Na Austrália, diversas fazendas solares foram construídas devido à transição para energia renovável. Assim, houve um grande aumento da produção de energia solar mas, que também, trouxe diversos outros benefícios, como a melhoria da biodiversidade.

Nas áreas rurais, foram identificadas melhorias de plantio, saúde de animais e surgimento de polinizadores. Então, o solo também melhorou, junto com a alimentação da agropecuária.

Assim, também surgiu o conceito do agrovoltaico, onde diversas pesquisas avançaram nos últimos anos. Confira como está sendo essa transição na Austrália e que serve de modelo para outros países.

Importância da energia solar na biodiversidade australiana

Recentemente, as áreas protegidas no país chegaram a apenas 9% do território total. Isso passou a preocupar as autoridades, ainda mais com o avanço do desmatamento em detrimento da agricultura.

Por isso, o governo avançou medidas para o incentivo da implementação da energia solar nesses meios. Essa foi a solução encontrada para a manutenção da biodiversidade mesmo no meio agrícola.

Algumas pesquisas demonstraram que a sombra dos painéis solares geram mais locais para os animais descansarem. Bem como, se tornaram propícias para a plantação de flores que atraem polinizadores e outros animais essenciais no equilíbrio ambiental.

Normalmente, os campos agrícolas são planícies de pastos sem nenhuma diversidade. Então, os painéis fotovoltaicos adicionam um fator tridimensional favorável. A isso, se deu o nome de “micro-habitats” para a fauna e flora local.

A infraestrutura solar também cria um mosaico de manchas de sol e sombra – e assim fornece muitos “micro-habitats” para plantas e animais. Além disso, isso gera benefícios não só para a biodiversidade mas, também, para os produtores.

Ambientes saudáveis para a fauna e flora

Pesquisas sugerem que, com o aumento da biodiversidade, os animais se tornam mais saudáveis. Isso diminui a necessidade de medicamentos e tratamentos. Bem como, produz carnes e produtos melhores e com menores riscos de contaminação.

Assim, o pasto é melhor para a alimentação de vacas, ovelhas e outros animais locais. Bem como, os polinizadores podem trazer outros tipos de plantas que estão cada vez mais escassas na vegetação local.

Fazendas de energia solar são a chave para um futuro sustentável na agricultura
Fazendas de energia solar são a chave para um futuro sustentável na agricultura

Além disso, há uma menor necessidade de uso de pesticidas, uma vez que predadores naturais chegam aos locais. Então, percebe-se uma menor presença de pragas e insetos indesejados.

Ou seja, o equilíbrio natural da biodiversidade favorece o crescimento da produção agrícola e de animais voltados para a alimentação, tecidos e outros materiais. Por outro lado, o solo se torna mais rico para o plantio.

Portanto, percebe-se que a estratégia utilizada pelo governo local foi benéfica para todos. Os produtores ganharam melhores condições de trabalho, os animais melhoraram suas saúdes, a biodiversidade ressurgiu e, ainda, há a geração de energia solar para os locais.

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares