No contexto da premente crise ambiental e do combate às alterações climáticas, a integração de fontes de energia limpas e renováveis, como a energia solar, nas plantas arquitetônicas se torna uma nova tendência.

O Brasil, banhado pelo sol o ano todo, está pronto para capitalizar essa fonte de energia, solidificando progressivamente sua estatura como uma alternativa atraente e viável em seu contexto nacional. As vantagens multifacetadas da energia solar tornaram-na uma escolha preferida, ressoando tanto com os proprietários quanto com os entusiastas ecológicos.

Energia solar nas residências e seus benefícios

Meticulosamente informados por estudos detalhados sobre consumo de energia e irradiação solar, especialistas e empresas orquestram o aproveitamento da radiação solar por meio de painéis fotovoltaicos. Muitas vezes instalados no topo dos telhados, esses painéis convertem a luz do sol em eletricidade com eficiência.

A elevação não apenas otimiza a absorção da luz solar enquanto minimiza o sombreamento, mas também elimina a obstrução no nível do solo e preserva a integridade visual do edifício. Além disso, essa tecnologia reduz substancialmente os custos de eletricidade, uma faceta vital no Brasil, onde prevalecem tarifas altas de eletricidade.

Casa residencial com instalação de gerador de energia solar.
Casa residencial com instalação de gerador de energia solar.

Amplificando ainda mais essa proposição está a elevação na valorização da propriedade. As residências dotadas de infraestruturas de energia solar têm preços de mercado mais elevados, prova da eficiência econômica pré-instalada que acompanhará os futuros habitantes.

Ilustrando uma postura responsiva do governo, o cenário de energia solar do Brasil tem prosperado sob políticas de apoio e iniciativas de incentivo. O decreto anunciado este ano para isentar impostos federais sobre painéis solares até 2026 é um claro indicador do compromisso do estado.

Além do ganho fiscal inesperado, a intenção do governo é reforçada pelo desejo de catalisar uma matriz energética mais limpa e sustentável e diminuir a dependência de fontes de energia não renováveis.

Arquiteturas integradas à energia solar

Confira a seguir cinco residências brasileiras que destacam essa sinergia de inovação e sustentabilidade, exemplificando a convergência arquitetônica com a energia renovável.

Casa Vértice (Nommo Arquitetos): Caracterizada por paredes duplas, ventilação cruzada, persianas reguláveis, água quente inteligente e sistemas de energia solar, esta habitação exemplifica uma integração de forma e função.

Anima House (24 7 Arquitetura): Com aproveitamento de água da chuva, aquecimento solar de água e painéis fotovoltaicos, o planejamento minucioso do projeto reduz ao mínimo o consumo de energia elétrica.

Refuge in the Valley (Oazo + Zanesco Arquitetura): um protótipo autossustentável, esta casa aproveita a energia solar para eletricidade e aquecimento de água, ecoando seu compromisso com a sustentabilidade holística.

Bauer House (Luiz Paulo Andrade Arquitetos): Uma masterclass em eficiência energética e consciência ambiental, combina ventilação cruzada, painéis de aquecimento solar e células fotovoltaicas para melhorar sua pegada ecológica geral.

Casa Muxarabi (Studio Heloisa Fogaça): Concebida como uma mistura harmoniosa de natureza e design contemporâneo, casa o reaproveitamento de águas pluviais, aquecimento solar de água e painéis fotovoltaicos, emblemáticos da vida moderna sustentável.

À medida que esses exemplares arquitetônicos se alinham com a energia renovável, arquitetos e residentes se unem para promover um futuro mais responsável e sustentável.

Fonte: ArchDaily

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares