Seja por questão de comodidade ou por falta de plugues, é muito comum qualquer pessoa ligar vários aparelhos na mesma tomada. Saiba se isso é certo ou errado.

No home office, por exemplo, notebook, luminária e carregador de celular acabam todos conectados em uma mesma tomada, já que esses itens são comumente utilizados ao mesmo tempo, e dessa forma ficam mais acessíveis. 

Ao se deparar com uma situação assim, você provavelmente deve ter se perguntado se isso é de fato algo seguro ou se apresenta algum risco para os equipamentos, para a rede elétrica da sua casa ou até mesmo para você e outros moradores do local.

Afinal, pode ou não ligar vários aparelhos na mesma tomada? É o que você confere no artigo a seguir!

Opções para ligar vários aparelhos na mesma tomada

Quer ligar a TV, vídeo game, modem da internet e mais algum eletrônico ao mesmo tempo, e na mesma tomada? Pois saiba que há algumas opções para isso. 

Uma das mais conhecidas é o benjamin, ou como é chamado em alguns lugares do Brasil, ”T”. 

Veja como ligar vários aparelhos ao mesmo tempo com segurança
Veja como ligar vários aparelhos ao mesmo tempo com segurança

As duas denominações estão corretas e falam do mesmo aparelho, aquele que te permite ligar dois ou mais eletrônicos na mesma tomada.

Uma outra opção é o filtro de linha. São aparelhos com várias entradas e que permitem que mais eletrônicos sejam ligados ao mesmo tempo. Muito mais do que três em alguns casos. 

Há grandes diferenças e vantagens entre o filtro de linha e o benjamim. Vamos falar um pouco mais delas agora.

Benjamin (T)

Muitos têm curiosidade sobre a origem do nome, ou acham que se trata de uma homenagem ao inventor do pára-raios e um dos pais dos Estados Unidos da América. 

Mas existe uma outra possibilidade, que provavelmente é a mais correta. O dispositivo Benjamin foi patenteado no início do século XX, pela empresa norte-americana Benjamin Electric Company, fundada por Reubey Berkley Benjamin. Sendo assim, o mais provável é que seu nome seja uma referência à própria empresa e seu fundador que o desenvolveram inicialmente. 

Veja como funciona o Benjamin, ou mais conhecido como T
Veja como funciona o Benjamin, ou mais conhecido como T

Mas agora vamos ao que realmente interessa. Falando do equipamento, ele é feito para poder ligar mais de um aparelho na tomada ao mesmo tempo. 

Um dos grandes problemas do benjamin pode ser sua origem e procedência. Muitos desses itens são montados sem seguir as normas técnicas e de segurança do Inmetro, o que pode resultar em problemas para seus usuários. 

Ao comprar um benjamin, o indicado é verificar se ele possui o selo do Inmetro, que é a forma de garantir que o produto de fato é seguro e foi testado para garantir seu funcionamento adequado. 

Ainda que você utilize um benjamin com selo e a procedência garantida, usar vários equipamentos ligados na mesma tomada ainda assim representa um risco. Apesar desse tipo de dispositivo oferecer essa possibilidade, a tomada pode não aguentar devido à voltagem que ela é capaz de alimentar.  

Filtros de linha, usado para ligar vários aparelhos na mesma tomada

Uma  outra opção para ligar vários aparelhos na mesma tomada é utilizar os chamados filtros de linha, que são aparelhos com várias entradas de tomadas. A maior vantagem desses itens é que se forem realmente de boa procedência, oferecem maior proteção para a rede elétrica.

Veja como funcionam os filtros de linha
Veja como funcionam os filtros de linha

Alguns modelos vêm com dispositivos de segurança que atuam protegendo os aparelhos conectados caso ocorra algum problema na rede. Assim, esse item pode até mesmo evitar algum acidente.

Mas mesmo que os filtros de linha ofereçam várias entradas de tomadas, é preciso tomar cuidado para que a soma da amperagem dos aparelhos conectados não ultrapasse a capacidade que a tomada suporta.

Conectar uma amperagem maior do que a tomada consegue alimentar pode causar problemas, mesmo usando um filtro de linha de boa procedência. Veja mais a seguir. 

Mas afinal, pode ligar vários aparelhos ao mesmo tempo na mesma tomada?

Na Norma Brasileira Regulamentadora (NBR) 5410, feita pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) não há nenhum item que contraindique o uso de vários aparelhos ao mesmo tempo, ligados a um benjamim ou filtro de linhas. 

A NBR 5410 é a norma que busca orientar e estabelecer condições de instalação de redes elétricas de baixas tensões, garantindo a segurança de todos e o bom funcionamento de aparelhos e da rede.

Muitos equipamentos em uma mesma tomada pode ser perigoso
Muitos equipamentos em uma mesma tomada pode ser perigoso

Apesar de não ser obrigatória, as informações presentes nesta norma ajudam e muito a entender e planejar a instalação da rede elétrica, detalhando quais os cuidados que devem ser tomados

Sendo assim, conclui-se que, se o filtro de linha ou benjamim for de qualidade e de procedência segura, não há problemas em conectar vários aparelhos ao mesmo tempo. Isso é, se os itens ligados a ele não ultrapassarem a amperagem máxima suportada pela tomada. 

Riscos de se ligar vários aparelhos ao mesmo tempo

Como vimos acima, quando diversos equipamentos são conectados em uma mesma tomada, pode ser que aconteçam alguns problemas. Um deles é a possibilidade de algum dos aparelhos não funcionar corretamente, mas além disso é preciso considerar também os riscos de acidentes.

Ao colocar vários aparelhos em um mesmo benjamin ou filtro de linha ao mesmo tempo, corre-se o risco de promover um superaquecimento, especialmente quando os dispositivos utilizados não foram aprovados pelo Inmetro.

E ai, entendeu os riscos que se pode ter ao ligar vários equipamentos na mesma tomada
E ai, entendeu os riscos que se pode ter ao ligar vários equipamentos na mesma tomada

O Inmetro é o órgão responsável por informar sobre os detalhes referentes aos diversos produtos disponíveis no mercado. A presença do seu selo atesta que o produto foi fabricado de forma a respeitar e atender aos requisitos de uma norma ou regulamento técnico.

Sendo assim, um equipamento sem a certificação do Inmetro é considerado um item de procedência duvidosa, provavelmente desenvolvido e fabricado sem respeitar as normas e regras de montagens. São, portanto, perigosos, e podem ocasionar uma conexão de baixa qualidade dos pinos, fazendo com que o ponto de contato acabe esquentando, oferecendo riscos de incêndio. 

Essa é uma das causas mais comuns de incêndios em residências, principalmente nos últimos anos, desde que o home office se tornou comum no Brasil. Com essa mudança, muitos aparelhos acabam ficando ligados ao mesmo tempo numa mesma tomada, e benjamins e filtros de linha são muito utilizados. 

Confira a seguir algumas dicas para evitar correr riscos. 

Conselhos e dicas

Se tratando de fiação e parte elétrica, todo cuidado é pouco, não é mesmo?! Um pequeno erro pode ser o causador de diversos problemas, oferecendo riscos a todos os moradores do local. 

Os curtos-circuitos são alguns dos principais responsáveis por incêndios. Eles podem ocorrer devido a instalações malfeitas, fiação antiga ou sobrecarga. Os riscos aumentam com aparelhos elétricos que ficam muito tempo ligados sem ventilação adequada, ou devido ao uso de adaptadores para ligar diversos aparelhos ao mesmo tempo, como já vimos acima. 

Confira essas dicas para economizar na conta de energia
Confira essas dicas para economizar na conta de energia

Veja algumas dicas para não ter problemas com as tomadas da sua casa nem correr riscos de incêndio. 

Evite ligar muitos aparelhos ao mesmo tempo

Além do risco de incêndio, esse é um hábito muito prejudicial pois aumenta consideravelmente o consumo de energia, resultando em uma conta de luz mais cara.

É importante estar sempre atento aos aparelhos que não estão mais em uso, principalmente aqueles que ficam em stand by. Mantenha-os desligados, e conecte-os na tomada apenas quando for realmente necessário. 

Mesmo se o aparelho estiver desligado, ele vai consumir energia estando conectado à tomada. Então, remova-o para economizar energia.

Evite ligar muitos aparelhos ao mesmo tempo
Evite ligar muitos aparelhos ao mesmo tempo

Deixe ligado na tomada somente os itens que estão sendo usados no momento. Assim você economiza energia e evita que muitos aparelhos fiquem ligados ao mesmo tempo, o que aumenta os riscos de incêndio. 

Não ligue aparelhos de alta potência em benjamins ou adaptadores 

Eletrodomésticos como geladeiras, ferros de passar roupa, aparelhos de micro-ondas e de ar-condicionado precisam de uma alta voltagem para funcionar, mas os benjamins e os filtros de linha não são projetados para aguentar cargas tão altas. 

Na dúvida, prefira sempre usar esses equipamentos ligados diretamente na tomada. Deixe os benjamins e filtros de linha para conectar equipamentos de baixa potência (como abajures, ventiladores, TVs, etc). 

Faça inspeções elétricas quando necessário 

Para evitar problemas com eletricidade que levem a incêndios, faça uma inspeção elétrica em sua residência. A inspeção consiste em uma verificação visual minuciosa para checar se as instalações elétricas estão funcionando adequadamente e de acordo com as normas. 

Assim, se houver algum problema no sistema, desde a entrada da energia até a sua distribuição, uma inspeção será capaz de identificá-lo. É preciso conferir também se a fiação não está exposta.

Manter a rotina de inspeções na parte elétrica é primordial
Manter a rotina de inspeções na parte elétrica é primordial

O melhor caminho para saber o estado das suas instalações é chamar um profissional especializado para realizar a inspeção e a manutenção preventiva em todos os pontos.

Alguns indícios merecem atenção e devem ser informados para o profissional.

É o caso, por exemplo, do aquecimento dos interruptores e tomadas, aumento na temperatura dos fios dos aparelhos, lâmpadas ou qualquer outro equipamento que deixam repentinamente de funcionar e depois voltam, disjuntores que desarmam eventualmente, fusíveis que queimam, ou uma conta de energia que apresente elevação significativa sem motivo aparente. 

Independente da ocasião, se você notar uma ou mais indicações do tipo, é importante comunicar um eletricista de confiança para que o problema seja resolvido.  

Instale mais tomadas

A lógica é simples: se você tiver mais tomadas à sua disposição em casa, não será necessário recorrer a benjamins e filtros de linha para conectar seus aparelhos elétricos ou eletrônicos.

Sendo assim, quando estiver construindo a residência ou fazendo uma reforma, lembre-se desse detalhe e planeje mais pontos de tomadas pela casa. Essa é uma boa estratégia para distribuir melhor os aparelhos e correr menos riscos de algum problema na rede elétrica da residência

A dica é chamar um eletricista para a instalação de novas tomadas para que não haja a sobrecarga de uma só. 

É importante diversificar as opções de tomadas para não sobrecarregar a rede
É importante diversificar as opções de tomadas para não sobrecarregar a rede

Colocando essas dicas em prática, você certamente promoverá mais segurança para a sua casa e para todos da sua família, além de garantir mais economia nas contas de luz e praticidade no dia a dia, com mais tomadas para serem utilizadas sem riscos de ter problemas. 

Mas se o consumo de energia da sua residência é uma preocupação para a qual você gostaria de uma solução mais definitiva, que tal considerar o investimento em energia solar?

Conheça os recursos oferecidos pela Solfácil para quem tem interesse em gerar energia limpa, renovável e econômica. Entre em contato com nossa equipe e tire todas as suas dúvidas! 

Story referente ao post

Story resumo do post

Posts Similares