O CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em tradução para o português) é uma ferramenta que serve, basicamente e como o seu próprio nome já sugere, para gerenciar a relação entre as empresas e seus atuais e potenciais clientes

É um recurso particularmente útil para vendedores, pois ajuda a entender melhor os clientes, a acompanhar as oportunidades de negócio, a acelerar o processo de vendas, a aumentar o ticket médio e, em última análise, a melhorar os lucros.

No setor de energia solar, sistemas de CRM podem ser utilizados pelo integrador para gerenciar o relacionamento com seus clientes a fim de aumentar o número de vendas e potencializar seus resultados. 

Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre CRM e sua relação com as vendas em energia solar.

Como funciona um sistema de CRM?

O CRM é um sistema de software que ajuda as empresas a organizar e gerenciar suas relações com os clientes. Para que isso seja possível, utiliza tecnologia para coletar, armazenar e analisar dados sobre possíveis consumidores e interações estabelecidas entre sua empresa e eles, podendo incluir informações sobre pedidos, reclamações, feedbacks e histórico de contato. 

Como funciona um sistema de CRM?
Como funciona um sistema de CRM?

A partir disso, a tecnologia do CRM usa essas informações para rastrear os comportamentos, interações, preferências e necessidades de potenciais clientes. Pode também indicar quais produtos ou serviços os clientes estão comprando, quais são suas preferências de pagamento, quais seus hábitos de compra e muito mais.

Esses dados podem então ser explorados para ajudar as empresas a fornecer serviços mais eficazes e personalizados aos seus clientes. 

Essa solução também pode servir para identificar padrões e tendências por trás dos dados e fornecer insights sobre como melhorar a experiência do cliente. Além disso, o CRM é útil para fornecer embasamento e direcionamento para operações de marketing e vendas, ajudando as empresas a identificar e alcançar novos mercados.

Segmentação de clientes, análise de dados, gestão de vendas, automatização da comunicação, gestão de leads e acompanhamento de resultados são algumas das principais funcionalidades que um bom sistema de CRM pode oferecer. Mas por onde começar a usufruir de tudo isso?

Comece definindo os objetivos que você deseja alcançar ao investir nessa tecnologia. Alguns exemplos comuns são: melhorar a experiência do cliente, compreender melhor seus interesses e necessidades, aprimorar a interação com ele, aumentar a produtividade do seu negócio, e assim por diante. 

Em seguida, crie seu próprio banco de dados. Comece pelas informações básicas, adicionando nome, endereço e contato dos seus leads e clientes.

Crie seu próprio banco de dados
Crie seu próprio banco de dados

Depois, defina quais dados adicionais você deseja obter para acompanhá-los de perto e obter uma melhor compreensão sobre eles, de acordo com os objetivos estabelecidos anteriormente. Esta etapa envolve definir notas, tags, atividades e outras informações que ajudarão a monitorar e conduzir cada negociação.

O próximo passo é criar um fluxo de trabalho personalizado, o que vai te ajudar no acompanhamento do processo de venda de cada cliente, desde o primeiro contato até a conclusão da compra. Quais etapas seus clientes experienciam antes de contratar suas soluções em energia solar? Pense nisso e coloque tudo no papel.

Continue a leitura para compreender como essa tecnologia pode contribuir com o desenvolvimento da sua empresa

Como o CRM pode impulsionar as vendas em energia solar? 

A implementação de um CRM em uma empresa geralmente está relacionada ao objetivo de ajudar as empresas a melhorarem os processos relacionados às vendas. Isso é feito possibilitando acesso a informações importantes aos profissionais envolvidos, e, assim, direcionando suas estratégias e ações. 

Como o CRM pode impulsionar as vendas em energia solar? 
Como o CRM pode impulsionar as vendas em energia solar? 

O CRM permite que os vendedores identifiquem melhor as necessidades dos clientes e forneçam um serviço melhor, de acordo com suas expectativas. A ferramenta também facilita o processo de rastreamento e monitoramento dos clientes, permitindo que as empresas usem informações de vendas para melhorar suas estratégias de marketing para integradores.

Administre seus contatos, pipeline de vendas, leads, análise de campanhas de marketing, entre outros, com a implementação de um CRM em sua empresa. Essa tecnologia permite que os vendedores acompanhem as interações dos clientes, identifiquem oportunidades de vendas e criem campanhas personalizadas e mais eficazes. 

Além disso, o CRM também pode ser usado para rastrear as vendas efetuadas, monitorar o desempenho de vendedores, gerenciar o processo de vendas e obter insights sobre o mercado de energia solar.

Uma vez que um lead se qualifica como cliente potencial, o CRM ajuda a empresa a monitorar o progresso da venda e garantir que todos os processos necessários sejam concluídos para fechar o negócio. 

Você lucra com a ferramenta de CRM
Você lucra com a ferramenta de CRM

Aqui, cabe um parênteses caso você tenha dúvidas sobre o assunto: leads são potenciais clientes que demonstram interesse em produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa. É possível coletar informações valiosas sobre essas pessoas, de modo a potencializar as chances de que se tornem clientes no futuro.

Pela sua variedade de funcionalidades, um CRM pode ser um recurso poderoso para te ajudar a alavancar as vendas em energia solar. Veja com detalhes a seguir. 

Nutrição de leads via CRM

Com a implementação do CRM na sua empresa, você poderá criar um processo de nutrição de leads. Trata-se de uma técnica de marketing que tem por finalidade identificar contatos qualificados e prepará-los para um processo de vendas, o que é feito principalmente por meio de conteúdos relevantes que contribuam com a decisão de compra.

O processo de nutrição de leads é importante para que as empresas possam direcionar seus esforços de marketing e vendas para gerar mais negócios.

Nutrição de leads via CRM
Nutrição de leads via CRM

Ele é composto por uma série de etapas que incluem: gerenciamento de leads, segmentação de leads, entrega de conteúdo e monitoramento de resultados.

Durante o processo, os leads qualificados são identificados, segmentados e preparados com conteúdos que sejam do seu interesse. Esta informação é entregue aos leads de acordo com suas necessidades, que é avaliada para medir o sucesso do processo.

O CRM é uma ferramenta essencial para nutrir leads. É fácil configurar fluxos de trabalho automatizados para realizar tarefas como envio de e-mails, lembretes de follow-up e outros recursos para ajudar a converter leads em clientes.

A automatização de processos pode ajudar em outros sentidos, como veremos adiante.

Automatização de processos

O CRM também é útil para poupar e priorizar os esforços dos funcionários da sua equipe. Sabe aquelas tarefas repetitivas, que muitas vezes ninguém gosta de realizar? Você pode automatizá-las e diminuir os índices de falhas humanas.

Automatização de processos
Automatização de processos

É o caso de follow-up, envio de newsletter e de formulários para avaliação da satisfação do cliente após a venda, e oferta de incentivos de fidelidade (como descontos, cupons e outros benefícios para clientes fiéis e para quem indicar seu serviço a potenciais novos clientes). 

Otimize seu trabalho ao automatizar essas tarefas, assim você não corre o risco de se esquecer de nenhum contato importante. 

Segmentação do público via CRM

Utilize o CRM também para segmentar seu público e entender melhor o comportamento de compra e as necessidades de cada cliente, e, a partir disso, desenvolver e monitorar campanhas de marketing mais direcionadas para cada segmento. Assim, você amplia suas abordagens e aumenta as chances de causar uma boa impressão em variados perfis de cliente.

Segmentação do público via CRM
Segmentação do público via CRM

Se você está tentando vender mais, precisa entender o que está funcionando e o que não está. Ao rastrear suas campanhas de marketing com seu CRM, você pode ver quais campanhas estão gerando mais leads e melhorar seu ROI (sigla em inglês para se referir ao retorno sobre investimento, que serve para medir o lucro obtido com um investimento em relação ao seu custo). 

Produção de relatórios

Outra utilidade importante do CRM é a geração de relatórios para que você possa entender melhor seus dados de vendas.

Os relatórios gerados pelo sistema são projetados para fornecer às empresas uma visão ampla e integrada de suas operações, com análises detalhadas sobre o desempenho das equipes de vendas, as atividades de marketing, o retorno sobre o investimento e as tendências de comportamento do cliente. 

Análise e coleta de dados via CRM
Análise e coleta de dados via CRM

Alguns dos modelos de relatórios mais comuns incluem análises de comportamento de clientes, relatórios de vendas, visão geral de pipeline de vendas, relatórios de campanhas de marketing e análises de qualidade da base de clientes.

Estes relatórios podem ajudar as empresas a tomar decisões estratégicas eficazes, ajustar os seus processos e gerenciar melhor os clientes.

Se você está em busca de uma forma de aprimorar os seus negócios em energia solar, o investimento em um sistema de CRM pode ser a solução que você tanto procura

Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe seu questionamento nos comentários abaixo e faremos o melhor para poder ajudá-lo.

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares