Os pesquisadores da KU Leuven desenvolveram painéis de telhado que capturam energia solar e água do ar. Essa pode ser uma revolução no setor caso os próximos testes confirmem a eficiência do produto.

Como os módulos fotovoltaicos tradicionais, os painéis de hidrogênio também são conectados, mas através de tubos de gás em vez de cabos elétricos. Os pesquisadores agora estão se preparando para levar a tecnologia ao mercado de massa por meio de uma empresa derivada.

Produção simultânea de energia solar e hidrogênio

Pesquisadores da KU Leuven, na Bélgica, criaram um painel de hidrogênio que converte diretamente o vapor de água do ar em gás hidrogênio, com a ajuda da luz solar. 

Eles afirmam que produz 250 litros de hidrogênio por dia, com uma eficiência de 15%. Eles estão desenvolvendo-o sob o projeto Solhyd, que agora está em uma fase de transição de pesquisa para produção.

Em poucas palavras, os painéis de hidrogênio são módulos que usam a energia solar para dividir as moléculas de água e produzir gás hidrogênio. Isso significa que, apenas os lugares mais áridos da Terra, são muito secos para que os painéis de hidrogênio funcionem com eficiência. 

Eles são semelhantes aos módulos solares clássicos, mas em vez de um cabo elétrico, eles são conectados através de tubos de gás.

Especificamente, a eletricidade é produzida pelo painel solar da camada superior, com um sistema de tubos embaixo. Lá o hidrogênio é produzido a partir de moléculas de água extraídas diretamente do ar por meio de uma membrana.

Os pesquisadores descreveram o painel de hidrogênio como de pequena escala, modular e ideal para produção descentralizada. Eles estimaram que 20 dos painéis poderiam fornecer eletricidade e calor para uma casa bem isolada com uma bomba de calor durante todo o inverno. 

Quando instalados ao lado de um coletor solar térmico e painéis solares tradicionais, os painéis de hidrogênio podem ajudar a aquecer residências e fornecer eletricidade ao longo do ano.

Energia solar cada vez mais presente em diferentes tecnologias para o futuro
Energia solar cada vez mais presente em diferentes tecnologias para o futuro.

Próximos passos de desenvolvimento

O hidrogênio produzido pelos painéis Solhyd pode ser usado em uma ampla gama de aplicações, incluindo mobilidade.

Os pesquisadores disseram que preveem uma baixa curva de custo-preço do sistema e observaram que usam materiais com bom custo-benefício para manter os painéis acessíveis. 

Eles testaram vários protótipos desde o lançamento do projeto em 2011 e estão prontos para iniciar a produção industrial de painéis de hidrogênio.

Em setembro, o projeto Solhyd passou dos laboratórios da universidade para um novo espaço de produção de 350 metros quadrados perto da cidade belga de Lovaina. Então, foram estabelecidas linhas de produção piloto com a ajuda de financiamento do governo flamengo. 

Inicialmente, a equipe produzirá algumas dezenas de painéis de hidrogênio para projetos piloto de pequena escala. Mas até 2026, a equipe espera aumentar a produção para 5.000 painéis por ano.

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares