Em 20 anos, o poder total de capacidade da energia solar cresceu em 500 vezes. Sendo que apenas em 2002, apenas havia 2 GW (Gigawatts) de produção.  Em 2023, esse número foi para 1 TW (Terawatt). Até o momento, geração solar cobre apenas 3,5% da produção de eletricidade mundial. Contudo, o esperado é que nos próximos anos esse valor seja triplicado.

Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), até 2024, a energia solar deve passar a hidrelétrica em sua capacidade de instalações, se tornando maior que a de gás, em 2026, e que a de carvão, em 2027.

Vantagens e desvantagens da energia solar

Vantagens

  • A energia solar é a mais barata da história

Uma das principais razões do crescimento desse tipo de energia é seu baixo custo que, em 10 anos, caiu quase que 90%. Por exemplo, em 2010, um megawatt-hora custava 350 dólares, e você poderia obter a mesma potência em carvão ou gás por apenas 100 dólares. Mas em 2022, esse custo caiu para apenas 20 dólares.

  • É possível ter em casa

Diferente de outras fontes de energia, como hidrelétricas e eólicas, a energia solar pode ser instalada nas casas das pessoas. Um sistema solar no telhado produz energia elétrica suficiente para cobrir os custos da casa, e ainda o excesso pode ser vendido para as companhias. Apesar das instalações terem um custo razoável, elas se pagam em 7 e 8 anos e duram mais de 25 anos.

  • Sustentabilidade

E uma grande vantagem desse tipo de sistema, é que ele é sustentável. Os painéis solares não produzem carbono e nem necessitam de alagamentos em regiões extensas para construção do sistema. E é justamente por isso que na luta contra a mudança climática, a energia solar surge como uma alternativa verde.

Desvantagens

  • Produção dependente do clima

A variabilidade de produção é um dos maiores problemas desse tipo de energia, afinal ele depende da irradiação. E em dias com muitas nuvens, os painéis chegam a ter uma queda de 20 a 40% na sua produção.

  • Comprometimento

Após serem instaladas na casa, caso a pessoa se mude, será difícil de levar as placas solares ou reinstalá-las em outro lugar. Assim, esse tipo de sistema demanda um nível de comprometimento. Porém, se vendido junto com a casa, isso pode garantir uma valorização de até 4%.

  • Reciclagem dos painéis solares

Outro ponto negativo, é que ainda não existe uma boa maneira de reciclar os painéis solares. Isso porque seus componentes são principalmente alumínio e vidro, o que dificulta seu reuso. Contudo, diversas companhias vêm testando e desenvolvendo maneiras de resolver esse problema. 

placas de paineis solares ao ar livre com nuvens
Painéis solares mais modernos

O que podemos esperar para os próximos anos da energia solar?

Uma novidade é que agora é possível não só instalar painéis em superfícies, mas também na água. Plantas solares flutuantes trazem uma tecnologia nova para esse tipo de energia, que permite o uso de todos os metros quadrados de um país. Além de também terem uma produção de 5 a 10% maior que os sistemas em terra.

O Japão também trouxe o tecido com elementos fotovoltaicos. Dessa forma, você pode colocar uma jaqueta feita com esse tecido e ao caminhar pela rua conectar ao seu celular e mantê-lo carregado. E apesar de parecer coisa de filme, protótipos já podem ser comprados na Amazon.

Além disso, a forma de realizar propagandas pode se tornar mais modernizada com as películas solares. Essas películas deixam passar a luz do sol para o painel, que ao ser aquecido pode exibir o que se quiser em sua superfície. Dessa forma, é possível exibir anúncios e propagandas através de combinações de painéis solares.

Por fim, a energia solar vem para trazer diversas tecnologias mais sustentáveis e incríveis, apesar de ter que superar ainda alguns desafios assim como toda tecnologia emergente.

Fonte: Hackernoon

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares