Embora pouco se fale sobre o assunto, é possível sim reclamar sobre a conta de luz alta, especialmente quando você desconfia que pode ter sido vítima de um erro de leitura do relógio. Mas você sabe onde fazer isso e quem procurar?

A leitura errada é algo bastante recorrente, e acontece em muitos casos quando a empresa opta por fazer a estimativa do valor gasto do mês, tendo como base os últimos 3 meses de consumo. Apesar de ser uma prática liberada pela ANEEL, a estimativa pode acabar gerando grandes erros de leitura, fazendo com que a pessoa tenha que pagar contas mais altas. A boa notícia é que ao recorrer, você pode ser ressarcido na próxima fatura. Entenda a seguir!

Como a conta de luz funciona

Para que você reclame sobre o aumento da conta de luz, é necessário entender primeiro sua fatura e avaliar se o valor é ou não condizente com seus gastos. Em sua conta de luz você encontra os kWh consumidos e as taxas cobradas pelo governo, estado e município, além das taxas da companhia de eletricidade que atende sua região.

além do seu consumo energético durante o mês, a conta de luz também é composta por taxas e impostos
Além do seu consumo energético durante o mês, a conta de luz também é composta por taxas e impostos

Fique de olho nos valores cobrados e possíveis reajustes nas alíquotas, já que isso pode impactar diretamente na sua conta de luz e no valor no fim do mesmo.

Além dos encargos e taxas, na sua conta de luz você também encontra o tipo de bandeira que está em vigor no período da leitura, podendo ser desde a bandeira verde, quando o kWh fica mais em conta, até a preta, quando o valor dobra.

Se no momento em que sua energia vier alta a bandeira em vigor é a preta, esse pode ser um dos motivos para o aumento na sua fatura de energia. Porém, para ter certeza disso, uma dica é analisar os encargos e bandeiras da conta do mês anterior. Caso os números estejam semelhantes e a conta atual ainda seja maior sem que você tenha mudado seus hábitos de consumo, pode significar um erro na leitura.

Onde reclamar sobre a conta de luz alta?

Após avaliar tudo isso, se você descobriu que sua conta pode estar com um erro de leitura, você deve reclamar sobre a conta de luz alta. O melhor lugar para fazer uma reclamação é ligando diretamente para a empresa que abastece a energia elétrica em sua casa.

Normalmente, depois de uma reclamação sobre o aumento na conta, eles enviam um funcionário para refazer a leitura do relógio.

Outra saída é mandar a foto do seu relógio com os números do consumo daquele mês, especialmente se a leitura tiver sido feita com base na estimativa do seu consumo. 

Se ao entrar em contato com a empresa você não conseguir resolver o problema, você pode buscar ajuda do Procon da sua cidade ou da ANEEL. Em ambos os casos, os responsáveis irão averiguar se houve ou não qualquer tipo de erro na hora de ler o relógio.

A última saída caso nenhum desses passos resolvam sua situação é buscar ajuda na justiça por meio de um advogado, já que esse tipo de atitude da empresa pode resultar em uma indenização por danos materiais e morais.

O que fazer quando a conta de luz vem alta?

Se a conta de luz veio alta devido ao seu aumento no consumo de energia, uma das saídas é entrar em contato com a empresa para tentar parcelar a fatura. Em algumas cidades, a concessionária de energia permite parcelar a conta em até 12 vezes, sendo uma ótima opção para quem recebeu a conta mais alta do que esperava.

uma alternativa para baixar o consumo de energia é usando aparelhos como o ar condicionado com cautela
Uma alternativa para baixar o consumo de energia é usando aparelhos como o ar condicionado com cautela

No entanto, também é importante que você tome algumas medidas para ajudar a economizar energia, como tomar banhos mais curtos, abrir a geladeira menos vezes, evitar deixar seus aparelhos em stand by e trocar o ar condicionado pelo ventilador.

Buscando outras saídas

Existem residências e especialmente empresas que usam muita energia elétrica por questão de necessidade, como nos casos de empresas que ficam com maquinários e computadores ligados por muito tempo, sem a possibilidade de desligar o aparelho entre as pausas.

Se seu uso de energia elétrica não pode ser diminuído e você já toma todos os cuidados para economizar, mas mesmo assim a conta continua vindo alta, uma boa saída é pensar em outras alternativas de fontes de energia, como a energia solar.

A energia solar fotovoltaica é um sistema que utiliza a luz do sol para transformar em energia, a fim de suprir a demanda da residência ou empresa. Isto é: quando o sol bate nas placas, a luz é convertida em energia e enviada para a rede elétrica da residência, fazendo com que seja possível utilizar qualquer aparelho ligado à força por meio dela.

a energia soltar fotovoltaica pode ser uma saída para quem quer economizar com a conta de luz e possui uma alta demanda de energia
A energia soltar fotovoltaica pode ser uma saída para quem quer economizar com a conta de luz e possui uma alta demanda de energia

Além disso, um grande benefício é que você pode ganhar créditos energéticos sempre que seu sistema produzir mais energia do que você gasta durante o dia, o que lhe dará uma boa economia no final do mês, já que esses créditos são usados para abater um determinado valor da sua conta todos os meses.

Depois de ver onde reclamar sobre conta de luz alta, já sabe quais medidas deve tomar caso você se depare com um grande aumento no final do mês. Além disso, não se esqueça de mudar alguns hábitos para evitar o consumo excessivo de energia elétrica sem necessidade, e pense em medidas que podem te auxiliar na hora de deixar a conta de luz mais barata.

Posts Similares