Quando o assunto é energia fotovoltaica, é normal surgirem dúvidas em relação às medidas utilizadas, que são muitas e umas delas é o kwp. Entender a diferença entre essas medidas e saber como fazer a conversão de uma para outra é essencial para se tornar um consumidor consciente e garantir a geração de energia limpa, sustentável, econômica e eficiente.

Confira a seguir o que é o kWp, como calculá-lo e qual a diferença entre essa e outras medidas utilizadas no setor elétrico e de energia solar. 

O que é kWp? Qual a diferença para outras medidas?

A medida kWp diz respeito ao pico de energia gerada (kW) em desempenho máximo por um módulo solar fotovoltaico. Esse desempenho é determinado pela STC (Standard Test Conditions, ou Condições Padrões de Teste, em tradução para o português).

O termo “energia” deriva da palavra grega “ergos”, que significa trabalho. Na Física, está associado à capacidade de qualquer corpo produzir trabalho, ação ou movimento.

Entenda a diferença entre o kWp e as demais medidas
Entenda a diferença entre o kWp e as demais medidas.

A letra W quer dizer Watt, uma unidade de potência que equivale a um Joule por segundo (J/s). A unidade Watt recebeu esse nome em homenagem a James Watt, matemático e engenheiro britânico que fez grandes contribuições para o desenvolvimento do motor a vapor.

A potência de um aparelho é indicada pelo período de 1 hora. Por exemplo: um aquecedor a óleo com potência de 1500 W (Watts) irá consumir essa potência em uma hora.

Já o Joule é uma unidade de medida de energia mecânica ou térmica. No Sistema Internacional de Unidades, todo trabalho ou energia são medidos em joules. A potência pode ser representada pela multiplicação entre corrente e tensão. Sua fórmula é a seguinte: 

P = i x U

Na qual P é a potência, i a corrente e U a tensão. O resultado dessa conta é em Watts, que é uma medida muito usada para determinar a potência de equipamentos elétricos, como uma lâmpada ou chuveiro. 

A sigla kWp significa kilowatts peak em inglês (traduzindo, quilowatt-pico), e é a medida que serve para designar qual a capacidade máxima de potência de um painel solar fotovoltaico em suas condições ideais de funcionamento. O kilo é a multiplicação de um número por mil, portanto 1.000 Wp (watt-pico) é o mesmo que 1 kWp.

Tudo o que você precisa saber sobre essa medida
Tudo o que você precisa saber sobre essa medida.

O Wp e o kWp são as principais unidades de potência utilizadas para medição em painéis fotovoltaicos, nos quais as condições de luz solar (como irradiação, temperatura e massa de ar) podem variar conforme a hora ou o dia, levando também à variação da potência.

Um mesmo painel pode gerar potências diferentes ao meio dia e ao fim da tarde, por exemplo. Usando um exemplo prático, considere um sistema fotovoltaico com seis módulos solares de 550 Wp e capacidade total de 3.300 Wp. Esse valor é o mesmo que 3,3 kWp, lembrando que usando o kilo é feita a multiplicação por mil. 

As condições ideais para o funcionamento de um módulo fotovoltaico são as seguintes: 

  • Temperatura de 25 ºC;
  • Massa de ar de 1.5;
  • Irradiação solar de 1000 W/m2.

Outra sigla muito comum é a kWh, que significa kilowatts hour em inglês (ou seja, quilowatt-hora). Ela se refere ao total de energia (kW) consumida ou concedida em um período de 60 minutos, ou uma hora.

Contas de luz costumam utilizar a medida KWh, ou seja, o consumo corresponde a 1000 Wh. Como a conta de luz é paga por mês, o total de energia consumido é exibido em kWh/mês.

Quando falamos em 1000 Watts, é o mesmo que 1kW. Sendo assim, um chuveiro de 5.500W de potência, por exemplo, se ficar ligado por duas horas ao dia, consumirá cerca de 11 kWh.

kWp pode ser confundido com o khw
kWp pode ser confundido com o khw.

Como kWp e kWh são siglas parecidas, é preciso tomar cuidado para não confundir. Retomando, então: kWh e kWp são unidades de medida que correspondem a quilo watt hora e quilo watt pico, respectivamente, e são responsáveis por medir a energia produzida pelo gerador fotovoltaico (kWh) e sua energia máxima (kWp). Se um painel de 100Wp funcionar por 40 horas, ele produzirá 4.000Wh, o mesmo que 4kWh.

Saber diferenciar essas medidas é essencial para não se perder em meio aos cálculos de energia solar. Confira a seguir como fazer a conversão entre elas.

Como converter kWp em kWh?

Para fazer a conversão de kWh em kWp em um contexto de energia solar é necessário saber as condições padronizadas e o tempo de uso do módulo fotovoltaico em questão. 

Aprenda a converter o kWp em kwh
Aprenda a converter o kWp em kwh.

Usando um exemplo para ilustrar: a potência de um módulo fotovoltaico que gera 100 kWh e está sendo utilizado por um período de 200 horas, será calculada por meio da seguinte fórmula: 

Energia = potência x tempo

100 kWh = potência x 200 h

100 kWh/200 h = potência

Potência = 0,5 kW ou 5 W, ou 5 Wp

Assim, é possível afirmar que 1 kWp equivale a 1 kWh, pois se um painel de 1 kWp funcionar por 1 hora, ele produzirá 1000 Wh ou, simplesmente, 1 kWh. Também podemos dizer que um sistema fotovoltaico de 2.5kWp e um inversor fotovoltaico de 5kW produzem a mesma quantidade de energia que um sistema com painéis fotovoltaicos de 2.5kWp e um inversor de 2.5kW, pois a potência em módulos é igual.

Também é possível fazer o caminho inverso, convertendo kWh em kWp. Para isso, é preciso avaliar as condições padronizadas e o tempo de operação do painel. 

Outro cálculo que é importante saber é para converter kW em kWp. Para isso, também é necessário avaliar suas padronizações e considerar o kWp (quilo-watt-pico) como a potência máxima que a placa solar será capaz de produzir.

Fique por dentro de tudo o que precisa saber sobre o kWp
Fique por dentro de tudo o que precisa saber sobre o kWp.

Assim sendo, se 10 painéis solares possuírem a potência 300 Wp cada, seu resultado será de 3 kWp, portanto, o pico da potência do painel solar será de 3 kW.

Como são muitas medidas utilizadas, é comum ficar um pouco confuso no início, mas basta praticar um pouco para ter uma melhor compreensão de como funciona. Novamente, lembre-se que kW mede a potência do gerador, como um módulo fotovoltaico, por exemplo.

A medida kWh mede a energia produzida pelo módulo. E a kWp mede a máxima energia produzida mediante as melhores condições de funcionamento.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares