Um avanço inovador no armazenamento de energia solar surgiu através do desenvolvimento de um novo tipo de “photoswitch” molecular capaz de aproveitar a energia solar quando exposta à luz visível.

Ao contrário dos métodos tradicionais de armazenamento de energia, esta inovação apresenta estabilidade na forma sólida, abordando os desafios relacionados à estabilidade térmica e sensibilidade além do espectro ultravioleta (UV), tornando-a altamente atraente para implementação prática e comercialização.

Absorção maior com os fotointerruptores

A principal autora, Grace Han, afiliada à Brandeis University, esclarece que os compostos inovadores armazenam energia solar em ligações químicas altamente tensas. Essas ligações sofrem uma transformação química ao absorver a luz, e estímulos externos podem desencadear uma reação reversa que libera a energia armazenada, muitas vezes na forma de calor.

O aspecto mais notável é a longevidade desses sistemas tensos, permanecendo estáveis por várias décadas e liberando energia quando necessário via ativação térmica ou irradiação UV. Apenas 51 Joules por grama podem ser suficientes para aquecer 1 grama de água em 10 graus.

Veja como é o desempenho de um painel solar submetido a grandes variações de temperatura
Fotointerruptores podem armazenar energia para ser liberada depois com calor

Esses compostos fotoativos pertencem à categoria de compostos moleculares de armazenamento de energia térmica solar, comumente referidos como “MOST”. O que distingue esse sistema é a incorporação de um motivo de estirilpirílio, um afastamento das estruturas MOST mais tradicionais, como azobenzenos, hidrazonas e fulvalenos.

Essa novidade se estende ao fato de que esses compostos funcionam efetivamente em estado sólido e exibem absorção em uma ampla gama de comprimentos de onda de luz visível, fatores essenciais para escalabilidade e sustentabilidade.

Desafios da nova tecnologia na energia solar

Os materiais MOST convencionais se destacam em soluções e interfaces sólido-líquido, exigindo volumes substanciais para configurações eficientes, ao mesmo tempo, em que apresentam preocupações relacionadas a vazamentos, poluição e riscos de incêndio.

Além disso, os fotointerruptores existentes absorvem principalmente a luz ultravioleta, representando apenas uma fração do espectro solar. A equipe de Han, no entanto, ajustou a absorção para a faixa visível, prevendo a possibilidade de absorção de comprimento de onda ainda mais ampla por meio de futura funcionalização.

A equipe também estudou várias estruturas de estirilpirílio com substituintes distintos e contra-ânions, avaliando a estabilidade e as propriedades de armazenamento. Ao explorar sistematicamente diferentes grupos de doadores de elétrons e grupos de retirada de elétrons, os pesquisadores otimizaram as propriedades, incluindo a estabilidade e a duração do armazenamento.

Essa otimização permitiu ciclos repetidos de liberação de armazenamento em estado sólido sem degradação ou decomposição da eficiência, aumentando a meia-vida do armazenamento de energia de quatro dias para impressionantes 32 anos.

Este desenvolvimento marca um salto significativo em direção ao armazenamento de energia eficiente e de longo prazo, mostrando o potencial de projetos moleculares personalizados para soluções de energia revolucionárias.

Fonte: Chemistry World

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares