De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) a produção de energia solar no estado do Rio Grande do Sul aumentou 70% no fechamento do primeiro semestre de 2022 ante o volume visto no mesmo período do ano passado. Em junho de 2021, a potência instalada estava em 771 megawatts (MW). Agora, esse montante subiu para 1.313,3 MW.

O Rio Grande do Sul ocupa a terceira posição entre os estados brasileiros que mais geram energia solar, atrás apenas de Minas Gerais e São Paulo. Atualmente, quatro cidades gaúchas lideram a produção de energia solar na região sul do Brasil: 

Caxias do Sul, Santa Maria, Novo Hamburgo e Santa Cruz do Sul.

O crescimento da produção de energia solar fotovoltaica ganhou força desde a aprovação da lei federal que instituiu o Marco Legal da Geração Distribuída.Pela nova legislação, quem pedir a instalação até 6 de janeiro de 2023, segue na regra atual até 2045 e recebe de volta, como desconto cada quilowatt gerado.

“Saímos da crise hídrica, de bandeiras tarifárias elevadas, então a energia solar vem como uma solução nesse âmbito e se soma com a mudança regulatória”, explica a coordenadora da ABSOLAR no Rio Grande do Sul, Mara Schwengber.

Posts Similares