A energia solar vem se tornando uma fonte de energia cada vez mais comum, devido a seus inúmeros benefícios financeiros, ambientais e sociais. No entanto, muitas vezes os clientes podem enfrentar dificuldades em manter seus contratos de energia solar ativos, e acabam optando pelo cancelamento desse sistema de energia.

Algumas das razões mais comuns para isso são por mudanças na situação financeira do cliente ou em sua propriedade, insatisfação com a qualidade do serviço prestado ou pela eficiência do sistema de energia solar abaixo do esperado, e em outros casos, essa insatisfação pode estar atrelada ao tipo de atendimento recebido por parte da empresa.

Nesse caso é função do integrador de energia estabelecer um plano de contingência para tentar reverter essas situações na sua empresa. 

Mas, o que fazer quando um cliente demonstra o desejo de cancelar seu contrato de serviço? Será que é possível oferecer soluções personalizadas para ajudar esse cliente a manter seu sistema solar ativo e continuar com essa parceria?

Pensando nisso, elaboramos esse artigo com algumas dicas de como oferecer soluções personalizadas para os clientes que estejam pensando ou desejando o cancelamento do contrato do sistema de energia solar.

O que fazer caso o cliente esteja pensando em cancelar o contrato?

Essa é uma situação delicada e que pode acontecer com qualquer integrador de energia solar. Por isso é importante tratar cada caso como único e dedicar uma atenção especial para ele, pois não é apenas um contrato cancelado, é um cliente e possível parceiro que pode estar perdendo. 

Oferendo bom atendimento ao cliente de energia solar.
É importante tratar cada caso como um caso, foque no seu cliente

Ao se deparar com o pedido de cancelamento do contrato deve ser tomada algumas atitudes para tentar reverter essa situação. Dessa forma elencamos algumas soluções que podem te ajudar nesse momento difícil. Que são:

  1. Compreender os motivos do cliente;
  2. Avaliar a viabilidade do sistema solar;
  3. Opções de pagamento;
  4. Oferecer outras soluções;
  5. Avaliar a possibilidade de rescisão contratual;
  6. Manter uma boa relação com o cliente;
  7. Melhorar a experiência de compra e atendimento.

1. Compreender os motivos dos seus clientes de energia solar

Antes de mais nada é importante que você procure entender o que está motivando o cliente a desejar o cancelamento do contrato de energia solar. Isso pode ser feito através de uma conversa com seu cliente, procurando identificar quais as causas que o fizeram tomar essa decisão. 

Busque também compreender como foram os processos de atração, negociação e venda, realizados para esse cliente. Procure descobrir se houve algum problema durante a negociação, essas informações podem te dar um panorama maior sobre a situação e fazer com que compreenda melhor o que está acontecendo.

Reunião com clientes de energia solar para entender o desejo de cancelar.
Converse com o seu cliente de energia solar e busque entender o que está acontecendo.

Leia mais: Atração e retenção de clientes: a importância de cada um para integradores de energia solar

Tente compreender se para o cliente o cancelamento seria de modo definitivo, ou se o mesmo está pensando em cancelar por ora, porém com interesse em retomar o contrato futuramente. Assim saberá de qual maneira abordar o cliente e quais soluções talvez revertam essa situação.

Para isso é importante investir na capacitação dos funcionários que irão atuar na área de reclamações e suporte, para que possam saber exatamente o que fazer durante situações como essa. É normal que no caso de solicitações de cancelamento o motivo seja por alguma insatisfação com o resultado ou serviço contratado, e o cliente pode estar com o humor alterado.

Assim, é importante que a pessoa que irá lidar com esse cliente saiba exatamente o que está fazendo e quais os passos que deve seguir para lidar com essa situação, de maneira ética e profissional.

2. Avaliar a viabilidade do sistema solar

Caso o desejo do cliente de cancelar o contrato seja por se sentir insatisfeito com a qualidade ou eficiência do sistema solar, você deverá avaliar a viabilidade do sistema e planejar soluções que possam melhorar seu desempenho.

Esse planejamento deve ser realizado levantando em conta a situação atual do sistema implantado para o cliente e sua insatisfação, evitando que essas soluções gerem gastos excessivos aos clientes.

Avaliando a viabilidade do projeto solar com o cliente.
Converse com o seu cliente para entender se o problema é com sistema solar e busque soluções.

Como medidas reparatórias, você pode incluir atualizações de equipamentos, reparos ou ajustes no sistema de energia solar já existentes. Vale a pena reforçar ao cliente as vantagens que a energia solar possui a médio e longo prazo, e como é gerado um retorno positivo para ele, inclusive financeiramente.

Com isso poderá ajudar o cliente a raciocinar se o cancelamento realmente será vantajoso para ele.

3. Opções de pagamento

Se o cliente estiver enfrentando dificuldades financeiras e optar pelo cancelamento, você pode considerar algumas opções que talvez tragam uma solução mais adequada para ele.

Para isso pode verificar a disponibilidade de opções de pagamento personalizadas, como por exemplo, realizar o ajustes nos prazos de pagamento, talvez por aumentar o parcelamento ou prolongar o vencimento de algumas parcelas.

Outra opção seria a redução, temporária ou integralmente, de taxas, melhorando assim os valores das parcelas. Ou pode propor uma pausa temporária no pagamento, ajudando o cliente até que o mesmo consiga se restabelecer financeiramente. 

Forneça mais facilidade de pagamennto ao cliente.
Busque alternativas para ajudar os seus clientes de energia solar que querem cancelar contrato por questões financeiras.

O objetivo nesse caso é encontrar uma solução que permita ao cliente manter o sistema de energia solar e seu contrato ativo, evitando que ele e sua empresa se prejudique financeiramente. Isso vai mostrar ao cliente que você é um profissional ímpar no mercado e que tem o desejo de realmente ajudá-lo.

4.Oferecer outras soluções aos clientes de energia solar

Se mesmo após essas tentativas o cliente ainda mantiver o interesse no cancelamento do contrato e isso se tornar inevitável, você, integrador de energia solar, pode oferecer outras soluções personalizadas para tentar reverter essa situação.

Flexibilizando soluções para o cliente de energia solar.
Transferir o contrato para outra pessoa, pode ser uma solução estratégica para o seu cliente.

Outra saída seria oferecer ao cliente a opção de atualizar ou modificar o sistema solar que foi instalado para ele, de uma forma que melhor atenda às suas atuais necessidades, evitando assim a rescisão de contrato.

5. Avaliar a possibilidade de rescisão contratual

Em alguns casos, pode ser necessário realmente rescindir o contrato de energia solar. Quando isso acontecer, você deve avaliar cuidadosamente as opções de rescisão contratual para garantir que o processo seja realizado de forma totalmente justa e transparente. 

Rasgando contrato de projeto de energia solar.
Seja sempre transparente com o seu cliente de energia solar.

Incluindo a avaliação dos termos do contrato e a aplicação das penalidades contratuais aplicáveis. O fornecedor deve ser claro e transparente com o cliente sobre as consequências da rescisão contratual e ajudar a facilitar o processo de rescisão, fornecendo todas as informações necessárias e orientação adequada. 

Nesse ponto pode-se fazer uma nova tentativa de reverter a situação, mostrando ao cliente dados reais:

  • Do valor já investido;
  • Da taxa mensal de geração de energia;
  • Valor do créditos de energia gerados; 
  • Previsão sobre a economia que teria feito a médio/longo prazo e comparando com o valor que gastará com o uso da energia elétrica convencional.

Tenha esses dados preparados para essa última negociação com o cliente, apresente os dados de modo claro e evite pressioná-lo sobre, essa decisão precisa ser tomada de maneira consciente pelo cliente. Por isso seja o mais verdadeiro e transparente possível, para ajudá-lo nesse momento.

6.Manter uma boa relação com os clientes de energia solar

Independentemente da solução que for acordada, é fundamental que você consiga manter uma boa relação com seu cliente. Isso inclui manter uma comunicação e diálogo aberto e transparente. 

Fortalecendo o relacionamento com o cliente de energia solar.
Mantenha sempre uma boa relação com o seu cliente, mesmo que ele acabe optando pelo cancelamento de contrato.

Uma boa maneira de estabelecer um diálogo claro com seu cliente é por utilizar de empatia e escuta ativa. A empatia consiste em conseguir se colocar no lugar da outra pessoa, sentir o que ela sente e imaginar como ela reage segundo determinada situação.

A escuta ativa, por sua vez, se trata de uma habilidade que também pode ser aprendida e treinada.

Com ela você se compromete a prestar total atenção na conversa que tem com a outra pessoa, ouvindo atentamente o que está sendo dito e ficando atento também ao não dito, ou seja, na postura e comportamento corporal da outra pessoa, bem como em suas expressões faciais e tons de fala.

Com isso, você conseguirá compreender melhor seu cliente e ele, por outro lado, se sentirá realmente ouvido e compreendido por você, tendo suas preocupações e necessidades ouvidas por você. Isso irá ajudar você a criar uma conexão forte com seu cliente. 

7.Melhorar a experiência de compra e atendimento

Para evitar possíveis futuros cancelamentos é imprescindível que haja investimentos na área de atendimento, a fim de se criar uma melhor experiência de compra para os clientes. Você precisa buscar melhorar o atendimento ao cliente, para isso é importante fornecer treinamento adequado aos funcionários responsáveis pelo atendimento ao cliente.

Experiência de compra do cliente de energia solar.
Uma boa experiência de compra pode fidelizar o seu cliente, evitando que ele opte por cancelar o contrato de energia solar.

Também é preciso realizar a implementação de um sistema eficiente de gerenciamento de reclamações e garantir que os clientes tenham fácil acesso a informações precisas e atualizadas sobre o sistema de energia solar, manutenções, atualizações e ao contrato do serviço.

Realize um levantamento das reclamações mais recorrentes e compare com os motivos dos cancelamentos, assim poderá estabelecer um paralelo entre o que está incomodando seus clientes e o que os motiva a buscar o cancelamento.

Dessa forma saberá exatamente de que forma melhor seu serviço e onde investir para que essas reclamações diminuam futuramente. Utilize esses dados para treinar de forma mais eficiente sua equipe de atendimento, simulando situações de pedidos de cancelamento de contrato e treinando a equipe para tentar reverter a situação. 

Conclusão

Pedidos de cancelamento geralmente trazem por trás descontentamento por parte dos clientes, com o serviço contratado ou insatisfação do resultado obtido com o sistema de energia solar implantado.

O descontentamento pode ser um dos motivos para o cliente de energia solar cancelar o contrato.
O descontentamento pode ser um dos motivos para o cliente de energia solar cancelar o contrato.

Por isso é necessário que você tenha em mente que sua empresa pode e irá passar por essas situações, e o melhor a fazer é se preparar antecipadamente para poder lidar com elas da melhor maneira possível e tentar, assim, revertê-las.

Com um atendimento de qualidade, com funcionários que sejam cordiais, capacitados e utilizem de técnicas adequadas, como empatia e escuta ativa, sua empresa conseguirá atender seus clientes insatisfeitos de maneira adequada, sabendo analisar caso a caso.

Seja por motivos financeiros, venda da residência, insatisfação dos resultados, ou outros motivos, sua equipe estará preparada para oferecer soluções personalizadas que possam contemplar a resolução da demanda do cliente, gerando nenhum ou baixos custos para ele.

Ao implementar essas estratégias, você integrador, pode não apenas oferecer soluções personalizadas para clientes que desejam cancelar o contrato, mas também manter sua base de clientes e continuar fornecendo uma fonte de energia limpa e sustentável para a comunidade.

Todo esse investimento ajudará sua empresa a oferecer um serviço de qualidade e irá criar uma experiência de venda ainda mais satisfatória para seus clientes, tornando sua empresa referência no setor e altamente competitiva no mercado energético. 

Com um compromisso contínuo pela satisfação dos seus clientes de energia solar e pela inovação tecnológica, você poderá continuar a ajudar outras pessoas e empresas a realizarem a transição para uma fonte de energia limpa e sustentável, trazendo grandes benefícios para os usuários da energia solar e para a comunidade como um todo.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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