A geração distribuída de energia elétrica é uma das formas mais eficazes de economizar no final do mês com a conta de luz e ainda utilizar fontes limpas e renováveis para gerar eletricidade. Mas você conhece quais são as vantagens e desvantagens desses sistemas de geração e distribuição de energia?
Os sistemas de geração distribuída de energia são sistemas que geram eletricidade por meio de fontes renováveis e ficam localizados no próprio local de consumo ou muito próximo dele, como é o caso da geração de condomínio, em que o sistema é instalado em um local específico dentro do condomínio e todos os condôminos utilizam a energia solar em suas residências.
Leia mais sobre as modalidades e como a geração distribuída de energia funciona clicando aqui!
No entanto, ainda existem muitas dúvidas a respeito de quais são as vantagens e desvantagens que esse tipo de geração de energia oferece para as residências e empresas. E foi pensando em sanar todas as suas dúvidas que separamos um post completo falando mais sobre o assunto. Confira a seguir!
Quais as vantagens e desvantagens da geração distribuída?
Vantagens
Autonomia energética
Sempre que utilizamos um gerador de energia próprio, temos uma maior autonomia energética, sem ser necessário depender exclusivamente das distribuidoras e rede de eletricidade, especialmente em casos de instalações híbridas ou Off Grid.
Isso porque, nesses dois casos, mesmo que falte energia elétrica na concessionária, ainda é possível manter a energia da sua residência ou empresa funcionando por meio de baterias.
Impacto ambiental menor
A geração de energia por fontes renováveis como a eólica e solar são ótimas fontes para quem se preocupa com a sustentabilidade e com o meio ambiente. Afinal, utilizando a luz do sol e o ar, os sistemas não agridem a natureza com necessidade de extrair minerais do solo ou do mar, e nem poluem o ambiente com gases e resíduos.
Outra vantagem é que o sistema de geração distribuída possui um local específico para o abastecimento de energia, o que faz com que as linhas de transmissão sejam menores, o que garante uma maior preservação do meio ambiente, já que as instalações são sempre compactas sem precisar de adaptação da área externa.
Áreas afastadas
Em algumas regiões, existem zonas rurais e áreas mais afastadas nas quais as concessionárias de energia não conseguem atender, fazendo com que as residências fiquem sem abastecimento de energia elétrica.
Um grande benefício da geração distribuída é que você consegue instalar o sistema de geração de energia sem depender da rede, e pode começar a gerar eletricidade com os recursos naturais.
Estabilidade das linhas de transmissão
Outra grande vantagem da geração distribuída é que há a garantia da estabilidade da rede de transmissão, e a falta de fornecimento ou apagados são problemas que você não enfrentará se o seu sistema tiver sido bem planejado.
Como a geração de energia distribuída é pensada exclusivamente para atender pequenas regiões, e é adaptada para as necessidades únicas de cada empresa ou residência, a tensão é mantida com mais facilidade pelas linhas mais curtas, o que faz com que as oscilações e quedas sejam eventos inexistentes na maioria das instalações.
Baixo custo de manutenção
Engana-se quem acredita que o sistema de geração distribuída requer manutenções constantes. O sistema de energia solar fotovoltaico, por exemplo, demanda apenas a limpeza nas placas a cada 6-8 meses, dependendo da região e do clima seco ou chuvoso.
Do mais, só será necessário fazer manutenções que envolvem trocas de equipamentos depois de 20-30 anos, já que os painéis solares são resistentes e desenvolvidos para durarem muito tempo.
Leia também Placas solares precisam de manutenções constantes? Quais os cuidados necessários?
Custos operacionais
Embora exista um investimento inicial, a geração distribuída de energia não requer custos operacionais altos, já que depois da instalação o sistema funciona praticamente sozinho. Os únicos custos possíveis envolvem a higienização e reparos em softwares de acompanhamento da produção de energia, quando necessário.
Desvantagens
Complexidade da rede de distribuição
Uma das principais desvantagens da geração distribuída é que sempre que aumentar a demanda pela energia elétrica, será necessário criar novas estruturas para fazer com que a estação de geração de energia seja mais eficaz e possa suprir a demanda.
Isso não acontece normalmente com residências, mas é algo comum em empresas que tendem a expandir e adquirir novos maquinários, o que fará com que a energia demandada seja maior.
Ligação com a rede
Caso você opte pela instalação On Grid, sempre que faltar energia na rede você também sofrerá com a queda e ficará sem eletricidade, mesmo que tenha um gerador próprio.
Isso acontece porque a Aneel criou uma medida de segurança que obriga a todos os sistemas de energia solar conectados à rede a desligarem quando a energia cai, a fim de garantir a integridade física dos técnicos que poderiam acabar sofrendo acidentes, já que se a rede de geração própria continuasse funcionando, ainda existiria tensão em toda a rede de distribuição.
Nas instalações Off Grid e híbridas, porém, isso não acontece graças às baterias integradas no sistema.
Taxa mínima da conta de luz
Embora na maioria dos casos o investimento seja recuperado entre 6-10 anos depois da instalação, em algumas situações pode-se levar mais tempo para que isso aconteça. Esses casos normalmente envolvem situações em que não vale a pena investir em geração distribuída, que são casos como os motores trifásicos, em que a taxa mínima da conta de luz gira em torno de R$100.
Ou seja, mesmo que você produza sua própria energia elétrica, ainda assim terá que pagar a taxa mínima elevada, fazendo com que sua economia seja menor, especialmente se o seu gasto for muito próximo ao da taxa mínima.
Depois de ver quais as vantagens e desvantagens da geração distribuída, não deixe de levar em conta que as desvantagens são poucas e muito específicas. O que significa que na maioria dos casos existem mais benefícios do que desvantagens na hora de instalar um sistema de geração distribuída, sendo uma das principais a economia de aproximadamente 90% da sua conta de luz no final do mês.