Quais as vantagens e desvantagens da geração distribuída? 

Será que vale a pena o investimento?

Os sistemas de geração distribuída de energia são sistemas que geram eletricidade por meio de fontes renováveis e ficam localizados no próprio local de consumo ou muito próximo dele

Gray Frame Corner

1

Autonomia energética

Vantagens 

Sempre que utilizamos um gerador de energia próprio, temos uma maior autonomia energética, sem ser necessário depender exclusivamente das distribuidoras e rede de eletricidade, especialmente em casos de instalações híbridas ou Off Grid.

2

Impacto ambiental menor

A geração de energia por fontes renováveis como a eólica e solar são ótimas fontes para quem se preocupa com a sustentabilidade e com o meio ambiente.

Outra vantagem é que o sistema de geração distribuída possui um local específico  para o abastecimento de energia, o que faz com que as linhas de transmissão sejam menores, o que garante uma maior preservação do meio ambiente.

3

Áreas afastadas

Em algumas regiões, existem zonas rurais e áreas mais afastadas nas quais as concessionárias de energia não conseguem atender, fazendo com que as residências fiquem sem abastecimento de energia elétrica.

Um grande benefício da geração distribuída é que você consegue instalar o sistema de geração de energia sem depender da rede, e pode começar a gerar eletricidade com os recursos naturais.

4

Estabilidade das linhas de transmissão

Outra grande vantagem da geração distribuída é que há a garantia da estabilidade da rede de transmissão, e a falta de fornecimento ou apagados são problemas que você não enfrentará se o seu sistema tiver sido bem planejado.

Troque o custo da sua conta de luz pelo seu melhor investimento, simule agora seu financiamento!

5

Baixo custo de manutenção

O sistema de energia solar fotovoltaico, demanda apenas a limpeza nas placas a cada 6-8 meses, dependendo da região e do clima seco ou chuvoso.

6

Custos operacionais

Os únicos custos possíveis envolvem a higienização e reparos em softwares de acompanhamento da produção de energia, quando necessário.

Desvantagens

7

Complexidade da rede de distribuição

Uma das principais desvantagens da geração distribuída é que sempre que aumentar a demanda pela energia elétrica, será necessário criar novas estruturas para fazer com que a estação de geração de energia seja mais eficaz e possa suprir a demanda.

8

Ligação com a rede

Caso você opte pela instalação On Grid, sempre que faltar energia na rede você também sofrerá com a queda e ficará sem eletricidade, mesmo que tenha um gerador próprio.

Isso acontece porque a Aneel criou uma medida de segurança que obriga a todos os sistemas de energia solar conectados à rede a desligarem quando a energia cai, a fim de garantir a integridade física dos técnicos

9

Taxa mínima da conta de luz

Mesmo que você produza sua própria energia elétrica, ainda assim terá que pagar a taxa mínima elevada, fazendo com que sua economia seja menor, especialmente se o seu gasto for muito próximo ao da taxa mínima..

Quais as vantagens e desvantagens da geração distribuída? 

ou