O LinkedIn possui atualmente mais de meio milhão de usuários, e é a principal rede social direcionada a contatos profissionais. Pode ser utilizada também por empresas, já que seu principal objetivo é proporcionar oportunidades para gerar conexões e relacionamentos. 

Com um perfil no LinkedIn, profissionais podem criar seus currículos, buscar vagas de emprego e fazer contato com pessoas do mundo todo.

As empresas, por sua vez, podem melhorar seu posicionamento de marca, se aproximar do seu público-alvo e ter mais facilidade na busca por profissionais qualificados.

Já faz alguns anos que o LinkedIn deixou de ser apenas um site para atualizar o currículo e se tornou a maior plataforma destinada a negócios. Sendo assim, tem um papel estratégico para profissionais e empresas.

Como a rede vem crescendo de forma acelerada, está ganhando novas funcionalidades. Confira nosso artigo a seguir para aproveitar tudo o que o LinkedIn tem a oferecer. 

O que é LinkedIn? 

A rede social LinkedIn foi lançada em 2003, quando diversas outras redes sociais estavam surgindo no Brasil. Ao contrário do Orkut e do Myspace, o LinkedIn segue firme e forte até hoje, e nos últimos anos ganhou ainda mais importância. 

Entenda melhor o LinkedIn
Entenda melhor o LinkedIn.

Trata-se de uma rede profissional, na qual cada usuário ou empresa cria seu próprio perfil e pode estabelecer conexões com outros membros. Como está associado à identidade profissional, as informações mais importantes de um perfil no LinkedIn são: 

  • Nome, cargo, local e informações de contato;
  • Sobre/Biografia;
  • Atividades (artigos, publicações, reações em posts);
  • Experiência profissional (currículo com a lista de empresas onde trabalhou ou trabalha);
  • Formação Acadêmica;
  • Licenças e certificados;
  • Competências e recomendações;
  • Conquistas (prêmios, projetos, publicações);
  • Interesses.

Inicialmente, a rede social contava apenas com algumas funções básicas, com o objetivo de promover o networking entre seus usuários.

Com o aumento de pessoas e empresas criando perfis na plataforma, o LinkedIn passou a adquirir outras funcionalidades, que o fizeram ser o que ele é hoje. 

Essas funcionalidades podem ser divididas em 4 categorias principais: 

  • Ferramentas para times de vendas criarem conexões com clientes em potencial;
  • Feed de publicações (onde os perfis podem manter contato com sua rede profissional ao compartilhar e consumir conteúdo);
  • Ferramentas para recrutar funcionários
  • Funcionalidades para ajudar candidatos a encontrar vagas de emprego (com a possibilidade de se candidatar diretamente pelo LinkedIn);

Um exemplo entre as principais inovações desenvolvidas pelo LinkedIn são as company pages, que funcionam de maneira semelhante às páginas do Facebook e foram desenvolvidas especialmente para que as empresas possam divulgar vagas de emprego, publicações e materiais.

Falaremos mais sobre essa funcionalidade em outro momento deste artigo. 

Atualmente, essa rede social está disponível em 24 idiomas, e recebe usuários de 200 países. Ao usá-la, é importante ter em mente que se trata de uma ferramenta profissional. Isso deve ser levado em conta desde o momento do cadastro. 

O LinkedIn é uma ferramenta extremamente profissional
O LinkedIn é uma ferramenta extremamente profissional,

Confira mais detalhes a seguir a respeito do funcionamento desta plataforma. 

Como funciona o Linkedin para empresas?

O LinkedIn oferece diversos recursos, e nesse tópico falaremos especialmente sobre aqueles que beneficiam negócios que têm perfil na rede e estão investindo em marketing digital.

Essa mídia social é útil não apenas para recrutar candidatos, mas também para a divulgação da organização como um todo. 

Essa rede pode ser uma ferramenta de vendas para seu time, já que permite criar conexões com potenciais clientes interessados nas soluções que você oferece.

Também é possível fazer publicações, compartilhar os valores da sua empresa, divulgar ofertas e utilizar o tráfego pago para alcançar consumidores em potencial. 

Uma das principais vantagens ao criar um perfil empresarial no LinkedIn é em relação ao posicionamento da marca. Por meio da página da sua empresa, você poderá compartilhar valores, objetivos, projetos e o que mais julgar interessante em relação ao seu posicionamento corporativo. 

Assim, além de ampliar a visibilidade do seu negócio, você também tem a chance de atrair e engajar pessoas alinhadas com a cultura organizacional construída em sua empresa.

Se conectar com pessoas e negócios que mantêm os mesmos objetivos que você é fundamental para fortalecer o que você acredita, como pautas sociais e ambientais, por exemplo, que são alguns dos pilares da energia sustentável. 

Outro benefício de usar a plataforma é a oportunidade de se aproximar do seu público-alvo. Essa troca de experiência com potenciais clientes serve para criar um diálogo direto e favorece a implementação de melhorias externas (com relação ao público) e internas (entre a liderança da empresa e os funcionários que compõem sua equipe).

O LinkedIn favorece uma cultura de feedback, na qual há maior liberdade para apontar as mudanças e adaptações necessárias.

Com isso, o cliente se sente à vontade para mostrar como sua experiência de consumo pode ser melhor, e assim os membros da empresa conseguem otimizar seu atendimento e outros pontos que merecem atenção. 

Outro aspecto interessante do LinkedIn para empresas é que ele auxilia na busca por profissionais. Como seu intuito é descomplicar o mercado de trabalho, disponibilizar vagas e ter acesso a candidatos se tornam tarefas mais fáceis.

Como utilizar essa ferramenta profissionalmente da forma correta
Como utilizar essa ferramenta profissionalmente da forma correta

A rede também ajuda a alinhar o perfil do candidato e do negócio, aumentando as chances de a parceria ser duradoura.

Para usufruir de todas essas vantagens, é importante investir um tempinho para criar sua company page. É por meio dela que você conseguirá construir reputação no mercado de energia solar, agregar valor ao público que te acompanha e, consequentemente, aumentar as chances de fechar negócios. 

A página da sua empresa precisa estar sempre atualizada e com informações relevantes para o seu público-alvo. Assim como deve ser feito em outras redes sociais, vale a pena criar um calendário editorial para garantir maior organização e coerência em suas postagens.

Oferecer conteúdo relevante é o caminho para criar um relacionamento forte e conquistar novos clientes para sua empresa.

Incluindo o LinkedIn para empresas em suas estratégias de marketing, você garante maior competitividade ao seu negócio e conseguirá melhorar seus resultados, sem precisar fazer grandes investimentos. Confira a seguir algumas dicas para aproveitar todo o potencial desta rede.

Invista em networking

Independente do momento atual de sua empresa, manter sua rede de contatos aquecida é algo primordial.

Por ser uma plataforma desenvolvida especialmente para o universo profissional, o LinkedIn é uma excelente ferramenta para criar networking, explorando relações com outros profissionais e organizações do seu segmento. 

Por meio de sua rede de conexões, a plataforma descobre contatos que tenham algo em comum com o seu perfil, apresentando conexões de 1º, 2º ou 3º grau. Isso oferece maior facilidade na hora de se apresentar, pedir indicações e propor parcerias.

Utilize a rede para estabelecer contato com pessoas e outras empresas e você poderá ter ótimos resultados. A plataforma permite estabelecer conexões, compartilhar o conteúdo de outros perfis, parabenizar pelas conquistas, etc.

Essas são maneiras de reforçar o vínculo com as pessoas, aumentar seu círculo de contatos, conhecer novos profissionais e se posicionar entre as pessoas de destaque na sua área. 

Faça parte de grupos com assuntos do seu interesse

Com uma proposta semelhante a do Facebook, o LinkedIn também possui grupos que reúnem profissionais com interesse em um mesmo tema. O diferencial é que reúnem profissionais de um mesmo segmento de mercado.

Nesses grupos, é possível criar publicações para fomentar debates e discussões sobre assuntos relevantes, tirar dúvidas sobre o seu setor, divulgar trabalhos e, claro, fazer networking também. 

Para encontrar comunidades de acordo com seus interesses profissionais, é só usar a ferramenta de busca da página inicial. Para visualizar os grupos que você faz parte, acesse a aba “Soluções” no menu superior. 

Como os grupos do LinkedIn podem ajudar sua empresa de energia solar
Como os grupos do LinkedIn podem ajudar sua empresa de energia solar.

A própria rede recomenda alguns grupos para você fazer parte, de acordo com o que seu algoritmo identifica como sendo compatível com seus interesses e seu perfil profissional.

Acesse cursos profissionalizantes no plano pago

Outro grande diferencial do LinkedIn é o LinkedIn Premium, um plano pago que oferece benefícios exclusivos. A assinatura libera o envio de mensagens para pessoas que não são conexões, e acesso a cursos profissionalizantes online. 

Assim, você pode aproveitar para melhorar seu próprio currículo ou até mesmo investir na capacitação de seus funcionários. As temáticas dos cursos variam, abordando desde assuntos mais gerais até os mais específicos.

Você pode encontrar materiais para aprender sobre Excel e gestão de pessoas, por exemplo, entre muitos outros. 

As aulas do LinkedIn Learning são ministradas por profissionais de todo o mundo, e estão disponíveis em português. O plano Premium do LinkedIn custa a partir de R$ 49,90 por mês.

Viu quantas vantagens o LinkedIn pode oferecer? Vale a pena investir em uma rede social com tantas possibilidades e recursos, não é?

Se esse artigo foi útil para você, compartilhe com as demais pessoas da sua equipe de trabalho para propagar os benefícios de criar um perfil para sua empresa no LinkedIn.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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