Smartflower Solar é considerada atualmente o que há de mais moderno e esteticamente agradável quando o assunto é geração de energia solar fotovoltaica. Trata-se de uma escultura tecnológica em forma de girassol, ideal para quem gostaria de investir em energia solar e design em simultâneo.
A tecnologia se inspira na natureza para produzir mais energia, rastreando o movimento do Sol de leste a oeste e garantindo uma captação de luz maior durante todo o dia.
Confira a seguir mais detalhes sobre a Smartflower Solar e como ela funciona.
Inspiração que vem da natureza
A smartflower consiste em módulos solares acoplados a uma máquina capaz de seguir a movimentação do sol, simulando a aparência e os movimentos heliotrópicos dos girassóis. É composta por painéis de alta eficiência, com um inversor que fica no interior do seu “caule”.
Cada “pétala” que forma a SmartFlower possui 12 painéis fotovoltaicos, capazes de captar a energia solar em um ângulo de até 90 graus. Foi desenvolvida para ter um sistema de rastreamento duplo, e por isso o equipamento gira em torno do próprio eixo.

Dessa forma, consegue ajustar o ângulo de entrada de luz para garantir uma absorção maior independente da posição do Sol e das condições climáticas.
Como já deu para notar, a Smartflower é muito mais do que um sistema fotovoltaico com design mais atraente. Todo o seu planejamento foi desenvolvido para unir beleza com alto padrão tecnológico. Confira mais sobre isso no próximo item.
Smartflower : Última palavra em tecnologia fotovoltaica
Desenvolvida por uma empresa sediada em Boston (EUA), a Smartflower Solar tem em torno de 5 metros de altura e seus painéis abrem e fecham conforme a trajetória realizada pelo Sol.
Outro dos principais diferenciais do equipamento é sua capacidade de perceber possíveis situações de risco, como ventanias e chuvas intensas. Nessas ocasiões, recolhe-se automaticamente, diminuindo o risco de danos nos módulos solares.
O mesmo acontece ao pôr do sol, quando o equipamento se dobra e realiza sua própria limpeza automaticamente. Ao amanhecer, a Smartflower se abre de novo para começar a captar o máximo de luz solar disponível.

Sua capacidade de gerar eletricidade é de aproximadamente 5 mil kWh por ano, o equivalente à demanda de energia de uma casa comum com até quatro moradores. Fazendo uso da robótica avançada e de automação, o equipamento rastreia os movimentos do Sol de maneira inteligente, e por isso consegue gerar até 40% a mais de energia do que os painéis solares estacionários tradicionais.
Essa é a única solução do mundo a unir o design à solução inteligente para produzir energia limpa e sustentável, que pode ser aproveitada em residências, empresas e até mesmo automóveis.
Além de representar o ápice da união entre arte e alta tecnologia, o dispositivo oferece o que há de melhor em praticidade. Se você achou que era impossível a instalação de equipamentos fotovoltaicos ser ainda mais simples e prática, prossiga para o próximo tópico.
Mais praticidade na instalação
A tecnologia aplicada no dispositivo vai além da geração de energia, pois a praticidade na instalação também surpreende.
Se os painéis convencionais já são simples de serem instalados, a Smartflower supera e muito esse aspecto, pois a estrutura vem pré-montada, com as “pétalas” fechadas, e pode ser acomodada em poucas horas no local da instalação. Também por essa razão pode ser facilmente realocada no caso de mudanças de casa, por exemplo.
O processo de instalação da Smartflower leva em torno de quatro a cinco horas, dependendo da quantidade de painéis necessários para atender a demanda de energia do projeto fotovoltaico.
A fixação da base da estrutura é algo fundamental a ser observado durante a instalação, bem como a configuração do software que receberá as coordenadas. Esses fatores são imprescindíveis, pois o equipamento precisa ter informações precisas a respeito da latitude e longitude, para maior assertividade no rastreio do Sol.

Outro detalhe que faz toda a diferença é a presença de cerdas nas “pétalas”, responsáveis por fazer a limpeza das placas solares. Isso torna a Smartflower praticamente autolimpante, já que as cerdas fazem a limpeza quando as pétalas abrem e fecham, movimentação essa que acontece todos os dias com o nascer e pôr do sol.
Além de ser autolimpante, a Smartflower também pode ser autossuficiente, dependendo ainda menos do abastecimento da energia pela distribuidora. Confira abaixo.
Possibilidade de armazenamento de energia
Outro grande diferencial a favor da Smartflower em relação aos demais tipos de geradores fotovoltaicos é o seu sistema de baterias inteligentes. Além de captar a luz do Sol com maior eficiência, o dispositivo possibilita o armazenamento de energia. Assim, o equipamento pode ficar desligado da rede elétrica de distribuição durante o seu funcionamento.
As baterias que compõem seu sistema fornecem o dobro de eletricidade reutilizável, carregam 100 vezes mais rápido e possuem um ciclo de vida útil 50 vezes maior quando comparadas às células convencionais, normalmente feitas de chumbo-ácido, as mais utilizadas no armazenamento de energia solar.

Agora que você já está por dentro de todas as vantagens oferecidas pela Smartflower Solar, que tal irmos logo para o que interessa? Se você está curioso para saber o preço a ser pago por tamanha inovação tecnológica, dê uma espiada no próximo item.
Homologação e custo do dispositivo Smartflower
Para obter uma Smartflower é preciso investir US$ 31 mil, o equivalente a R$ 151 mil na cotação atual do dólar. Como tem um custo elevado, é indicado principalmente para parques, zoológicos e redes públicas de abastecimento. Como esses clientes tendem a ser maiores e com maior consumo de energia, conseguem recuperar o investimento inicial em alguns anos.
Além disso, as grandes companhias tendem a ser as mais interessadas nesse investimento por ser um produto que tem forte apelo de marketing.

O seu visual chama a atenção, contribuindo com o debate em prol da sustentabilidade e da automação de novas formas de geração de energia. Acaba tendo um impacto muito positivo, como um cartão de visitas da empresa e até mesmo uma marca registrada, por ser um equipamento diferenciado e altamente tecnológico.
O projeto, a instalação e a homologação da Smartflower são realizados normalmente, como acontece com um gerador fotovoltaico comum. A principal diferença fica por conta do design da peça, planejado para otimizar a geração de energia e promover maior praticidade no seu funcionamento e limpeza.
Melhor parceira do Integrador
Muito mais que um banco, somos uma empresa parceira e oferecemos um ecossistema completo de soluções para o integrador de energia solar.
A Solfácil é uma plataforma tecnológica para financiamento de energia solar feita para você, integrador. Em nossa plataforma, você poderá controlar todos os seus projetos de financiamento e homologação em processos bem definidos.
Tudo 100% digital, para que você, parceiro integrador, consiga vender cada vez mais.
Sendo nosso parceiro, você terá acesso a uma solução financeira robusta que vai ajudar a viabilizar totalmente os seus projetos, pois seu cliente sempre terá uma opção de economia imediata com prazos de até 120 meses.