As empresas que desejam se destacar no segmento de energia solar precisam se adaptar às mudanças, principalmente às relacionadas ao meio digital. Nesse contexto, o engajamento é uma das principais preocupações e o marketing de conteúdo contribui muito para o sucesso neste sentido. É também, sempre vem vindo buscar diferenciais e estratégias para atrair o público e mantê-lo engajado com suas iniciativas.

O engajamento online é importante não apenas pelo maior alcance que garante à empresa, mas também devido ao desenvolvimento de relacionamentos lucrativos com sua audiência. Para viabilizar tudo isso, é preciso investir em marketing de conteúdo.

Essa estratégia tem se tornado cada vez mais comum nas empresas, com a produção de artigos para blogs, vídeos, e-books, entre outros. A criação desse tipo de material é fundamental para educar e engajar os clientes da sua empresa, e, assim, obter resultados cada vez melhores. 

Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o marketing de conteúdo e como essa estratégia pode ajudar a sua empresa a construir uma relação forte e duradoura com o público. Boa leitura! 

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia focada na criação de conteúdo relevante e valioso, visando aumentar o interesse dos consumidores por tudo o que a sua empresa pode oferecer.

Esse conteúdo vai auxiliar em todo o processo de compra e atrair potenciais clientes de forma natural e espontânea.

Se tratando desse assunto, é importante esclarecer que o marketing de conteúdo tem a ver com o que o seu público-alvo precisa, e não necessariamente com o que a sua empresa trabalha.

Isso está relacionado às mudanças nos comportamentos de consumo: se antes o consumidor sabia de determinada solução através dos comerciais de TV, hoje tem mais autonomia para escolher o conteúdo que deseja consumir e como vai responder a ele.

Entenda o que é o conceito de marketing de conteúdo

Por meio dessa iniciativa, é possível gerar mais valor para as pessoas que acompanham sua empresa, fazendo com que elas tenham uma percepção positiva da sua marca e, assim, garantir mais oportunidades de negócio.

O marketing de conteúdo tem papel fundamental em diversas etapas da jornada de compra, como atração de leads, conversão e fidelização.

Para que esses processos aconteçam, é preciso focar no que o cliente procura. Por isso é importante convencê-lo, mas no marketing de conteúdo isso não acontece por meio de discursos persuasivos e detalhes sobre as características da solução que você oferece.

O convencimento acontece a partir da experiência do cliente, ou seja, é preciso explorar seus interesses, preocupações, necessidades, expectativas, e assim por diante.  

Hoje em dia, um bom conteúdo não deve ser focado em vender, mas em gerar algum benefício para quem tem contato com ele. Sua empresa deve pensar em maneiras de resolver um problema, esclarecer uma dúvida ou ensinar algo que o cliente em potencial ainda não saiba.

A venda acaba sendo apenas uma consequência natural desse processo. A partir do conteúdo criado pela sua empresa, o cliente descobre que tem um problema passível de resolução, como os altos gastos com a conta de luz, por exemplo, ou a alta emissão de poluentes da indústria que ele gerencia. 

A partir disso, ele começa a enxergar valor no investimento em energia solar, já que esse tipo de solução pode resolver diversos desafios que ele vêm enfrentando.

Explore os pontos chave do setor de energia solar na produção dos materiais inseridos no seu marketing de conteúdo

Nesse processo, pode acabar compartilhando alguns dos seus conteúdos com outras pessoas, pois se ele aprendeu algo com sua empresa, outros também podem tirar um bom proveito disso.

Ao ajudar seu público nessa jornada de descoberta, a empresa possibilita que os clientes em potencial criem uma visão positiva a respeito dela e tenham mais confiança no que ela tem a oferecer.

Dessa forma, você se coloca à frente dos concorrentes, se tornando uma opção de destaque para solucionar os problemas de potenciais clientes.

Essa é uma maneira de colocar a sua empresa como uma fonte de informações relevantes para o público, para reconhecerem o seu posicionamento no mercado e tenham o seu trabalho como uma referência.

O conteúdo pode ser criado em diferentes formatos, como vídeos, blog post, postagens em redes sociais, imagens e até mesmo podcasts. 

É desse modo que o marketing de conteúdo súpera as táticas de marketing mais tradicionais, oferecendo uma alternativa inovadora e empolgante para se conectar com clientes em potencial sem precisar recorrer a abordagens que sejam excessivamente apelativas.

Gostou de conhecer o que é o marketing de conteúdo? Continue a leitura para conferir as vantagens que ele pode oferecer à sua empresa de energia solar.

Quais são as vantagens de investir em marketing de conteúdo? 

Há inúmeros benefícios relacionados à implementação da estratégia de marketing de conteúdo nas empresas. Veremos a seguir os principais.

Educar clientes

Uma das principais vantagens do marketing de conteúdo é que ele ajuda a educar os clientes de forma eficaz.

Ao criar conteúdos relevantes para seu público-alvo, sua empresa está oferecendo informações e conhecimentos que podem ajudar as pessoas a entenderem melhor o seu mercado, os produtos e serviços oferecidos, bem como as soluções para seus problemas e desafios. 

Como educar seu cliente para que ele tenha um bom engajamento com seus conteúdos

Você pode, por exemplo, produzir um guia com dicas de como diminuir o consumo de energia ou sobre como escolher os melhores painéis solares. Ambos os conteúdos podem ser úteis e relevantes para o seu público, atingindo pessoas em estágios diferentes do funil de vendas.

Ao educar seus clientes, a empresa demonstra sua preocupação com eles e o interesse de que tomem decisões bem embasadas. Nesse sentido, educar tem a ver com apresentar um caminho, uma rota que levará essa pessoa a efetivar a compra.

Além disso, essa é uma forma de ajudá-lo a decidir de maneira mais assertiva, o que pode aumentar as chances de uma venda bem-sucedida.

Criar um relacionamento com o público

Ao oferecer conteúdo de qualidade para o seu público, sua empresa está investindo na criação de um relacionamento mais próximo com ele.

Isso acontece devido à identificação que ele passa a ter com a marca, já que percebe que ela entende seus problemas e está disposta a contribuir para solucioná-los.

Veja como usar o marketing de conteúdo para fortalecer o relacionamento com o cliente

Quando há mais identificação por parte do público, há mais vendas. Sendo assim, é interessante priorizar esse tipo de iniciativa, em vez de falar do produto ou serviço em si. Nas redes sociais, recomenda-se que apenas 20% do conteúdo seja direcionado para a solução que a empresa oferece.

Construir autoridade

Com a produção e divulgação de informações interessantes e conteúdos exclusivos, sua empresa tem a oportunidade de construir sua reputação no segmento de energia solar.

Mostre todo o seu conhecimento de forma acessível, prática e educativa, para que as pessoas que seguem sua empresa nas redes sociais consigam compreender como funciona a energia solar e porque vale a pena investir nesse tipo de tecnologia.

Para obter sucesso com seu conteúdo, foque na criação de material de qualidade e relevância, que gere interesse e engajamento no público. 

Gerar leads

A maneira mais inteligente de atrair leads é oferecendo recompensas através da sua estratégia de conteúdo. Essas recompensas podem ser conteúdos exclusivos, como, por exemplo, e-books, webinars e infográficos que ilustrem e aprofundem o assunto que você deseja tratar. 

Esses conteúdos podem ser oferecidos gratuitamente, mediante a disponibilização de alguns dados pessoais, como telefone ou e-mail do cliente e a empresa onde ele trabalha.

Veja como trabalhar com os leads

,Essas informações devem ser utilizadas para alimentar um banco de dados, que poderá ser utilizado para nutrição de leads mediante campanhas personalizadas.

Fidelizar clientes

Depois que a compra é efetuada, o marketing de conteúdo continua sendo importante, pois essa é a hora de fidelizar os clientes. 

Até aqui, a empresa se dedicou a construir um relacionamento baseado na confiança com os consumidores, e essa deve continuar sendo uma prioridade, para que eles entendam que podem contar com a empresa em outros momentos.

Isso pode incluir um problema técnico do sistema fotovoltaico, a necessidade de manutenção dos painéis ou alguma dúvida que surgir após a compra.

Se interessou em usufruir dessas e outras vantagens que o marketing de conteúdo pode oferecer para a sua empresa? Confira a seguir como tirar o melhor proveito dela.

Como o marketing de conteúdo para educar e engajar clientes? 

Agora que você já conhece alguns dos principais benefícios que o marketing de conteúdo pode oferecer para a sua empresa de energia solar, deve estar se perguntando como implementar essa estratégia no seu processo comercial. Confira a seguir algumas dicas valiosas.

Conheça seu público

Antes mesmo de começar a produzir seu conteúdo, é fundamental saber quem são as pessoas que fazem parte do seu público-alvo. Isso vai te ajudar a desenvolver materiais mais assertivos, que de fato façam sentido para essas pessoas e gerem os resultados desejados.

O que atrai sua audiência? Que tipo de conteúdo ela gosta de consumir? Esse tipo de questionamento é extremamente importante para produzir conteúdos que gerem engajamento.

Faça uma análise do seu público para que suas ações sejam assertivas

Para obter respostas, é preciso coletar dados como idade, gênero, localização, interesses, estilo de vida, estado civil, classe social e assim por diante.

Quanto mais informações você conseguir coletar, melhores serão seus recursos para traçar uma boa estratégia de conteúdo. 

Crie conteúdo que agregue valor  

Conhecendo a sua audiência, é possível criar um conteúdo que tenha valor para as pessoas que fazem parte dela.

Faça um cronograma com conteúdos que dialoguem entre si, buscando sanar dúvidas, mostrar soluções e despertar desejos, criando ganchos com a solução da sua empresa, sem necessariamente fazer propaganda direta dela. Lembre-se de considerar todas as etapas do funil de vendas

Ferramentas como o Google Trends, por exemplo, ou mesmo as métricas das redes sociais da sua empresa servem para ter insights e pensar em conteúdos nos quais mais vale a pena investir.

Interaja com seus seguidores

Para garantir que a sua presença online seja notada e valorizada, é preciso interagir com seus seguidores. Afinal, não faria sentido incentivar o engajamento de seus clientes se isso não for recíproco, certo?

Marcas que interagem com seu público geralmente têm mais sucesso ao construir relacionamentos mais duradouros.

Certifique-se de responder sempre todos os comentários e as mensagens enviadas no chat, incentive os seguidores a enviarem suas dúvidas a respeito da energia solar, agradeça pelos comentários positivos e tente entender o que houve por trás dos comentários negativos.

Tenha uma interação ativa com seus alientes, em todos os canais que você disponibiliza

Dessa forma, você também incentiva seu público a dar feedbacks a respeito da experiência e percepção que têm quanto à sua empresa. Isso pode surtir um impacto positivo na decisão de compra de outras pessoas, aumentando a conversão de vendas.

Implementando essas dicas em seu processo comercial, sua empresa passará a usufruir das vantagens mencionadas anteriormente. Nada mal, não é?

O que você achou das nossas sugestões de como utilizar o marketing de conteúdo para educar e engajar os clientes da sua empresa? Se gostou, compartilhe este texto nas suas redes sociais e siga as nossas redes sociais, e ajude todos da sua equipe a dominar o assunto!

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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