Uma das maiores dúvidas a respeito da geração de energia limpa diz respeito a quantos kWh gera uma placa solar.

O questionamento é bastante válido, visto que este é um ponto importante para se calcular a quantidade de painéis necessários para o projeto. Ainda assim, a conta não é tão simples, visto que depende de outros fatores, como, por exemplo a potência do equipamento.

De qualquer forma, buscar tal informação é o que garante um projeto mais de acordo com sua situação.

O correto dimensionamento, afinal, é o que assegura que você fará um investimento assertivo e que trará os resultados esperados. E esse, no fim das contas, é o grande objetivo de quem procura pela energia renovável.

Para entender melhor todo esse conceito, fique atento aos parágrafos a seguir. Ao longo do texto, você poderá compreender o funcionamento desses dispositivos, bem como o cálculo correto a se fazer.

O que é uma placa solar?

Antes de qualquer outro ponto, se faz preciso entender afundo o que é uma placa solar. Assim, pode-se dizer que este é um equipamento que possibilita a transformação de radiação solar em eletricidade. Com isso, se apresenta cada vez mais como uma opção mais sustentável e limpa para garantir a utilização de seus eletrodomésticos.

energia fotovoltaica

Seu grande diferencial, além de ser renovável e não poluir o meio ambiente, se encontra na economia.

Estudos garantem que a aplicação de tal estratégia pode garantir até 95% de economia na conta de luz de uma residência. Este processo, entretanto, é calculado a longo prazo, considerando quantos kWh gera uma placa solar e o investimento inicial da instalação.

Como funciona uma placa solar?

Agora que já entende o que é, deve passar para o funcionamento do equipamento, ou seja, como ele atua. Com este fim, pode-se dizer de maneira simplificada que se baseia em células fotovoltaicas. Elas captam os raios solares e os transformam em energia elétrica por meio de campos elétricos.

A seguir, o dispositivo distribui a eletricidade pela residência, alimentando eletrodomésticos, iluminação e tantos outros itens. Além disso, ela pode também ser utilizada para aquecer a água dos banhos, das torneiras e da piscina. Para isso, porém, é vital que seja do modelo baseado na solução fotovoltaica.

Quais fatores interferem em quantos kWH gera uma placa solar?

Como explicado ainda na introdução deste texto, mesmo que haja uma fórmula, existem pontos que podem influenciar na capacidade de um painel solar produzir energia. Estes podem estar relacionados a fatores climáticos ou mesmo do consumo de sua família. Dessa forma, é interessante verificá-los para descobrir quantos kWh gera uma placa solar em seu caso.

Incidência solar

Obviamente, a tecnologia dos painéis fotovoltaicas está toda baseada na captação de raios solares. Logicamente então, a incidência dessa energia no local escolhido é primordial para o sucesso do projeto. Determinadas cidades e regiões, por exemplo, apresentam maior tendência de gerar resultados. Outras, por sua vez, contam com certa dificuldade em captar a radiação solar.

quantos kwh gera uma placa solar

Este é um tópico que deve ser bastante discutido no momento de negociação, visto que interferirá diretamente na eletricidade gerada. Mais do que isso, recai sobre seu investimento, podendo alterar o tempo que levará para ter seu dinheiro de volta, complicando todo o processo.

Posicionamento

Além da incidência solar na região, o posicionamento do painel também pode interferir em seu resultado. Ao se calcular quantos kWh gera uma placa solar, afinal, é preciso considerar o melhor ponto para a instalação do equipamento. De preferência, ele deve ser posicionado de modo a aproveitar ao máximo a luz solar.

posicionamento de paineis fotovoltaicos

Durante esse processo, inclusive, é possível mudar também a inclinação e a angulação do dispositivo. Dessa forma, pode-se aproveitar mais da radiação do sol e trazer um melhor custo benefício. E tudo isso pode ser feito com a obra já pronta, o que facilita a vida de inúmeros consumidores pelo país.

Potência da placa

Algo que os menos antenados podem descobrir no momento de buscar pela energia renovável é que existem diversos tipos de placa. Na verdade, o que as difere, principalmente, é sua potência, ou seja, sua capacidade de gerar energia elétrica. Hoje em dia, é possível encontrar dispositivos de 110W a mais de 600W.

quantos kwh gera uma placa solar

Ainda assim, vale mencionar que, no Brasil, a grande maioria dos modelos oferecidos se encontra na faixa dos 300W. Para entender qual deles utilizar em seu projeto, se faz preciso o contato com um especialista, o qual será o responsável por dimensionar a geração de eletricidade junto à sua necessidade.

Consumo

O consumo de sua família não interfere em quantos kWh gera uma placa solar, mas impacta diretamente no dimensionamento. Por isso, é válido citá-lo como um dos fatores de destaque aqui. Em especial, deve-se considerar o tamanho da residência, a quantidade de pessoas e o consumo mensal.

consumo mensal de energia de uma familia

A lógica por trás de tal afirmação é simples, já que visa compreender o quanto de eletricidade você irá precisar. Pessoas solteiras e sem filhos vivendo em apartamentos consomem muito menos energia que famílias com três crianças. Dessa forma, entender sua situação é um fator chave para garantir seu abastecimento elétrico.

Cálculo para saber quantos kWh gera uma placa solar

Para facilitar o entendimento e a aplicação de todo esse conteúdo, há uma boa notícia: existe uma fórmula. Assim, ainda que seja interessante saber de tudo o que foi dito, é possível se utilizar de uma equação matemática para dimensionar seu consumo. Para isso, será necessário ter em mãos a potência do módulo, seu tempo de utilização e seu rendimento. Com isso, constrói-se a fórmula:

Energia = Potência x Tempo x Rendimento

Uma placa de 340W, por exemplo, se utilizada por 8 horas ao dia com um rendimento de 80% representaria a seguinte conta:

Energia = 340 x 8 x 0,8

Energia = 2.176 Wh OU 2,18 kWh

Para se calcular toda a produção do mês, basta multiplicar o resultado por 30. Dessa forma, tem-se que a energia total é de 65,4 kWh por mês. Este, então, é o resultado de quantos kWh gera uma placa solar, sendo preciso analisar quantas peças serão necessárias para suprir seu consumo mensal.

Afinal, quantos kWh gera uma placa solar?

Evidentemente que o cálculo acima é útil para calcular a quantidade de placas, mas ainda mais fácil é analisar os dados já disponíveis. Assim, pode-se também considerar os valores já informados — como média — pelos próprios fabricantes. Ainda que sejam números aproximados, podem te auxiliar muito no cálculo de quantas peças será preciso.

calculo de quantos kwh gera uma placa solar

Basicamente, a conta feita por especialistas considera 7 placas para atender um imóvel com consumo médio de 300kWh ao mês. Um comércio com consumo de 800kWh por mês necessitará, então, de 20 módulos fotovoltaicos de 340 Wp de potência (Watts-pico).

Troque o custo da conta de luz pelo seu melhor investimento!

Temos uma linha de financiamento inovadora que te permite investir em um sistema de energia solar sem gastar nada a mais.

  • Retorno: Ganhe com economia imediata na sua conta de luz e com mais de 20 anos de geração de energia grátis após o período de investimento.
  • Custo Zero: Invista em um sistema de energia solar sem nenhum desembolso e com até 6 meses de carência.
  • Sustentável: Gere sua própria energia limpa e renovável, além de contribuir com a geração de empregos na sua região.
  • Confiável: Fazemos parcerias com instaladores cuidadosamente selecionados para executar o seu projeto.
  • Segurança: Validamos o seu projeto junto ao instalador e sua concessionária.
  • Assistência: Monitoramos em tempo real a produção do seu sistema para garantir que você tenha economia na conta de luz.

Posts Similares