Descontos e promoções são algumas das principais estratégias de vendas, servindo para atrair compradores, fidelizá-los e até mesmo para recuperar clientes de energia solar. Assim, se sua empresa de energia solar está em busca de táticas que ajudem a reconquistar a confiança de clientes perdidos, essa pode ser uma boa solução.
Afinal, quem não gosta de aproveitar uma boa oportunidade de negócio? Mais de 70% dos brasileiros esperam uma promoção para comprar itens caros, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Ao oferecer descontos atraentes, as empresas podem incentivar os consumidores a comprar mais ou a escolher produtos ou serviços que, de outra forma, não comprariam. Use esses recursos a seu favor! Confira a seguir como.
Aumente o ticket médio da compra
Essa é uma estratégia determinante para melhorar a receita e a rentabilidade das empresas. O ticket médio representa o valor médio gasto por cliente em uma compra, e quando esse valor é elevado, significa que a empresa está vendendo mais e, consequentemente, faturando mais.
Uma das formas de aumentar o ticket médio é através da oferta de promoções e descontos aos clientes.
Ao oferecer descontos progressivos ou promoções do tipo “compre um e leve outro com desconto”, por exemplo, a empresa consegue incentivar os clientes a comprarem mais, aumentando assim o valor total da compra.
Outra estratégia é a oferta de brindes ou produtos complementares, que incentivam os clientes a adquirirem mais itens para aproveitar a promoção.
É importante que a oferta esteja bem alinhada com o perfil do cliente e com os produtos que ele já está comprando, para que a promoção seja realmente atrativa.
Também é possível aumentar o ticket médio através de vendas cruzadas, oferecendo produtos relacionados ao que o cliente está comprando. Como, por exemplo, a manutenção preventiva dos painéis solares para complementar a compra do sistema solar fotovoltaico.
Tirar o melhor proveito desses recursos envolve fortalecer a venda de todos os produtos e serviços oferecidos pela sua empresa. O formato mais comum desse tipo de oferta é através de uma compra com valor mínimo.
Defina um valor e aplique descontos somente quando as aquisições forem superiores a ele.
Vale lembrar que a oferta de promoções e descontos deve ser feita de forma estratégica, para que a empresa não perca margem de lucro. É preciso analisar cuidadosamente o impacto de cada promoção nas vendas e na rentabilidade da empresa, e ajustar a estratégia conforme necessário.
Para conferir mais dicas sobre esse assunto, leia nosso artigo “Como aumentar o ticket médio da minha empresa de energia solar?”.
Escolha a promoção mais estratégica para recuperar clientes de energia solar
Na hora de oferecer promoções e descontos para recuperar clientes de energia solar, é fundamental escolher uma tática que seja, de fato, estratégica.
As promoções são uma ótima maneira de atrair novos clientes, fidelizar os já existentes e aumentar as vendas, mas é importante lembrar que nem todas as promoções são criadas da mesma forma e que algumas podem ter um impacto negativo no negócio, ou até mesmo não condizer com os objetivos ou perfil da empresa.
Por isso, é preciso ter esses objetivos bem claros e escolher promoções que estejam alinhadas a eles, oferecendo benefícios tanto para a empresa quanto para os clientes.
Nesse sentido, é fundamental conhecer bem o perfil do cliente e oferecer promoções que sejam atraentes para ele, com campanhas pensadas estrategicamente para gerar um impacto positivo no seu público-alvo.
As promoções da sua empresa podem ir além do tradicional desconto no produto. Há diversas formas de atrair a atenção do cliente, como:
- descontos progressivos;
- pague 1 manutenção, leve 2;
- cupons de desconto;
- cashback;
- brindes e amostras grátis;
- condições especiais de pagamento.
Além disso, é importante monitorar o impacto das promoções nas vendas e na rentabilidade da empresa, para avaliar se elas estão sendo eficazes ou não. Se uma promoção não estiver gerando os resultados esperados, é necessário fazer ajustes na estratégia ou escolher um caminho diferente.
Ofereça descontos personalizados
Empresas de energia solar geralmente optam por uma abordagem de vendas personalizada, o que pode se estender para a oferta de descontos também.
Essa pode ser uma estratégia muito eficaz para aumentar a fidelidade dos clientes e recuperar aqueles que por algum motivo deixaram de fazer negócio com a empresa.
Como cada cliente tem necessidades e desejos diferentes, oferecer descontos personalizados é uma maneira de demonstrar que a empresa valoriza e se preocupa com cada um deles.
Uma das principais vantagens de oferecer descontos personalizados é que isso permite que a empresa se comunique diretamente com o cliente, oferecendo produtos ou serviços que sejam do interesse dele e que possam incentivá-lo a retornar ao negócio.
Além disso, essa estratégia ajuda a criar um vínculo mais forte entre a empresa e o cliente, que se sente valorizado e reconhecido.
Para oferecer descontos personalizados, é importante conhecer bem o perfil do cliente e suas preferências. Isso pode ser feito através de pesquisas de satisfação, análise de dados de compras anteriores, ou até mesmo através de um contato direto com o cliente.
Verifique os indicadores dos clientes que já compraram na sua loja e crie condições exclusivas de promoção para que eles se sintam especiais.
Com essas informações, a empresa pode criar ofertas personalizadas que sejam verdadeiramente atraentes.
Promoções irrelevantes ou com descontos insignificantes podem ter o efeito oposto, afastando o cliente em vez de atraí-lo de volta ao negócio. Clique aqui e saiba mais sobre como oferecer soluções personalizadas para clientes de energia solar.
Aproveite datas comemorativas para recuperar clientes de energia solar
Oferecer descontos e promoções em datas comemorativas pode ser muito útil para recuperar clientes que deixaram de fazer negócio com a empresa. Essas oportunidades podem servir como um incentivo para que o cliente volte a comprar na empresa e recupere a sua confiança no negócio.
O calendário de vendas no varejo é repleto de datas comemorativas que podem ser aproveitadas para impulsionar as vendas por meio de promoções sazonais, como Dia do Consumidor, Dia das Mães, Black Friday e Natal.
Essas datas costumam ser períodos de maior movimento no comércio e uma oportunidade para oferecer descontos e promoções que incentivem os clientes a fazerem novas compras.
Muitas vezes, os próprios consumidores aguardam por essas datas para efetuar uma compra, na expectativa de que a empresa na qual estão de olho lance uma oferta imperdível.
Se tratando de uma empresa de energia solar, é possível explorar outras datas temáticas, como o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) e o Dia Mundial da Energia (14 de fevereiro). Encontre datas que dialoguem com os princípios valorizados pelo seu público e solte a criatividade.
Planeje a divulgação da campanha
Pensar em uma campanha promocional estratégica é um primeiro passo importante, mas também é preciso elaborar como será o marketing para divulgação dessa campanha. Fazer um planejamento cuidadoso é fundamental para garantir o sucesso dela e alcançar seu objetivo de recuperar clientes.
Planejar significa pensar em todos os aspectos da campanha, desde o objetivo principal até os detalhes mais minuciosos da execução, como o público-alvo que você deseja atingir, o período da campanha, os canais de divulgação a serem utilizados e o orçamento disponível para realizá-la.
É importante escolher canais que sejam relevantes para o público e que permitam atingir um grande número de pessoas.
Além disso, também é possível recorrer à mídia paga para ampliar ainda mais o alcance da sua campanha. Dessa forma, você garante que os consumidores fiquem sabendo da sua promoção.
Demonstre urgência e saiba dizer não
Por fim, para que suas campanhas promocionais continuem tendo sucesso a longo prazo, é importante tomar os cuidados necessários para não acostumar o cliente aos preços baixos.
Sempre que uma nova promoção for anunciada, estabeleça e informe um prazo para o seu fim, demonstrando aos seus consumidores que ela é passageira e limitada.
Assim, você cria um senso de urgência e explora um dos gatilhos mentais mais poderosos do marketing digital. Quando os consumidores sentem que estão diante de uma oportunidade única para aproveitar uma promoção, eles ficam mais inclinados a agir rapidamente e realizar uma compra.
Para criar um senso de urgência eficaz em suas promoções e descontos, é preciso estabelecer um prazo claro para a oferta, seja uma data específica ou um número limitado de unidades disponíveis.
Comunique claramente a oferta e suas condições em seus canais de marketing, destacando a urgência e incentivando os consumidores a agirem rapidamente.
Essa é uma técnica de persuasão que pode potencializar os resultados da sua promoção. Lembre-se de sempre estabelecer um prazo limite, pois sem ele há grandes chances dos consumidores deixarem para fazer a compra depois.
O consumidor precisa perceber que está diante de uma oportunidade única e imperdível, para que tome uma decisão o quanto antes.
Trabalhar com a urgência também significa não ceder à investida de clientes. Se o consumidor perder o prazo para realizar a compra com um bom preço, ele pode tentar barganhar com você.
Respeite as datas e condições estipuladas para evitar que o desconto se torne algo naturalizado e seja visto como algo banal por parte dos clientes.
Gostou das nossas dicas? Queremos te ajudar a se desenvolver ainda mais! Aqui no nosso blog, você fica sempre por dentro de estratégias sobre planejamento, vendas, clientes e todos os conteúdos necessários para otimizar seus resultados e destacar o seu negócio. Continue nos acompanhando em nosso Blog e em nossas redes sociais.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
- Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
- Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
- Monitoramento: Monitore todos seus clientes, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
- Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
- Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
- Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
- Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no atendimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.