Cada vez mais os cientistas estão buscando maneiras de implementar projetos solares com benefícios para o meio ambiente. Uma forma de fazer isso é usar painéis solares para restaurar o solo e atrair maior fauna.

Recentemente, alguns projetos deste tipo começaram a ganhar vida ao redor do mundo e trazer resultados positivos. Agora, a Califórnia traz outro avanço com mais um projeto solar de grande porte e inovador no setor.

Projeto de restauração com painéis solares

Um novo projeto colaborativo visa restaurar a pradaria e o habitat dos polinizadores sob painéis solares e ao longo de outras porções de 20 acres em Sacramento County, Califórnia. 

O projeto de energia restauradora está no local de uma usina nuclear desativada e faz parte das terras ancestrais das tribos nativas. Também apoia o Plano Carbono Zero 2030 da Sacramento Municipal Utility District SMUD.

Uso de painéis solares com restauração ambiental apoiará o futuro sustentável
Uso de painéis solares com restauração ambiental apoiará o futuro sustentável

A equipe do projeto criará um habitat de polinizadores sob painéis solares estabelecidos e medirá as mudanças na energia, carbono do solo e custos de gerenciamento no local de energia restauradora de Rancho Seco. 

Os resultados esperados incluem o estabelecimento de espécies de plantas nativas promovendo habitats de polinizadores e monitoramento de carbono no solo.

Relatos sobre o projeto e colaboradores

Os colaboradores incluem a Universidade da Califórnia em Davis, a Xerces Society for Invertebrate Conservation, a D.E. Shaw Renewable Investments e a NovaSource Power em seu projeto multifásico de quatro anos. 

“O projeto é uma colaboração única na interseção de comunidades, biodiversidade e energia favorável ao clima. A demonstração bem-sucedida pode fornecer o modelo para futuros projetos de energia renovável em todo o país que são restauradores não apenas em seus quilowatts, mas também para a população local e a biodiversidade.”

Jessica Fox, executiva técnica sênior e bióloga de conservação da EPRI. 

A propriedade de 2.000 acres agora abriga a usina de energia de Cosumnes, uma reserva natural de projeto solar em grande escala e uma extensa área de preservação ambiental de fauna e flora.

“Estamos tentando criar um modelo que outros desenvolvedores de energia solar possam seguir. Esta é uma oportunidade de empilhar a pradaria da Califórnia com energia solar e começar a restaurar 98% do habitat da pradaria que foi perdido.”

Rebecca R. Hernandez, professora associada da UC Davis e diretora do Wild Energy Center.

O SMUD faz parte da iniciativa Power-In-Pollinators, lançada em 2018, a iniciativa é a maior colaboração de empresas de energia da América do Norte que trabalham para entender os polinizadores.

“Estamos entusiasmados por este projeto considerar vários níveis de energia, incluindo energia solar, as necessidades de energia do ecossistema biológico e a restauração da energia cultural para nossas comunidades.”

Kathleen Ave, estrategista sênior de clima e ecossistema da SMUD e copresidente da iniciativa Power-In-Pollinators.

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares