O funil de marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing digital que tem sido amplamente utilizada por empresas de diversas áreas para atrair, nutrir e converter leads em clientes. Essa técnica se baseia na criação de conteúdo relevante e valioso para o público-alvo em cada etapa do processo de compra, desde o reconhecimento do problema até a decisão de fechar negócio.

O funil de marketing de conteúdo pode ser uma ferramenta extremamente eficaz em vendas de energia solar, auxiliando para informar os consumidores sobre a tecnologia e seus benefícios, além de aumentar a percepção de valor da solução. 

Ao criar conteúdos que respondam às dúvidas e objeções dos potenciais clientes em cada etapa do funil, as empresas podem construir um relacionamento de confiança e autoridade no mercado, resultando em um aumento significativo nas vendas. 

Além disso, o marketing de conteúdo pode ajudar a posicionar a empresa como uma referência em energia solar e diferenciá-la da concorrência, o que pode ser um fator crítico em um mercado altamente competitivo.

Confira a seguir algumas dicas para obter sucesso em cada etapa do funil de marketing de conteúdo. 

Conteúdos para o topo do funil

O topo do funil é a primeira etapa do processo de conversão de um potencial cliente em um cliente real. Nesse momento, você deve atrair consumidores que se enquadrem nas personas definidas para o seu modelo de negócio.

Essas pessoas ainda não sabem muito sobre sua marca, mas estão buscando informações que possam ajudá-las a resolver um problema ou satisfazer uma necessidade. O que você pode fazer para conquistar a confiança delas, e permitir que elas se aproximem e se identifiquem com a sua empresa? 

Nessa fase, o objetivo principal é atrair a atenção do público-alvo e gerar interesse pelo que sua marca tem a oferecer. Isso é feito por meio da criação de conteúdo útil, informativo e relevante que responde às perguntas e necessidades dos clientes em potencial. 

Confira os conteúdos para utilizar no topo do funil

Os temas tratados devem ser mais gerais, como economia de energia ou sustentabilidade, por exemplo.

O conteúdo no topo do funil pode incluir artigos de blog, posts em redes sociais, infográficos, vídeos educativos e outras formas de conteúdo que ajudem a educar o público sobre o problema que sua marca resolve e como sua empresa pode ajudar.

Lembre-se que, nesse momento, os potenciais clientes ainda estão descobrindo e aprendendo mais sobre o problema que enfrentam.

Sendo assim, é de suma importância ser didático em sua abordagem e utilizar uma linguagem objetiva e acessível. Responda as dúvidas mais comuns do seu público para convencê-los de que seus problemas podem e devem ser solucionados o quanto antes. 

Também é preciso ressaltar que, nesta fase, o objetivo não é converter imediatamente os visitantes em clientes, até mesmo porque eles ainda não estão pensando em fazer uma compra. Essa é a hora de estabelecer um relacionamento com eles e construir confiança em relação à sua empresa.

Dicas para trabalhar o tipo do seu funil de marketing

É por isso que o conteúdo no topo do funil de marketing de conteúdo geralmente é gratuito e não exige que os usuários forneçam informações pessoais ou de contato. Invista em materiais que possam entreter seu público e informar de uma maneira mais dinâmica. 

Ainda não é o momento de citar sua empresa e as soluções de energia solar oferecidas por ela. No topo do funil, o ideal é oferecer conteúdos que chamem a atenção do consumidor, e, assim, desenvolver sutilmente seu interesse em determinado assunto.

Conteúdos para o meio do funil 

A próxima etapa é o meio do funil. No topo, o visitante ainda não sabia que tinha um problema, mas com os conteúdos de que você ofereceu na etapa anterior, ele passa a entender que precisa de uma solução.

Ao chegar no meio do funil, o visitante já se converteu em lead e atingiu certo nível de maturidade em relação aos seus problemas. Ele começa a perceber que, além de entender do assunto, você também é capaz de ajudá-lo a resolver a situação que ele está enfrentando.

Ou seja, no meio do funil o público já está um pouco mais familiarizado com a sua marca, e começou a entender quais necessidades os seus produtos ou serviços atendem, como os altos gastos com consumo de energia elétrica, por exemplo. O objetivo principal do meio do funil é educar e nutrir os leads, fornecendo informações mais detalhadas e específicas sobre seus produtos e serviços de energia solar. Sua abordagem deixa de ser generalista e passa a ser mais específica, como foco na solução oferecida pela sua empresa.

Isso é feito com conteúdo desenvolvido para responder perguntas mais específicas, e assim mostrar como sua solução pode ajudar o cliente a atingir seus objetivos de economia de energia.

Conteúdos para esta etapa do funil

Lembre-se que, nessa etapa, os leads já têm um repertório maior sobre o assunto. Fale sobre as vantagens e diferenciais do seu produto, e como ele conseguiu ajudar outras pessoas. Explique como a energia solar é gerada, como os sistemas fotovoltaicos funcionam e o impacto que eles podem ter em residências e empresas. 

Esse é o momento para mostrar ao lead quais são as consequências de não solucionar o problema, como continuar tendo gastos elevados com a conta de luz, por exemplo, e contribuindo com a exploração de fontes não renováveis de energia.

Foque no que pode ser interessante para a sua persona, sem falar, ainda, sobre as funcionalidades da sua solução.

O conteúdo no meio do funil pode incluir estudos de caso, webinars, e-books e outros tipos de conteúdo que ajudam a educar os clientes em potencial sobre as soluções que sua marca oferece. 

Por isso, é importante que o conteúdo seja mais direcionado e personalizado, levando em conta as necessidades do cliente. É uma oportunidade para a sua empresa mostrar que compreende seus problemas e que possui as soluções necessárias para resolvê-los.

Utilize palavras-chave mais específicas em seus artigos e posts de redes sociais, escolhendo aquelas que se relacionam mais diretamente com os problemas enfrentados por suas personas. Esse é o caminho para conseguir maiores conversões e fortalecer o relacionamento com sua audiência.

Esta etapa gera os Leads que geralmente estão mais interessados no seu produto ou serviço

Além disso, o conteúdo no meio do funil também pode ser usado para gerar leads qualificados, coletando informações de contato de potenciais clientes que estão interessados em suas soluções.

Isso pode ser feito através da oferta de materiais ricos para obter informações de contato, como um e-book ou uma demonstração gratuita de seus produtos em troca do e-mail ou telefone do consumidor

Conteúdos para o fundo do funil 

A última etapa do funil de conteúdo é o fundo do funil, formada pelo público que já está decidido a comprar e só precisa de um empurrãozinho para finalmente fechar negócio. 

Os consumidores que chegam nessa etapa geralmente já sanaram quase todas as suas dúvidas sobre a empresa e têm uma boa compreensão a respeito de como produtos ou serviços comercializados por ela podem ajudar a resolver seus problemas.

Nessa fase, é preciso encantar e incentivar os leads para que eles tomem uma ação de compra.

Nessa fase, o conteúdo deve ser voltado para convencer o consumidor de que o produto ou serviço da empresa é a melhor opção para resolver suas necessidades e desejos. Esse é um momento crucial para a conversão de leads em clientes, por isso é importante assumir o controle e se dedicar para fechar a venda. 

Para ter sucesso no fundo do funil, é importante entender o perfil do consumidor e as objeções comuns que eles podem ter.

A etapa decisiva do seu trabalho

Aproveite esse momento para esclarecer qualquer pequena dúvida que possa servir de impedimento para uma compra, e certifique-se de deixar seu cliente seguro de que está fazendo a escolha certa ao investir na solução da sua empresa.

Ao abordar essas objeções com conteúdo relevante e persuasivo, a empresa aumenta suas chances de conversão. Materiais que comprovem a relação custo-benefício, comparativos com a concorrência, cupons de desconto e cases de sucesso são alguns exemplos do que pode ser oferecido nesta etapa do funil. É hora de trazer dados convincentes e comprovar que sua empresa realmente entrega o que promete.

Como essa é a fase mais estreita do funil, os conteúdos são menos abrangentes e produzidos em menor escala. Garanta que seus clientes tenham uma experiência positiva e marcante nessa etapa, pois é também nesse momento que você garante a fidelização. 

Levar em conta essas sugestões é importante, mas vale ressaltar que conteúdos diversos podem ser utilizados em etapas diferentes do funil de marketing de conteúdo.

Porém, é importante lembrar que cada etapa cumpre uma função específica, com abordagens que são mais adequadas e propícias para garantir conversões.

Ficou satisfeito com esse conteúdo? Caso tenha restado alguma dúvida a respeito do funil de marketing de conteúdo, deixe sua pergunta nos comentários abaixo.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

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