A Tecnologia Shadow Scan é uma inovação incorporada em todos os inversores on-grid até 60KW. Que tem como objetivo, otimizar o desempenho de strings em cenários parcialmente sobrados.

Quando um painel solar é afetado por sombras parciais, sua capacidade de geração energética é comprometida, podendo levar o MPPT a perder o rastreamento do ponto de máxima potência (MPP) do conjunto, resultando em uma diminuição do rendimento energético.

A dinâmica do Shadow Scan envolve a realização de varreduras periódicas no conjunto de painéis, identificando áreas que estejam sob sombreamento. Ao detectar a presença de um painel nessas condições, o inversor com MPPT recalcula de forma automática o MPP do conjunto e reajusta o rastreamento, garantindo assim que o sistema continue operando no seu potencial máximo, mesmo diante das adversidades causadas pelo sombreamento.

A relevância do recurso Shadow Scan é especialmente significativa em sistemas solares instalados em regiões propensas a sombreamentos frequentes.

Seus benefícios são notáveis:

  1. Ampliação da Geração de Energia: Em cenários de sombreamento, a Tecnologia Shadow Scan pode potencializar a produção energética do sistema em até 20%.
  2. Elevação da Eficiência: Reduzindo a perda de energia decorrente do sombreamento, o Shadow Scan contribui para um aproveitamento mais eficiente da operação do sistema solar.
  3. Minimização de Custos: O recurso auxilia a reduzir os custos relacionados à geração de energia solar, otimizando a produção e mitigando as perdas devido ao sombreamento.

Se você está ponderando sobre a implantação de um sistema solar em uma área com potencial para sombreamento, é fundamental buscar um inversor MPPT que ofereça a Tecnologia Shadow Scan. Isso garantirá um desempenho global aprimorado e um controle mais eficiente dos custos energéticos.

Qual a diferença prática?

A abordagem do Shadow Scan é uma técnica eficaz para aprimorar a geração de energia em sistemas solares quando ocorre sombreamento. É uma técnica relativamente simples e pode ser implementada em qualquer inversor solar até 60KW.

Gráfico de escaneamento Shadow Scan.

O que muda de fato:

Sem o Shadow Scan, em inversores solares com MPPT convencionais, apenas a parte final da curva de máxima potência das strings é rastreada. O MPPT trabalha com base no primeiro ponto encontrado ao realizar o rastreamento periódico da curva, o qual pode não obter o melhor desempenho dos módulos fotovoltaicos.

Com o Shadow Scan, o MPPT rastreia a curva por inteiro e com maior frequência, encontrando o melhor ponto dentre todas as possibilidades e otimizando e garantindo o máximo desempenho dos módulos fotovoltaicos.

Como funciona a tecnologia Shadow Scan

A tecnologia Shadow Scan desempenha um papel crucial ao escanear periodicamente os painéis solares em busca de áreas sombreadas. Quando um painel está sob sombra, o MPPT recalcula o Ponto de Potência Máxima (MPP) do painel afetado e reinicia o rastreamento. Isso garante que o sistema continue operando em sua capacidade máxima, mesmo quando há sombreamento.

O processo de funcionamento do Shadow Scan se dá da seguinte forma:

  1. O MPPT começa a monitorar a corrente e a tensão de cada painel solar na sequência.
  2. Com base nessas medições, o inversor MPPT calcula o MPP de cada painel solar.
  3. O MPPT compara os MPPs de todos os painéis solares na sequência.
  4. O MPPT identifica o painel solar com o MPP mais baixo.
  5. O MPPT ajusta a tensão da sequência para atingir o MPP do painel solar com o MPP mais baixo.
  6. O MPPT continua a verificar a sequência em busca de painéis sombreados, ajustando a tensão conforme necessário.

Essa tecnologia é especialmente útil em situações onde sombreamento é comum, pois permite que o sistema continue a produzir energia de maneira otimizada, minimizando as perdas. Ela é uma demonstração do contínuo desenvolvimento e aprimoramento das tecnologias solares, tornando-as mais resilientes e eficientes.

Além disso, sua simplicidade de implementação a torna uma adição valiosa para qualquer sistema de energia solar.

Quando ligar ou não a função Shadown Scan?

A funcionalidade de Shadow Scan opera realizando varreduras periódicas nos painéis solares para identificar áreas sombreadas. Quando um painel é detectado como estando sob sombra, a função MPPT recalcula o Ponto de Potência Máxima (MPP) desse painel e retoma o processo de rastreamento.

Entretanto, o Shadow Scan também pode resultar em uma ligeira perda de eficiência. Isso ocorre porque o inversor MPPT precisa elevar a voltagem da string para alcançar o MPP do painel solar que possui o MPP mais baixo.

No caso de seu sistema solar não apresentar sombreamento, é mais apropriado desativar a função Shadow Scan. Essa decisão contribuirá para evitar a perda de eficiência e para aprimorar o desempenho global do sistema.

Aqui estão algumas sugestões para ajudar a determinar se você deve ativar ou desativar o Shadow Scan:

  1. Leve em consideração a quantidade de sombreamento em seu sistema solar. Em situações de sombreamento substancial, o Shadow Scan pode ser valioso para aprimorar a produção de energia.
  2. Avalie o tipo de inversor solar que está sendo utilizado. Alguns modelos de inversores solares podem não ser compatíveis com a função Shadow Scan.
  3. Analise a eficiência geral do seu sistema solar. O Shadow Scan pode provocar uma ligeira perda de eficiência, portanto, ponderar os benefícios e as desvantagens é crucial antes de decidir ativar ou desativar a funcionalidade.

Um teste bastante simples para avaliar a eficiência do Shadow Scan no seu sistema é ativá-lo durante um dia e desativá-lo no dia seguinte, e então realizar uma comparação geral.

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares