Desde o ano de 2012, foram viabilizados investimentos inovadores no montante de R$ 111,2 bilhões, além de impulsionar a criação de mais de 660 mil postos de trabalho até o momento.

De acordo com os dados fornecidos pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), mais de 2 milhões de sistemas GD solar foram instalados no campo da geração de energia distribuída em uma escala reduzida.

Nesse setor específico, as instalações fotovoltaicas acumulam uma capacidade instalada de cerca de 22 gigawatts (GW) e proporcionam benefícios a mais de 2,61 milhões de unidades consumidoras (UCs) em todos os estados do país.

Leia também: Energia Solar e eólica superam a do carvão

Atualmente, o estado de São Paulo lidera o número de sistemas instalados, contando com mais de 324,7 mil conexões. Logo em seguida, vêm o Rio Grande do Sul (254,2 mil), Minas Gerais (248,3 mil), Paraná (173,3 mil) e Bahia (107,1 mil), respectivamente.

Categorias de consumo de sistemas de GD solar

Quanto às diferentes categorias de consumo, a residencial continua sendo aquela que apresenta o maior número de sistemas solares em geração distribuída em escala reduzida, totalizando um pouco mais de 1,57 milhão de conexões, o que corresponde a aproximadamente 80% do total.

A seguir, são fornecidas as categorias denominadas comercial, rural e industrial, com respectivamente 215 mil, 173 mil e 32 mil conexões.

Categorias de consumo de sistemas de GD solar

Os dados divulgados pela Agência apontam que, de um total de 5.570 cidades no país, 5.530 delas já contam com pelo menos uma instalação de geração distribuída (GD) solar em residências ou terrenos de pequeno porte.

A maior dificuldade para implementação dessa fonte de energia ainda persiste em municípios afastados dos centros urbanos mais expressivos ou em comunidades remotas, onde o acesso só é viável através de meios de transporte como embarcações ou aeronaves.

Continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que você precisa saber sobre as novidades do marcado de energia solar!

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares