A tecnologia para geração de energia solar está em constante avanço para acompanhar as demandas do mercado. A todo momento surgem novidades e inovações que prometem mais eficiência energética para os projetos fotovoltaicos, e uma das mais recentes tendências atualmente é a do painel solar bifacial. 

Essa tecnologia conta com características que possibilitam uma maior absorção da luz solar, por isso eleva a eficiência e o desempenho dos sistemas como um todo. Confira a seguir mais detalhes sobre o painel solar bifacial e as vantagens que ele oferece. 

O que é um painel solar fotovoltaico bifacial? 

Os painéis solares são compostos por células fotovoltaicas desenvolvidas para absorver a energia solar e transformá-la em energia elétrica.

Entenda melhor a funcionalidade do painel solar bifacial
Entenda melhor a funcionalidade do painel solar bifacial

Seus modelos convencionais possuem células espalhadas em uma de suas faces, e são posicionados de modo que a luz solar incida o máximo de tempo possível nessas células.

É a partir desse contato que a energia elétrica é produzida. Isso significa que quanto maior a área de contato exposta à luz do sol, mais energia pode ser produzida. 

  Como essa área de contato pode ser melhor aproveitada? É pensando nisso que surge o painel solar bifacial, que possui células fotovoltaicas em ambas as faces. Assim, consegue absorver a luz também na face que fica oposta ao sol, por meio da luz refletida em superfícies (como no chão, telhados ou outros objetos).

O primeiro painel desse tipo foi criado e divulgado em 1954, mas seu conceito só passou a ganhar a atenção do mercado de energia solar recentemente.

Antes e por muito tempo, a tecnologia utilizada para produzir as células fotovoltaicas era o alumínio, que dificulta a passagem de luz solar. Com o avanço das tecnologias fotovoltaicas, esse tipo de produção começou a ficar ultrapassado, e o silício passou a ser mais aproveitado.

Curiosidades do painel solar bifacial
Curiosidades do painel solar bifacial

Uma das principais vantagens é que o silício é transparente em sua composição natural. 

A Panasonic foi uma das primeiras empresas a lançar o painel solar bifacial em grande escala. No Brasil, foi só a partir de 2016 que essa tecnologia começou a ser mais difundida. 

Confira a seguir as principais vantagens oferecidas por esse tipo de painel. 

Quais os benefícios do painel bifacial?

A tecnologia presente nos painéis solares bifaciais amplia as possibilidades de instalação, já que podem ser posicionados em posições mais diversas do que os painéis convencionais, aproveitando a luz que vem de cima e de baixo, pela reflexão. Dessa forma, esse tipo de painel consegue obter um melhor aproveitamento da luz do sol que chega à superfície. 

Suas células são feitas de silício, revestidas por camadas de filme encapsulante (EVA) e vidro especial em ambas as faces. Por isso, as placas não precisam necessariamente ficar apontadas em direção ao sol, e podem ser instaladas em plano inclinado, na vertical e em outros ângulos.

Veja os benefícios do painel solar bifacial
Veja os benefícios do painel solar bifacial

Assim, permite a maximização da performance por metro quadrado, aumentando a economia e reduzindo os custos. 

Os painéis bifaciais oferecem uma potência maior de geração, com a possibilidade de gerar de 30% a 50% mais energia. Podem ser instalados em toldos, varandas, cercas, paredes, fachadas, entre outras estruturas. Mesmo nos dias nublados, conseguem gerar mais energia do que os painéis comuns.

Essa tecnologia está ganhando ainda mais espaço com instalações em solo, especialmente em usinas de geração distribuída. Outra vantagem se deve à possibilidade de aproveitar a luz difusa (que bate em algum ponto e volta), com as placas sendo bem aproveitadas tanto em estruturas fixas quanto em rastreadores.

Esse tipo de placa já tem sido priorizada na construção de parques fotovoltaicos, auxiliando na redução do preço da energia gerada e na consolidação da tecnologia para a expansão do setor energético.

Outro benefício interessante que esse tipo de placa solar oferece é em relação à manutenção, que é mínima, garantindo ainda mais economia. 

Para aproveitar todo o potencial oferecido pelos painéis bifaciais, é importante elaborar um projeto adequado às suas necessidades, que conte com um inversor solar que permita otimizar sua potência. A instalação desse tipo de placa requer que os componentes sejam adaptados para reduzir o bloqueio da incidência de luz. 

Tudo o que você precisa saber sobre o painel solar bifacial
Tudo o que você precisa saber sobre o painel solar bifacial

Sendo assim, é fundamental contar com empresas especializadas no assunto, que possam auxiliar na escolha dos equipamentos, considerando as particularidades de cada contexto e realidade. Ao optar pelos painéis solares bifaciais, o projeto deve ser elaborado considerando a estrutura e a diminuição da influência negativa da radiação.

A seguir, saiba mais sobre as tecnologias utilizadas nesse tipo de painel. 

Quais tecnologias são aplicadas a ele? 

A produção de painéis solares bifaciais explora, principalmente, três tipos de tecnologias, e são elas: p-PERC, a n-PERT e a HJT. 

As placas bifaciais surgiram, inicialmente, com foco em aplicações BIPV (Building Integrated Photovoltaic), cujo objetivo é incorporar o painel solar na construção.

Apesar dessa inovação oferecer possibilidades incríveis para o ramo da construção civil, era algo pouco acessível. A boa notícia é que, hoje em dia, esse tipo de módulo solar já está começando a se tornar mais viável para diversas aplicações. 

Veja as tecnologias que são aplicadas e este tipo de painel
Veja as tecnologias que são aplicadas e este tipo de painel

As tecnologias utilizadas pelos painéis bifaciais oferecem maior tolerância ao sombreamento e reduzem a temperatura de trabalho dos módulos. Isso resulta na diminuição da perda de potência efetiva e na geração de mais energia. A combinação dos elementos que compõem as placas também contribui com a melhora da eficiência, possibilitando mais possibilidades de instalação. 

Tanto o aumento da eficiência quanto a redução da temperatura das células são vantagens possíveis graças à menor absorção infravermelha pela ausência da camada metálica. 

Em função do constante avanço tecnológico em busca das melhores soluções em energia solar, atualmente já é possível encontrar modelos de painéis solares que funcionam bem em ambientes de pouca iluminação e em períodos chuvosos e nublados.

Essas tecnologias usadas neste tipo de painel solar, são as principais inovações do mercado
Essas tecnologias usadas neste tipo de painel solar, são as principais inovações do mercado.

E isso se deve à maior potência do módulo em decorrência da condição reflexiva das placas bifaciais. Levando em consideração a dependência da luz do sol e consequente limitação que isso oferece à produção de energia solar, esse pode ser um enorme salto para o setor fotovoltaico. 

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares