto.

Agora que você sabe se pode ligar vários aparelhos na mesma tomada, conheça as soluções da Solfácil para energia solar e diminua ainda mais a sua conta de luz com um investimento que vai gerar retorno para a sua casa e o seu bolso. 

Story referente ao post

Story resumo do post

Posts Similares

Estórias Solares