O mercado de estacionamento solar está preparado para um crescimento significativo, passando de sua avaliação de 509,3 milhões de dólares em 2021 para um impressionante número projetado de 770,01 milhões de dólares até 2030, refletindo uma robusta Taxa Composta de Crescimento Anual (CAGR) de 4,7. %.

Esta indústria em expansão, onde a energia renovável se cruza com a infraestrutura de estacionamento, aproveita a energia solar para remodelar a produção de eletricidade, ao mesmo tempo que oferece sombra e proteção essenciais para os veículos estacionados.

À medida que o mundo abraça a sustentabilidade, o mercado de parques de estacionamento solares está numa trajetória crescente, oferecendo uma infinidade de vantagens, tais como emissões de carbono reduzidas, soluções energéticas econômicas e um impulso substancial para a adoção de energia limpa.

Estacionamento solar e o mercado global

O mercado de carport solar é segmentado de forma abrangente por tipo, aplicação, design e região. Entre estes, a garagem com disposição de veículos em uma fila destaca-se pela sua simplicidade e eficácia. Esta estrutura versátil pode ser fixada em edifícios existentes ou independente, tornando-a uma escolha ideal para áreas de estacionamento compactas.

Em termos de aplicações, as organizações sem fins lucrativos emergiram como líderes no mercado, graças à sua capacidade de implementar rapidamente sistemas de garagem solar com custos iniciais mínimos, impulsionando significativamente o crescimento do segmento.

Restrições e desafios

Os desafios enfrentados pelo mercado de garagem solar incluem altos custos de instalação e manutenção, atuando como um impedimento para potenciais adotantes. Condições climáticas adversas, como dias nublados e chuvosos, podem afetar a eficácia das coberturas solares.

Além disso, o custo do armazenamento de energia solar em células de bateria e a necessidade de soluções de armazenamento seguras representam obstáculos adicionais à expansão do mercado.

Tendências de mercado para o estacionamento solar

A mudança global para fontes de energia mais limpas está a impulsionar a procura de veículos elétricos (VE). Os abrigos solares estão a emergir como uma solução promissora, proporcionando espaços de estacionamento cobertos equipados com coberturas para proteger os VE da luz solar.

Estas garagens oferecem uma abordagem ecológica ao carregamento de veículos elétricos, combinando energia solar limpa com conveniência para o utilizador. À medida que a popularidade dos veículos elétricos continua a crescer, espera-se que a instalação e a aceitação de parques de estacionamento solares aumentem em conjunto para satisfazer as necessidades energéticas dos VE.

estacionamento solar para carros
Estacionamento solar para carros

A flexibilidade e versatilidade das garagens solares, capazes de gerar eletricidade para uso doméstico e créditos de rede, impulsionam a expansão do mercado. A energia solar está se tornando parte integrante da matriz energética, impulsionando ainda mais o crescimento do mercado.

Além disso, a colocação ideal de painéis solares em garagens solares aumenta a sua eficácia, tornando-os uma escolha preferida para soluções de energia sustentável.

Fonte: Globe News Wire

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares