No dia 03 de março, a União Europeia, junto a Enel, lançaram o projeto “Raio de Esperança”. Assim, 5700 painéis solares serão doados através dessa iniciativa para a Ucrânia, que vive uma crise por culpa da guerra contra a Rússia.

Esse é um importante passo para a recuperação de um país que está devastado e não conta com eletricidade em boas partes de seu território. Confira como foi o lançamento deste projeto e o que esperar dele.

Doação de milhares de painéis solares

Ao todo, os 5700 painéis solares poderão gerar, juntos, cerca de 2 MW, ocupando um espaço de 1.400 m² em telhados. Eles serão divididos entre diversos prédios públicos essenciais, como hospitais, escolas e corpo de bombeiros. 

A entrega dos dispositivos será realizada pelo Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, ainda no começo deste ano.

Todos os painéis solares são produzidos na Europa, com ajuda do Fundo Europeu de Inovação. Espera-se que outras empresas também possam ajudar através de doações de dispositivos.

Com os contínuos ataques da Rússia, a Ucrânia tem dificuldade de manter setores básicos para sua população. Por isso, essa ação teve boa receptividade em diversos países da UE e de outros continentes.

Importância deste e de futuros projetos semelhantes

A partir da autossuficiência energética, a Ucrânia poderá pensar em maneiras de reconstruir tudo o que perdeu e ainda perde. Ainda mais para a população, que vive noites de escuridão e dias sem acesso ao mínimo de eletricidade.

Para isso acontecer, a Enel, uma empresa italiana do setor energético, entrou como parte doadora dos painéis solares. Todos os dispositivos terão produção da 3Sun Gigafactory, na Sicília, colocando-a como uma das maiores produtores de módulos fotovoltaicos da Europa.

Além disso, haverá uma comissão para acompanhar a instalação e utilização desses dispositivos para que não sejam comercializados. Outras 6 iniciativas de incentivo tecnológico e energético também foram aprovadas pela União Europeia nos últimos meses.

Painéis solares ajudarão na reconstrução da Ucrânia
Painéis solares ajudarão na reconstrução da Ucrânia

O bloco econômico quer, através de um fundo econômico, incentivar a sustentabilidade energética em diferentes partes do mundo. Por isso, tem destinado recursos para a produção de energia solar em vários países. 

Os projetos são enviados de diferentes empresas e autoridades que querem ajudar nessa pauta, passando pela aprovação de uma comissão. Caso o projeto seja aprovado, os recursos da União Europeia são destinados para o desenvolvimento do mesmo.

Em alguns casos, pode haver acordo de compra parcial da produção de energia para ajudar os países do bloco econômico a atingirem suas metas de sustentabilidade. Por isso, é possível esperar mais ações como essa nos próximos meses e anos.

Fonte: EU NEIGHBOURS east

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares