Por usar a luz do sol como fonte de energia elétrica, a energia solar ainda é algo que causa muitas controvérsias em quem deseja instalar esse tipo de sistema de energia distribuída em residências e empresas. Afinal, será que é viável a energia solar no Brasil?

Nosso país hoje utiliza as hidrelétricas como fonte de aproximadamente 70% da geração total de energia elétrica, embora existam mais de 4 mil usinas solares em solo brasileiro que hoje atendem milhares de famílias. Junto, os investimentos em sistemas de energia solar somam mais de 300 mil unidades espalhadas por todo o país em 2021. Mas será que vale mesmo a pena instalar energia solar com nosso clima?

Para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, separamos um post falando mais sobre a viabilidade de instalar a energia solar no Brasil. Veja a seguir!

É viável a energia solar no Brasil?

Por ser abundante em luz do sol, o Brasil é um dos países com maior viabilidade de energia solar, já que com um bom planejamento e um sistema de qualidade é possível abastecer milhares de residências apenas por meio da produção de energia usando como fonte a luz do sol.

o clima do Brasil é um dos melhores para a geração de energia solar
O clima do Brasil é um dos melhores para a geração de energia solar

Leia também É possível trocar toda energia por solar nas residências e no país?

Além de muitas usinas solares abastecerem milhares de famílias por todo o Brasil, vem crescendo cada vez mais o número de pessoas e empresas que buscam investir em um sistema de energia solar de geração distribuída para gerar economia no final do mês, já que com ela, o encargo que o proprietário terá que pagar é apenas das taxas mínimas da conta de luz em sistemas On Grid, ou não terá custo nenhum em instalações Off Grid.

Mas embora seja viável a energia solar no Brasil, isso não quer dizer que todas as famílias podem se beneficiar da luz do sol como fonte de energia.

Isso porque existem famílias que gastam um valor em energia elétrica muito próximo à taxa mínima, fazendo com que não seja vantajoso investir em energia solar e continuar pagando a conta de luz no final do mês, a menos que a família invista em um sistema Off Grid.

Leia também Quando não compensa energia solar? Como saber que o investimento é vantajoso para o seu caso?

Climas de regiões mais úmidas

Muitas pessoas ficam em dúvida se nas regiões mais úmidas é viável instalar o sistema de energia solar, e na verdade, o clima não tem um grande impacto, e sim a frequência de chuva e dias nublados, além de especialmente a incidência de sol.

Isso porque em algumas regiões, os dias chuvosos podem durar semanas, fazendo com que a produção de energia solar seja mais baixa e seja necessário usar grande quantidade de energia da rede.

também é possível instalar a energia solar em climas mais úmidos que tenha uma boa incidência de sol durante a tarde
Também é possível instalar a energia solar em climas mais úmidos que tenha uma boa incidência de sol durante a tarde

Mas, em contrapartida, existem regiões em que apesar de chover todos os dias durante a manhã, a tarde é ensolarada. Nesses casos, mesmo sendo um clima mais úmido, a geração de energia será o suficiente para suprir a demanda da residência, especialmente porque é entre as 12-18 horas em que consideramos o pico de produção de energia solar, quando o sol está mais alto e mais forte.

Quais as vantagens da energia solar no Brasil?

Economia na conta de luz

A principal vantagem de instalar energia solar fotovoltaica no Brasil é a economia na conta de luz, já que nos últimos anos o país vem enfrentando uma crise hídrica severa, fazendo com que o valor do kWh suba cada vez mais.

Como o sol é uma fonte renovável e mais certo do que a água, já que podemos enfrentar vários dias de seca, mas dificilmente ficaremos vários dias sem sol, a instabilidade das hidrelétricas também fazem com que o futuro do preço da eletricidade no Brasil seja incerto.

Retorno de investimento

Com a economia gerada na conta de luz, é possível recuperar todo o investimento feito em sistemas fotovoltaicos em até 10 anos, mas algumas famílias conseguem o retorno em aproximadamente 6 anos depois da instalação. 

Esse tempo depende exclusivamente do valor investido em energia solar e do valor que era gasto na conta de luz. Quanto maior a economia, mais rápido você consegue o retorno do investimento.

Alta durabilidade

As placas solares foram projetadas para durarem uma média de 25-30 anos, e antes disso, a única manutenção necessária será a limpeza do seu sistema, que deve ser feito a cada 6-8 meses dependendo da região em que você vive.

Climas mais secos demandam uma higienização mais constante, enquanto climas mais chuvosos fazem com que seja possível lavar suas placas apenas 1 vez por ano.

os painéis foram projetados para durarem mais de 20 anos
Os painéis foram projetados para durarem mais de 20 anos

A grande vantagem é que a higienização dos painéis solares é algo simples que pode ser feito por você, usando apenas um pano umedecido. Dependendo do local em que as placas foram instaladas, é possível fazer a limpeza sem precisar subir no telhado, apenas com o auxílio de um rodo e pano macio.

Agora que você aprendeu que é viável a energia solar no Brasil, não deixe de pesquisar mais a fundo todos os benefícios e vantagens da energia solar. Além de gerar uma grande economia no final do mês, que pode chegar a 95% do valor da sua conta, você também ajuda o meio ambiente e gera menos impacto na natureza usando uma fonte limpa e renovável.

Posts Similares