Smartflower Solar é considerada atualmente o que há de mais moderno e esteticamente agradável quando o assunto é geração de energia solar fotovoltaica. Trata-se de uma escultura tecnológica em forma de girassol, ideal para quem gostaria de investir em energia solar e design em simultâneo. 

A tecnologia se inspira na natureza para produzir mais energia, rastreando o movimento do Sol de leste a oeste e garantindo uma captação de luz maior durante todo o dia. 

Confira a seguir mais detalhes sobre a Smartflower Solar e como ela funciona. 

Inspiração que vem da natureza

A smartflower consiste em módulos solares acoplados a uma máquina capaz de seguir a movimentação do sol, simulando a aparência e os movimentos heliotrópicos dos girassóis. É composta por painéis de alta eficiência, com um inversor que fica no interior do seu “caule”. 

Cada “pétala” que forma a SmartFlower possui 12 painéis fotovoltaicos, capazes de captar a energia solar em um ângulo de até 90 graus. Foi desenvolvida para ter um sistema de rastreamento duplo, e por isso o equipamento gira em torno do próprio eixo.

Smartflower Solar
Smartflower Solar

Dessa forma, consegue ajustar o ângulo de entrada de luz para garantir uma absorção maior independente da posição do Sol e das condições climáticas.

Como já deu para notar, a Smartflower é muito mais do que um sistema fotovoltaico com design mais atraente. Todo o seu planejamento foi desenvolvido para unir beleza com alto padrão tecnológico. Confira mais sobre isso no próximo item. 

Smartflower : Última palavra em tecnologia fotovoltaica

Desenvolvida por uma empresa sediada em Boston (EUA), a Smartflower Solar tem em torno de 5 metros de altura e seus painéis abrem e fecham conforme a trajetória realizada pelo Sol. 

Outro dos principais diferenciais do equipamento é sua capacidade de perceber possíveis situações de risco, como ventanias e chuvas intensas. Nessas ocasiões, recolhe-se automaticamente, diminuindo o risco de danos nos módulos solares.

O mesmo acontece ao pôr do sol, quando o equipamento se dobra e realiza sua própria limpeza automaticamente. Ao amanhecer, a Smartflower se abre de novo para começar a captar o máximo de luz solar disponível.  

Smartflower : Última palavra em tecnologia fotovoltaica
Smartflower : Última palavra em tecnologia fotovoltaica

Sua capacidade de gerar eletricidade é de aproximadamente 5 mil kWh por ano, o equivalente à demanda de energia de uma casa comum com até quatro moradores. Fazendo uso da robótica avançada e de automação, o equipamento rastreia os movimentos do Sol de maneira inteligente, e por isso consegue gerar até 40% a mais de energia do que os painéis solares estacionários tradicionais. 

Essa é a única solução do mundo a unir o design à solução inteligente para produzir energia limpa e sustentável, que pode ser aproveitada em residências, empresas e até mesmo automóveis. 

Além de representar o ápice da união entre arte e alta tecnologia, o dispositivo oferece o que há de melhor em praticidade. Se você achou que era impossível a instalação de equipamentos fotovoltaicos ser ainda mais simples e prática, prossiga para o próximo tópico.

Mais praticidade na instalação

A tecnologia aplicada no dispositivo vai além da geração de energia, pois a praticidade na instalação também surpreende.

Se os painéis convencionais já são simples de serem instalados, a Smartflower supera e muito esse aspecto, pois a estrutura vem pré-montada, com as “pétalas” fechadas, e pode ser acomodada em poucas horas no local da instalação. Também por essa razão pode ser facilmente realocada no caso de mudanças de casa, por exemplo. 

O processo de instalação da Smartflower leva em torno de quatro a cinco horas, dependendo da quantidade de painéis necessários para atender a demanda de energia do projeto fotovoltaico.  

A fixação da base da estrutura é algo fundamental a ser observado durante a instalação, bem como a configuração do software que receberá as coordenadas. Esses fatores são imprescindíveis, pois o equipamento precisa ter informações precisas a respeito da latitude e longitude, para maior assertividade no rastreio do Sol.

Mais praticidade na instalação
Mais praticidade na instalação

Outro detalhe que faz toda a diferença é a presença de cerdas nas “pétalas”, responsáveis por fazer a limpeza das placas solares. Isso torna a Smartflower praticamente autolimpante, já que as cerdas fazem a limpeza quando as pétalas abrem e fecham, movimentação essa que acontece todos os dias com o nascer e pôr do sol. 

Além de ser autolimpante, a Smartflower também pode ser autossuficiente, dependendo ainda menos do abastecimento da energia pela distribuidora. Confira abaixo.

Possibilidade de armazenamento de energia

Outro grande diferencial a favor da Smartflower em relação aos demais tipos de geradores fotovoltaicos é o seu sistema de baterias inteligentes. Além de captar a luz do Sol com maior eficiência, o dispositivo possibilita o armazenamento de energia. Assim, o equipamento pode ficar desligado da rede elétrica de distribuição durante o seu funcionamento. 

As baterias que compõem seu sistema fornecem o dobro de eletricidade reutilizável, carregam 100 vezes mais rápido e possuem um ciclo de vida útil 50 vezes maior quando comparadas às células convencionais, normalmente feitas de chumbo-ácido, as mais utilizadas no armazenamento de energia solar. 

Possibilidade de armazenamento de energia
Possibilidade de armazenamento de energia

Agora que você já está por dentro de todas as vantagens oferecidas pela Smartflower Solar, que tal irmos logo para o que interessa? Se você está curioso para saber o preço a ser pago por tamanha inovação tecnológica, dê uma espiada no próximo item. 

Homologação e custo do dispositivo Smartflower

Para obter uma Smartflower é preciso investir US$ 31 mil, o equivalente a R$ 151 mil na cotação atual do dólar. Como tem um custo elevado, é indicado principalmente para parques, zoológicos e redes públicas de abastecimento. Como esses clientes tendem a ser maiores e com maior consumo de energia, conseguem recuperar o investimento inicial em alguns anos. 

Além disso, as grandes companhias tendem a ser as mais interessadas nesse investimento por ser um produto que tem forte apelo de marketing.

Homologação e custo do dispositivo Smartflower
Homologação e custo do dispositivo Smartflower

O seu visual chama a atenção, contribuindo com o debate em prol da sustentabilidade e da automação de novas formas de geração de energia. Acaba tendo um impacto muito positivo, como um cartão de visitas da empresa e até mesmo uma marca registrada, por ser um equipamento diferenciado e altamente tecnológico. 

O projeto, a instalação e a homologação da Smartflower são realizados normalmente, como acontece com um gerador fotovoltaico comum. A principal diferença fica por conta do design da peça, planejado para otimizar a geração de energia e promover maior praticidade no seu funcionamento e limpeza.

Melhor parceira do Integrador

Muito mais que um banco, somos uma empresa parceira e oferecemos um ecossistema completo de soluções para o integrador de energia solar.

A Solfácil é uma plataforma tecnológica para financiamento de energia solar feita para você, integrador. Em nossa plataforma, você poderá controlar todos os seus projetos de financiamento e homologação em processos bem definidos.

Tudo 100% digital, para que você, parceiro integrador, consiga vender cada vez mais.

Sendo nosso parceiro, você terá acesso a uma solução financeira robusta que vai ajudar a viabilizar totalmente os seus projetos, pois seu cliente sempre terá uma opção de economia imediata com prazos de até 120 meses.

Confira aqui o story do post

Posts Similares

Estórias Solares