Muita gente acredita que a energia solar só pode ser absorvida a partir de instalações realizadas em telhados e terrenos, mas a verdade é que há, sim, outras maneiras de explorá-la. A energia solar para motorhome, trailer, kombi e outros veículos recreativos e de moradia funciona perfeitamente e é uma ótima solução para economizar.

Como essa tecnologia pode funcionar totalmente independente da rede pública de energia, é possível explorar uma infinidade de outras formas além das convencionais. Confira a seguir! 

Como é o uso de energia elétrica em motorhomes?

Motorhome, como o próprio nome já sugere, é uma casa com motor ou casa motorizada. Pode conter tudo o que é necessário para viver, como cama, fogão, geladeira, água fria e quente, chuveiro, etc. Com esse tipo de moradia, é possível viajar com conforto, sem se preocupar com hotel, paradas no trajeto ou compra de passagens. 

O Motorhome é perfeito para grandes viagens
O Motorhome é perfeito para grandes viagens

O trailer e a kombi são os principais tipos de veículos utilizados na criação de motorhomes. Enquanto o trailer já vem pronto de fábrica para possibilitar que o comprador more nele, a Kombi conquistou seu espaço na comunidade de viajantes por ser uma opção mais popular e que demanda menos gastos. 

A energia elétrica é uma das principais preocupações de quem tem motorhome, obtida através de um sistema de baterias que funcionam interligadas ao motor do veículo.

Sendo assim, o funcionamento dos utensílios que demandam energia fica dependente do motor ligado. Também é possível obter energia através de tomadas, que podem ser conectadas em locais de parada que permitam o uso dessa energia. 

Portanto, a obtenção de energia elétrica em um motorhome fica basicamente restrita a duas opções: sob o funcionamento do motor (que consequentemente gera mais gasto de combustível), ou através da disponibilização de energia em pontos de parada. 

Mais recentemente, no entanto, se tornou possível fazer uso de energia elétrica em motorhomes a partir da energia solar. Imagina não precisar mais se preocupar em gastar seu combustível abastecendo seus eletrodomésticos?! Hoje isso é uma realidade possível. Confira mais detalhes a seguir. 

Como explorar a energia solar nesses casos? 

O sistema fotovoltaico para motorhome funciona de forma semelhante a um sistema fotovoltaico off-grid. É composto por módulos solares, controlador de carga, inversor e bateria estacionária.  

O sistema é instalado no teto do veículo para captar a radiação solar e transformá-la em corrente elétrica contínua. Dentro do veículo, o inversor solar transforma essa corrente em corrente elétrica alternada, viabilizando o seu uso doméstico.

A energia solar pode ser uma opção para os motors home
A energia solar pode ser uma opção para os motors home

A eletricidade produzida é armazenada em baterias, permitindo que o sistema funcione mesmo durante a noite ou em dias com pouca incidência solar.

Entre o painel e as baterias é instalado um equipamento chamado controlador de carga, que tem o propósito de proteger as baterias de sobrecarga e garantir suprimento estável e sem oscilação. Esse equipamento é importante para fornecer tensão e corrente ideais para a bateria.

A maioria das placas solares comercializadas atualmente produz uma tensão com cerca de 30 volts. Cabe ao controlador de carga regular a tensão para entregar a quantidade que não irá prejudicar a bateria.

As dimensões do sistema vão depender do espaço físico disponível para instalação e do orçamento disponível para o investimento. Como não há espaço no veículo para acomodar um sistema fotovoltaico grande o suficiente para abastecer todas as cargas, a geração de energia servirá para carregar as baterias. 

A energia solar para motorhome proporciona uma série de benefícios, como veremos no próximo tópico. 

Quais as vantagens da energia solar para automóvel?

Se o propósito de ter um motorhome é justamente ter mais liberdade para viajar, faz todo o sentido ser capaz de garantir certa autonomia energética para garantir que isso seja possível. 

Assim, seu morador pode fazer trajetos mais longos e por lugares mais remotos, sem se preocupar em ficar sem energia. Além da liberdade de roteiro de viagem, a energia solar também oferece mais segurança para continuar utilizando eletricidade, mesmo nesses lugares.

Essa forma de geração de energia independe totalmente do motor, portanto a economia de combustível é também uma das principais vantagens da energia solar para motorhome. Investindo nessa tecnologia, não será mais necessário utilizar baterias ligadas ao motor do veículo para que a energia funcione.

Você economiza e ainda conta com uma fonte inesgotável de energia e altamente sustentável. E quanto mais economia, mais combustível no tanque e, consequentemente, mais viagens pela frente.

Economizar com energia pode te ajudar a ter mais viagens!
Economizar com energia pode te ajudar a ter mais viagens!

Outro ponto positivo é que a energia solar para motorhome exige manutenções simples. Basta ficar de olho para realizar limpezas periódicas no painel solar quando houver acúmulo de poeira ou demais resíduos. O fato do teto do veículo ser mais acessível do que o telhado de uma casa torna tudo ainda mais fácil. 

Além disso, a energia solar para motorhome tem alta durabilidade, já que o sistema fotovoltaico pode ser conservado por décadas. A vida útil dos equipamentos utilizados em um sistema dura entre 25 a 30 anos, com economia garantida nesse período.

Alguns sistemas podem chegar até 50 anos com potências mais reduzidas – tempo suficiente para você economizar bastante, e realizar diversos trajetos.

Ao investir na instalação de um kit de energia solar para seu motorhome, não haverá preocupações com gastos de energia por um bom tempo. Como o projeto tem alta durabilidade e suas manutenções têm um custo baixo, o investimento na energia solar fica por conta do valor inicial para sua instalação.

Em poucos anos, todo o investimento realizado retorna com a economia que você terá. E hoje, mais do que nunca, sabemos da importância em economizar com combustível, não é mesmo?! 

O investimento em energia solar também pode ser visto como um incentivo para botar o pé na estrada, sabe por quê?! Quanto mais você viajar com seu motorhome, mais desfrutará da economia provinda da energia solar. Tudo isso com a exploração de uma energia limpa, renovável e obtida de forma sustentável.

Story referente ao post

Posts Similares