A onda de energia solar no Ceará, Brasil, está fazendo progressos notáveis, conforme relatado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). O estado alcançou mais de 63.000 conexões para geração própria de energia solar, abrangendo telhados e pequenos lotes.

Atualmente, a região possui uma capacidade operacional impressionante de 696,4 megawatts (MW) em residências, empresas, edifícios, propriedades rurais e estabelecimentos públicos. Esta robusta instalação coloca o Ceará na décima primeira posição no ranking nacional da Absolar, reforçando seu papel significativo na adoção de energias renováveis em todo o Brasil.

Energia solar no nordeste do país predomina

Com mais de 79.400 consumidores de eletricidade já se beneficiando de contas de energia reduzidas e maior autonomia e confiabilidade energética, o Ceará está testemunhando uma ampla adoção da energia solar.

Jonas Becker, coordenador estadual da Absolar no Ceará, comenta sobre o potencial de energia solar da região, destacando seu papel como polo crucial para o desenvolvimento da tecnologia solar. Ele destaca como a tecnologia fotovoltaica apresenta uma grande oportunidade de geração de empregos, geração de renda e atração de investimentos privados, ao mesmo tempo, em que contribui para a luta contínua contra as mudanças climáticas.

Além do Ceará, outras regiões do nordeste do país, como a Bahia, também estão colocando esforços para aumentar a acessibilidade de energias renováveis e a independência energética de suas cidades. Afinal, o clima nordestino contribui para uma alta eficiência energética dos painéis solares e ainda conta com vastas extensões de terra para implementação de fazendas solares.

5 bilhões de reais em investimento

O sucesso dessa jornada no Ceará pode ser medido pelos notáveis números financeiros acumulados desde 2012. O investimento em geração própria de energia fotovoltaica ultrapassou R$ 5 bilhões, abrindo caminho para a criação de mais de 19,9 milhões de empregos e gerando mais de R$ 952 milhões em receita para os cofres públicos.

Veja a potência que o Brasil esta se tornando, se tratando de energia solar
Veja a potência que o Brasil esta se tornando, se tratando de energia solar

Assim, seu notável progresso em energia solar está estabelecendo um exemplo inspirador para outras regiões do Brasil. O compromisso do estado com fontes de energia limpas e sustentáveis não apenas beneficia os consumidores em termos de economia de custos e eletricidade confiável, mas também contribui para os maiores esforços globais em direção a um futuro mais verde e ambientalmente consciente.

À medida que o Ceará continua liderando na adoção de energia solar, é provável que solidifique ainda mais sua posição como um ator-chave nos esforços nacionais e globais para combater as mudanças climáticas, promovendo o crescimento econômico e a resiliência energética para seus cidadãos.

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares