Quem trabalha com vendas sabe bem a importância de conhecer a fundo o seu produto e desenvolver uma boa abordagem comercial. Mas, além disso, recorrer a técnicas específicas como os gatilhos mentais de marketing digital, pode fazer toda a diferença para alavancar suas vendas e seu negócio. 

Explorar os gatilhos mentais no setor de energia solar pode te ajudar a se tornar uma grande referência no assunto, e te colocar à frente da concorrência. Nada mal, hein?

Os gatilhos mentais são informações inseridas dentro de um contexto publicitário que servem como estímulos para provocar reações automáticas. Atuam diretamente em nosso cérebro, incentivando a tomada de decisões. 

Neste artigo, você vai conferir mais detalhes sobre essa técnica de marketing, como ela pode ajudar a aumentar o número de vendas e quais gatilhos mentais você pode usar para vender energia solar. Boa leitura! 

O que são gatilhos mentais?

Muitas vezes, a influência do marketing é tão poderosa que leva os consumidores a tomarem uma decisão quase que automaticamente.

Isso se deve principalmente ao uso de gatilhos mentais, que fazem parte das estratégias de inbound marketing, ou marketing de atração, no qual o intuito é atrair e estimular os leads a prosseguirem para a próxima etapa do funil de vendas. 

Entenda o que são os gatilhos mentais
Entenda o que são os gatilhos mentais.

Mas isso não significa, é claro, que os gatilhos mentais sirvam para manipular o público a tomar uma decisão.

Na verdade, eles são utilizados para chamar a atenção e transformar os visitantes do seu site em leads, por exemplo, e posteriormente em clientes, para depois fideliza-los, e assim por diante. 

Você já deve ter se perguntado porque uma parte das pessoas que visitam seu site ou solicitam orçamento de um projeto fotovoltaico com você não chegam, de fato, a alcançar a próxima etapa, como buscar mais informações a respeito ou tentar negociar a proposta.

É justamente nessas ocasiões que os gatilhos mentais podem ser usados a seu favor! Confira a seguir como funciona.

Como os gatilhos mentais influenciam nas vendas? 

Como são estratégias do marketing de atração, os gatilhos mentais servem para estimular as pessoas a fazerem uma escolha ou tomarem uma decisão. São, portanto, técnicas de persuasão.

Para que os gatilhos mentais sejam efetivos, é preciso que você entenda o comportamento do seu público-alvo e o que leva as pessoas que fazem parte dele a comprarem algo ou contratarem um serviço.

Isso vai ajudar seus gatilhos mentais a serem mais assertivos e eficazes em relação à jornada de compra do cliente. 

Além disso, devem ser utilizados com ética e responsabilidade, ou seja, apenas se a sua abordagem for verdadeira. Não use um gatilho mental de escassez, por exemplo, informando que determinado produto está nas últimas unidades, se isso não for real. 

Como eles influenciam na decisão do cliente
Como eles influenciam na decisão do cliente.

Usá-los adequadamente é essencial para garantir os efeitos desejados. Afinal de contas, os gatilhos mentais servem também para proporcionar uma experiência positiva e a aproximação do público com a marca.

Quando usados de maneira equivocada, podem trazer resultados negativos para a empresa, e podem até mesmo fazer com que sua credibilidade seja questionada. 

Continue a leitura para descobrir alguns gatilhos mentais especialmente estratégicos para quem trabalha no setor de energia solar. 

Gatilhos mentais que o integrador solar pode (e deve!) usar

Falaremos aqui sobre os principais gatilhos mentais que podem servir para o integrador solar conquistar leads, aumentar suas vendas, fidelizar clientes e impulsionar seu negócio. Confira a seguir. 

Gatilho de afeição ou afinidade

Atualmente, os consumidores se sentem mais tentados a fechar negócio com empresas e marcas com as quais se identificam por algum motivo. Sendo assim, vale a pena direcionar o marketing para os princípios e valores do seu negócio, de modo a atrair a confiança do público-alvo.

Esse gatilho mental ajuda a gerar sensações de satisfação e responsabilidade para os clientes que efetivarem a compra. Afinal, eles têm a certeza de estarem comprando ou contratando alguém que está alinhado com seus princípios. 

Se tratando do ramo de energias renováveis, é muito pertinente explorar o gatilho mental de afeição ou afinidade, ainda mais levando em conta a preocupação crescente a respeito do aquecimento global e do consumo consciente.

É importante criar uma afeição com o cliente
É importante criar uma afeição com o cliente.

Você pode utilizá-lo durante uma negociação, ao buscar pontos em comum com a outra pessoa.

Quanto maior o envolvimento emocional durante o processo de compra, maiores as chances do cliente fechar um negócio.

Lembre-se disso ao desenvolver suas campanhas de marketing, mas também durante suas abordagens, visando desenvolver uma relação próxima e recíproca com as pessoas interessadas em investir em soluções para energia solar. 

Priorizar essa conexão é uma atitude fundamental para fidelizar clientes e, assim, conquistar mais vendas por meio da divulgação de quem fica satisfeito com o seu serviço e atendimento.

Para que essa relação seja audiência, é interessante manter um contato frequente e de maneira despretensiosa, entregando conteúdos úteis e relevantes em seus canais de comunicação

Gatilho de autoridade

Consumidores sempre buscam a opinião e o serviço de quem mais entende do assunto. Isso é importante pois dá maior garantia de que seus problemas serão resolvidos, e de que seu investimento valerá a pena. 

Para explorar o gatilho mental da autoridade, é preciso mostrar que você domina o setor de energia solar, conhece a fundo os dados e informações a respeito, e está por dentro das últimas inovações e técnicas do mercado. 

Igualmente importante é comprovar o que você diz. Pense sempre em formas inovadoras e criativas de produzir conteúdo relevante e levar o seu conhecimento para o público-alvo que deseja atingir, sanando dúvidas e se baseando em informações comprovadas. 

Outra maneira interessante de investir na construção da sua autoridade é por meio de parcerias com influenciadores digitais da sua região e profissionais experientes no mercado de energia solar.

Um dos principais gatilhos mentais é a autoridade
Um dos principais gatilhos mentais é a autoridade.

Você também pode falar sobre seus prêmios e certificações na área, assim como demais resultados positivos.

O gatilho mental da autoridade é fundamental para passar credibilidade e confiança para o público, e faz com que as pessoas se lembrem de você na hora de procurar soluções em energia solar. 

Gatilho de aprovação social

Outro gatilho mental que deve fazer parte do repertório comercial do integrador solar é o de aprovação social, que leva em conta a opinião e satisfação de clientes que já fecharam um negócio com você antes.

Seu objetivo é mostrar ao público que você tem a aprovação de outros consumidores. 

Essa técnica se baseia no fato de que as pessoas são fortemente influenciadas pela opinião das outras. Isso é facilmente observado no âmbito comercial, já que os consumidores comumente buscam a opinião dos clientes antes de adquirirem um novo produto ou fecharem um negócio. 

Você pode explorar o gatilho de aprovação social por meio da demonstração de cases de sucesso e depoimentos de clientes satisfeitos após a implementação da energia solar fotovoltaica realizada pela sua empresa. 

Mostre que as pessoas gostam do seu produto ou serviço
Mostre que as pessoas gostam do seu produto ou serviço.

Além disso, o uso desse gatilho mental insere o potencial cliente em um processo de compra ou contratação de serviço no qual ele vai se sentir pertencente a um determinado grupo social.

Isso naturalmente serve para gerar maior confiança para quem está em fase de decisão antes de assinar o contrato. 

Agora que você já conhece os principais gatilhos mentais para implementar em suas estratégias de marketing, é hora de pensar nos conteúdos que vai produzir. Quer algumas dicas sobre isso? Clique aqui e leia nosso artigo completo sobre o assunto.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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