Cada vez mais empresas e pessoas estão buscando maneiras de reduzir seu consumo de energia e, consequentemente, seus custos. É nesse contexto que a energia solar tem ganhado destaque, sendo vista como uma oportunidade para economizar a longo prazo, e deve ganhar destaque também durante a abordagem de vendas de produtos e serviços para tal.

Muitas vezes, no entanto, os clientes podem ter uma postura cética em relação a essas soluções, especialmente se não estiverem familiarizados com os detalhes técnicos. É aí que entra o papel do vendedor. 

Demonstrar ao cliente os resultados em economia de maneira prática e acessível é crucial para convencê-lo a investir em soluções de energia solar. Há algumas técnicas que podem te ajudar em relação a isso, e é sobre elas que iremos tratar neste artigo. 

Confira a seguir como demonstrar os resultados em economia de energia para os seus clientes durante a abordagem de vendas.

Use dados e estatísticas em sua abordagem de vendas

Informação é poder, certo? Então nada mais conveniente do que usar dados e estatísticas para demonstrar a economia de energia que o cliente pode esperar ao investir em um projeto de energia solar.

Ao apresentar informações concretas e mensuráveis, você garante uma base sólida para sua argumentação, o que serve para persuadir o cliente a considerar o produto ou serviço que você está oferecendo.

Faça uso de dados que ajudem na decisão do seu cliente  na abordagem de vendas

O vendedor deve considerar informações sobre o consumo médio de eletricidade no imóvel, as taxas de energia cobradas pela concessionária local e a redução de gastos que a solução pode oferecer.

Ao coletar informações sobre o consumo de energia atual do cliente, é possível mostrar como a energia solar pode fazer a diferença nas contas de luz no fim do mês.

Outra forma de usar os dados a seu favor é comparando suas ofertas com outras opções disponíveis no mercado. Use essas informações para mostrar como a sua é superior em termos de eficiência energética, custo-benefício e desempenho geral. 

Faça simulações virtuais

Recorrer a simulações também é uma maneira eficaz e prática de mostrar a economia que uma solução de energia solar pode oferecer ao cliente.

Simulações são modelos matemáticos ou computacionais que permitem prever o comportamento de um sistema em diferentes condições. Elas podem ser usadas para mostrar ao cliente como a solução da sua empresa pode reduzir os custos associados ao consumo de energia. 

Ofereça a oportunidade de simulações reais e online

Essas simulações podem ser baseadas em dados de histórico de consumo, ou em cenários hipotéticos baseados nas necessidades do cliente. São úteis para mostrar o desempenho de uma solução em diferentes cenários, como de acordo com as condições de luz solar, por exemplo.

Dessa forma, é possível simular diferentes situações e mostrar ao cliente como o sistema fotovoltaico em questão pode ser adaptável e eficiente em diferentes condições.

As simulações também podem ser usadas para avaliar o impacto de mudanças no sistema, como a substituição de equipamentos ou a implementação de novas tecnologias.

Ao permitir a visualização dos resultados em diferentes cenários e comparar diferentes soluções, as simulações podem ajudar a persuadir o cliente a implementar sua solução.

Há diversas ferramentas online e gratuitas que ajudam a fazer simulações para energia solar, como as disponibilizadas pela Solfácil.

Mencione exemplos de casos reais

Outra forma de comprovar a economia que a energia solar pode gerar nas contas de luz é mostrando exemplos de outros clientes que já usam a solução da sua empresa e que experimentaram uma economia significativa por conta desse investimento. 

Essa estratégia é chamada de prova social, e é muito eficaz para convencer o cliente de que o produto no qual ele está interessado pode realmente fazer a diferença em termos de economia de energia.

Ao apresentar casos reais de como a solução proposta foi implementada com sucesso e gerou economia, o cliente terá mais facilidade de entender como ela funciona na prática.

Utilize depoimento de clientes satisfeitos com seu trabalho

Dessa forma, você fortalece a confiança do cliente em relação ao seu trabalho, o que ainda serve como incentivo para que ele prossiga com a negociação.

Afinal, consumidores tendem a confiar mais em soluções que já tenham sido implementadas antes, principalmente se isso tiver acontecido em situações semelhantes às suas.

Outra vantagem de recorrer a cases de sucesso é que eles podem ajudar a identificar problemas específicos que potenciais clientes estejam enfrentando, facilitando a demonstração de como sua solução pode servir para resolvê-los.

Exemplos concretos de sucesso na instalação de energia solar servem para ilustrar o potencial da solução que você está propondo e como ela pode beneficiar o cliente.

Lembre-se de atentar para a similaridade entre diferentes clientes. Ao usar casos de vendas anteriores como exemplo, é preciso garantir que eles sejam relevantes para a situação em questão e apresentados de uma maneira clara e fácil de entender. 

Faça análises de retorno sobre investimento em sua abordagem de vendas

A Análise de Retorno sobre o Investimento (ROI) é uma ferramenta de gestão financeira utilizada para avaliar o desempenho financeiro de determinado investimento, comparando o ganho obtido com o custo envolvido.

É uma métrica que indica quantos anos serão necessários para recuperar o capital que foi investido. Se tratando de energia solar, a análise de ROI é utilizada para avaliar a viabilidade econômica de um projeto fotovoltaico.

Entenda como fazer análise de retorno de investimento

Ela considera, basicamente, o custo da instalação do sistema de energia solar (além de outras despesas associadas, como mão de obra e manutenção) e os ganhos financeiros gerados pelo sistema solar, que advém principalmente da economia na conta de energia elétrica.

Para realizar a análise de ROI, é preciso calcular o fluxo de caixa do investimento (que leva em conta o investimento inicial), o fluxo de caixa líquido anual (que é a economia de energia elétrica obtida), o período do investimento e a taxa de retorno desejada.

Esse último dado é o lucro que o comprador espera obter com o projeto, e varia de acordo com o risco do investimento.

O ROI é, geralmente, uma ferramenta importante para auxiliar na tomada de decisão sobre o investimento em energia solar, permitindo uma análise crítica dos custos e benefícios do projeto, e também para identificar oportunidades de melhoria de desempenho financeiro.

É, portanto, uma excelente forma de mostrar ao cliente quanto tempo levará para que o produto ou serviço se pague em termos de economia de energia. O ROI serve para mostrar que, mesmo que haja um custo inicial mais alto, a energia solar é um investimento muito valioso a longo prazo. Por isso, essa pode ser uma ferramenta poderosa para persuadir o cliente a implementar sua solução.

Ao apresentar análises de ROI ao cliente, é importante comunicar os resultados de forma clara, para que seja fácil de entender.

Gráficos, tabelas e outros recursos visuais para apresentação de dados são meios de ilustrar as informações de maneira atraente e fácil de entender, mostrando claramente o tempo necessário para recuperar o investimento inicial e os benefícios contínuos ao longo da vida útil do sistema solar fotovoltaico.

Veja a importância de fazer análise de retorno de investimento para o seu cliente em sua abordagem de vendas

Embora o ROI geralmente seja calculado a longo prazo, em alguns casos pode ser necessário mostrar resultados a curto prazo para incentivar o cliente a investir.

Ao mostrar como a solução proposta pode gerar economia de energia, você ajuda o cliente a entender o valor financeiro envolvido.

Ao usar qualquer uma dessas técnicas, lembre-se de adaptar a abordagem às necessidades específicas do cliente e mostrar como o produto ou serviço pode beneficiá-lo diretamente em termos de economia de energia. 

Com a abordagem de vendas certa, é possível convencer o cliente de que o investimento em um produto ou serviço de eficiência energética vale a pena.

Por outro lado, utilizar uma variedade de técnicas pode ajudar a demonstrar os benefícios do produto ou serviço de forma mais clara e convincente, aumentando as chances de sucesso nas vendas. Avalie o que faz mais sentido de acordo com a sua empresa e com cada cliente.

Este conteúdo foi útil para você? Se você gostou do que viu por aqui, siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn e no YouTube!

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares