A energia solar é uma das tecnologias de eletricidade verde mais antigas e sólidas do setor. Por isso, ela está presente em diversos espaços e constrói diversas possibilidades para o futuro.
Nos últimos anos, os painéis solares encontraram uma funcionalidade muito importante para países áridos. A dessalinização é cada vez mais necessária em certos países, mas seu consumo de eletricidade é um problema.
Importância da dessalinização
Cada vez mais nos países quentes e áridos a dessalinização tem sido importante para abastecer diferentes setores da sociedade. Desde água para lavar alimentos e utensílios, até para consumo passam por esse processo nesses locais, principalmente no Oriente Médio.
Nos países desta região, o mar é uma das únicas fontes de água, pois não há muitos rios e lençóis freáticos em certos locais. Contudo, devido ao alto consumo de eletricidade, o processo de dessalinização torna o acesso à essa água muito difícil.
Assim, a energia solar surge como uma das principais ferramentas para levar água potável para todos. Algumas empresas do setor de abastecimento de água já passaram a utilizar energias renováveis para abaixar o custo do processo e o valor de venda.
Mesmo assim, a grande maioria ainda utiliza combustíveis fósseis para alimentar o sistema. Isso vai na contramão dos resultados positivos do uso da energia solar, o que tem dividido cada vez mais o mercado local.
Benefícios da energia solar no processo
Existem duas maneiras que a energia solar pode ser utilizada para alimentar o processo de dessalinização da água.
A primeira delas é através do calor do sol, gerando vapor que alimenta as turbinas que produzem eletricidade. A segunda delas é através dos próprios painéis solares que geram eletricidade para alimentar todo o maquinário utilizado.
Nos últimos anos, o uso dessas duas formas de eletricidade renovável trouxeram os seguintes benefícios:
Esta mudança apresenta várias vantagens sobre outras fontes de energia:
- Melhor custo-benefício: a maior parte dos valores gastos na dessalinização somem através da energia solar.
- Diminui a pegada de carbono: cada vez mais as empresas se preocupam com essa questão e os sistemas fotovoltaicos são grandes aliados.
- Acessibilidade: os países que precisam do processo da dessalinização normalmente possuem abundância de incidência solar.
Por fim, para os países também é uma ótima opção a utilização da energia solar. Afinal, a maioria assumiu metas de emissão zero de carbono para as próximas décadas. Por isso, apoiar o setor solar tem sido cada vez mais algo que os governos fazem.
Sobre a Solfácil
A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.
Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.