A próxima geração de tecnologia de energia sustentável pode encontrar sua base em uma combinação inesperada de materiais: rochas e o sol. Aproveitando a abordagem inovadora da energia solar concentrada, os pesquisadores descobriram que certas amostras de pedra-sabão e granito da Tanzânia possuem características ideais para armazenar o calor solar. Essas rochas exibem altas densidades de energia e boa estabilidade mesmo em temperaturas elevadas, tornando-as excelentes candidatas para essa nova forma de armazenamento.

Armazenamento de energia

Tradicionalmente, o excesso de energia é armazenado em grandes baterias, mas sua produção é cara e intensiva em recursos. Uma alternativa mais acessível é o armazenamento de energia térmica (TES), que aproveita o calor armazenado em líquidos ou sólidos como água, óleo ou rocha. Rochas como granito e pedra-sabão são particularmente intrigantes para aplicações TES devido à sua formação natural sob calor intenso e sua ampla disponibilidade em todo o mundo.

No entanto, as propriedades dessas rochas podem variar significativamente dependendo de sua origem, levando potencialmente a variações no desempenho. Na Tanzânia, a convergência dos cinturões geológicos de Craton e Usagaran oferece uma excelente oportunidade para estudar amostras de granito e pedra-sabão. Assim, equipes de pesquisa começaram a investigar as propriedades específicas dessas rochas dentro de cada cinturão.

Rochas e energia solar

Rochas com potencial para armazenamento de energia

Uma análise de várias amostras de rochas de ambos os cinturões trouxe que as amostras de granito eram ricas em óxidos de silício, o que contribuía para sua resistência. No entanto, o granito do Craton continha outros compostos, como a muscovita, que são propensos à desidratação e podem tornar a rocha instável em altas temperaturas.

Por outro lado, as amostras de pedra-sabão continham magnesita, o que lhes conferia alta densidade e capacidade térmica. Quando submetidas a temperaturas superiores a 982 graus célsius, ambas as amostras de pedra-sabão e o granito Usagaran demonstraram notável resiliência, permanecendo livres de rachaduras. No entanto, o granito Craton apresentou deterioração significativa.

Além disso, a pedra-sabão apresentou maior probabilidade de liberar eficientemente o calor armazenado em comparação com o granito. Entre as rochas estudadas, a pedra-sabão Craton emergiu como o material mais promissor para TES, apresentando desempenho excepcional em termos de absorção, armazenamento e transmissão de calor, mantendo a estabilidade química e a resistência mecânica.

No entanto, as outras amostras de rochas podem encontrar melhor adequação em aplicações TES de baixa energia, como secadores solares. Os pesquisadores enfatizam que mais experimentos são necessários para explorar esses materiais completamente, mas os resultados iniciais indicam seu potencial como meios sustentáveis de armazenamento de energia.

Fonte: Chemeurope.

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares