A energia solar é o foco de diversos governos ao redor no mundo para completar a transição energética e deixar de lado o uso de combustíveis fósseis. Assim, o governo da Sérvia acaba de estrear o projeto fotovoltaico DeLasol, de 9,9 MW, que está localizado no município de Lapovo, centro da Sérvia.

O Ministério de Mineração e Energia da Sérvia anunciou que a maior instalação fotovoltaica do país iniciou suas operações comerciais. Contudo, algumas informações ainda não são de conhecimento público, gerando algumas dúvidas. Confira tudo o que já sabemos sobre esse grandioso projeto no país europeu.

Maior projeto de energia solar da Sérvia

A Sérvia, assim como a maioria dos países europeus, está sofrendo com a crise energética gerada pelo confronto entre Ucrânia e Rússia. Por isso, acelerou a estreia de um dos seus maiores projetos fotovoltaicos na história do país;

“A usina de energia solar DeLasol é a maior instalação fotovoltaica da Sérvia, sendo um exemplo de como, usando energia solar, podemos melhorar simultaneamente a segurança do fornecimento de eletricidade e a proteção ambiental”

Ministro da Energia Dubravka Đedović
Maior fazenda solar da Sérvia - Reprodução Ministério de Mineração e Energias da Sérvia
Maior fazenda solar da Sérvia – Reprodução Ministério de Mineração e Energias da Sérvia

A instalação tem uma capacidade de 9,9 MW e ocupa uma área de 12,5 hectares. Ele usa cerca de 18.000 módulos bifaciais fornecidos por um fabricante não revelado. O desenvolvedor do projeto é o MT-Komet, com sede em Belgrado.

A empresa não revelou como a energia solar gerada pela instalação será comercializada. Contudo, espera-se que parte desta energia gerada vá para projetos do governo e vendas para países que buscam atingir suas metas de carbono.

Alguns cidadãos imaginam que esse projeto pode impulsionar o setor solar no país e abaixar os preços dos painéis solares. Como a busca está alta, há uma escassez desses dispositivos, o que torna o preço cada vez mais alto.

Expectativas para o futuro

O ProCredit Banka Srbija concordou em financiar o projeto com 9 milhões de euros (quase 50 milhões de reais). O credor já havia financiado outros 2 projetos solares construídos pela MT-Komet em Kladovo.

A Sérvia tem como objetivo implantar 8,3 GW de energia solar até 2024, de acordo com um novo plano recentemente elaborado pelo governo. Projetos fotovoltaicos em escala de serviços públicos poderiam ser construídos em 200.000 hectares de terras agrícolas negligenciadas e de baixo valor. Assim, poderiam abrigar 2 GW de energia solar, de acordo com o rascunho.

O projeto também prevê a construção de cerca de 300 MW de usinas fotovoltaicas, avaliadas em 200 milhões de euros, em terrenos pertencentes à concessionária de energia estatal EPS, principalmente para diminuir o uso de carvão altamente poluente.

Fonte: PV Magazine

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares