Essa é uma pergunta comum no caso de consumidores que desejam implementar energia solar em seu imóvel para prover energia para um ou mais equipamentos, mas não para suprir a demanda energética total do local. 

Isso pode ser viável e vantajoso sobretudo no caso de equipamentos com maior gasto de energia, que acabam encarecendo as contas de luz, como o ar-condicionado. Confira mais detalhes no artigo a seguir. 

Antes de tudo: qual o tipo de sistema fotovoltaico? 

Antes de tudo, é preciso levar em consideração qual o tipo de sistema fotovoltaico a que se refere: se on-grid (conectado à rede) ou off-grid (isolado). Você pode conferir sobre as particularidades de cada um clicando aqui

. Basicamente, a diferença é que os sistemas off-grid usam a energia gerada pelos painéis solares para carregar as baterias que irão fornecer energia para os equipamentos, enquanto que o sistema on-grid usa a rede elétrica para tal.

Sendo assim, em um sistema on-grid os painéis não alimentam diretamente um equipamento em específico. A energia gerada por eles é injetada na rede elétrica, que será a responsável por distribuí-la aos equipamentos da rede. Portanto, não é preciso se preocupar com o risco de ligar um equipamento mais potente que o sistema fotovoltaico, já que a rede será responsável por suprir a potência, caso falte.

Entenda os tipos de sistema fotovoltaicos
Entenda os tipos de sistema fotovoltaicos

Já no caso do sistema off-grid, é preciso atentar para a potência do equipamento. O inversor que compõe /esse sistema fornecerá, através das baterias, toda a potência para as cargas. Sendo assim, é preciso considerar não apenas a potência nominal, mas também a potência de surto dos equipamentos que possuem motor.

As geladeiras, por exemplo, solicitam uma potência de até 5x a sua potência nominal por alguns instantes quando é ligada, referente à energia necessária para “dar a partida” no motor. 

Como calcular quantos equipamentos ligar em um painel solar? 

Levando em conta apenas a energia consumida por um equipamento e a energia gerada por um painel solar, é possível fazer um cálculo para obter a resposta que estamos procurando. Para isso, considere um módulo fotovoltaico de 400W instalado em um local com irradiação de 5,3 kWh/m².dia, e a seguinte fórmula:

Energia gerada diariamente Egd = Pot X Irradiação x eficiência do sistema.

Na qual a eficiência está relacionada às perdas de geração de energia, ocasionadas por acúmulo de sujeira nos painéis, desvio do ângulo de inclinação ideal, perdas no cabeamento e outros motivos que interferem na produção do sistema. 

Entenda quantos equipamentos uma placa solar alimenta
Entenda quantos equipamentos uma placa solar alimenta

Realizando o cálculo acima segundo as condições informadas, teremos que o módulo em questão irá gerar em torno de 1,59kWh por dia e 48kWh/mês. Com esses dados, é possível afirmar que o painel de 400W tem capacidade para abastecer, por exemplo: 

  • Um aparelho de ar condicionado de 9000 BTU, ligado 2h por dia durante 30 dias;

ou

  • Um chuveiro elétrico de 5500W, ligado 17 minutos por dia durante 30 dias.

Sabendo que os aparelhos citados são geralmente os que mais consomem energia e encarecem as contas de luz, ligá-los diretamente a um painel solar pode oferecer grandes vantagens ao bolso do consumidor. Nesse tipo de aplicação, não seria necessário pagar pelo consumo desses itens. 

O cálculo utilizado aqui pode ser aplicado em diversos contextos, referente a qualquer equipamento que você deseja ligar diretamente ao painel solar. Basta multiplicar a potência do item em questão pelo número de horas que será utilizado por dia e pelo número de dias no mês. Dessa forma é possível descobrir o consumo de qualquer aparelho. 

Quantos equipamentos posso ligar em uma placa solar
Quantos equipamentos posso ligar em uma placa solar

Já no caso de quem deseja investir em energia solar para suprir a demanda de energia de todo o imóvel, as dúvidas são outras. É comum surgirem perguntas a respeito da quantidade de painéis solares necessária para atender uma residência, por exemplo. Quer saber como realizar esse cálculo? Confira mais detalhes no próximo tópico. 

Como calcular quantos painéis solares preciso? 

Alguns fatores interferem diretamente no cálculo da quantidade de painéis necessários para suprir a demanda de energia de um imóvel.

Alguns dos principais fatores são o consumo do imóvel, a incidência dos raios solares no local onde o equipamento será instalado, a potência do painel escolhido, a direção e a inclinação na hora da instalação.  

A realização deste cálculo está relacionada ao dimensionamento da energia solar, etapa indispensável em um projeto fotovoltaico seguro e eficaz. Para chegar a um resultado apurado, é preciso considerar as especificidades do local onde o sistema solar fotovoltaico será instalado. 

Entenda como é feito o calculo de painéis solares para sua casa
Entenda como é feito o calculo de painéis solares para sua casa

Quanto maior o consumo de um determinado imóvel, maior será a quantidade de painéis para atender sua demanda de energia. Para saber qual o consumo elétrico do local, consulte as contas de luz do último ano e calcule uma média anual do consumo. Basta somar os consumos dos últimos doze meses, e dividir por 12.

Já a radiação solar local é inversamente proporcional à quantidade de painéis: quanto maior o índice de radiação no local da instalação, menos painéis serão necessários para suprir a energia consumida. 

A potência do painel varia de acordo com o modelo e os componentes utilizados na sua fabricação, e determina a quantidade máxima de energia que o equipamento é capaz de gerar em condições climáticas favoráveis. 

Aspectos como a direção e a inclinação dos painéis fotovoltaicos também interferem na produção de energia solar. No Brasil, os painéis solares geralmente são instalados em direção ao norte geográfico, priorizando as melhores condições de obter o máximo de incidência solar. Já a inclinação varia de acordo com a localidade onde o sistema será implementado. 

Aprenda a calcular quantos painéis solares são necessários para sua casa
Aprenda a calcular quantos painéis solares são necessários para sua casa

Esses são alguns dos aspectos mais importantes a serem considerados na hora de realizar um projeto de energia solar. Como se pôde notar, são diversas variáveis que interferem no cálculo do dimensionamento de um sistema solar fotovoltaico. Sendo assim, esse procedimento precisa ser realizado de acordo com cada imóvel, pois os números podem variar de um projeto para outro. 

Por meio do dimensionamento é possível chegar na quantidade adequada de painéis solares que um projeto fotovoltaico deve ter para atender a demanda de energia do imóvel. Essa etapa (assim como a instalação e homologação do sistema) precisa ser desenvolvida por empresas especializadas em soluções de energia solar. 

Clique aqui e confira algumas dicas importantes de como escolher a melhor empresa para fazer o seu projeto. 

Confira aqui o story do post!

Posts Similares