O preço de tarifas na eletricidade de Israel está causando muitas mudanças nas contas das famílias locais. Assim, muitas delas passaram a procurar massivamente a instalação de sistemas de energia solar residencial.

Essa mudança já é sentida pelo mercado solar no país, que deve se preparar para o aumento da demanda. Ainda mais antes do governo tomar alguma outra decisão em relação aos preços dos materiais solares.

Esse cenário está sendo cada vez mais comum após o início da guerra entre Ucrânia e Rússia, que afetou totalmente o mercado energético. Alguns países menos dependentes de combustíveis fósseis não são tão afetados, mas mesmo assim sentem a mudança de panoramas.

Mudança de cenários em Israel

A princípio, o governo local aumentou as tarifas do consumo de energia elétrica em todo o país. Assim, no ano de 2022, houve um aumento de 18% na instalação de sistemas de energia solar residenciais. 

Anteriormente, em 2021, houve a instalação de um total de 4500 sistemas em todo o país. Além disso, o governo local deseja que as energias renováveis representem no mínimo 20% do total até 2025. Bem como, até 2030, querem que esse valor seja de 100%

Contudo, o país ainda está longe de alcançar essa meta. Por outro lado, ainda haverá um aumento de 8,2% nas tarifas de eletricidade em janeiro de 2023. Com isso, a velocidade de crescimento da energia solar no país pode ser ainda maior.

Bem como, também espera-se um aumento na procura por sistemas solares na área corporativa.  Um dos principais fatores que têm feito os moradores de Israel buscar os painéis solares, com certeza, são os preços. Mesmo assim, é impossível negar que também há o impacto na sustentabilidade que será alcançado de alguma maneira.

Mercado de energia solar se prepara

As empresas locais estão se preparando para o provável aumento na busca por sistemas solares residenciais e corporativos. Para isso, estão contratando cada vez mais instaladores, vendedores e técnicos especializados na área.

Aumento da energia solar em Israel
Aumento da energia solar em Israel.

Além disso, empresas se preparam para fazer acordos e apoios para criar projetos de energia solar cada vez maiores no país. Assim, o setor solar pode cada vez mais entrar em outras áreas da vida em Israel, como por exemplo, transporte, saúde e educação.

Por fim, indiretamente o governo local acabou apoiando o setor solar com o aumento das tarifas de eletricidade. Portanto, é preciso o apoio também para que famílias consigam o acesso aos sistemas solares para não serem prejudicadas pela mudança de valores.

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares