Ao fazer uma busca no Google, os resultados que aparecem logo na primeira página e a ordem que aparecem não são por acaso. O posicionamento no Google, é fruto do trabalho de um profissional que é muito valorizado hoje em dia. Estamos falando do profissional de SEO.
A demanda por esse tipo de especialista está crescendo muito. A internet está saturada de conteúdo, o que pode representar certa dificuldade para o usuário encontrar o que busca, e também para as empresas que não conseguem atingir seu público-alvo em meio a tanta informação.
É nesse contexto que o profissional de SEO entra em cena e faz toda a diferença, aplicando estratégias para que os sites tenham mais visibilidade e, consequentemente, mais visitantes (sobretudo os que fazem parte da audiência esperada).
No artigo a seguir, você vai descobrir mais detalhes sobre o conceito de SEO, como é o trabalho do especialista nessa área e como encontrar um profissional para te ajudar com um melhor posicionamento do site da sua empresa. Confira!
O que é SEO?
O termo SEO foi mencionado pela primeira vez em 1997, no livro Net Results. Segundo os autores, essa expressão surgiu em uma discussão sobre o posicionamento do site de uma banda em sites de busca.
Incluindo mais palavras-chave com o nome da banda no conteúdo do site, notou-se que o site passou a ser exibido na primeira posição. A essa técnica deu-se o nome de Search Engine Optimization, ou otimização de mecanismos de busca em português.
Quem tem um site sabe bem dos esforços envolvidos para fazer com que mais pessoas cheguem até ele. Esse é, muitas vezes, um recurso que serve como porta de entrada para realização de negócios, o que contribui para aumentar a importância do trabalho do SEO.
Sempre que uma página é publicada na internet, os buscadores (entre eles, o Google é o principal e mais utilizado) tentam indexá-la para que seja encontrada por quem a procura pelo assunto tratado nela.
Mas como sabemos, há milhares de páginas sendo publicadas na internet todos os dias, fazendo com que a concorrência seja acirrada para conquistar um lugar entre as primeiras posições.
É justamente para trabalhar com isso que o trabalho de SEO é aplicado, reunindo técnicas que influenciam os algoritmos dos buscadores a definirem o ranking para determinada palavra-chave que foi pesquisada. E entre esses mecanismos de busca, o Google é prioridade para o trabalho com SEO.
O Google foi lançado em 1997, com o intuito de ser uma ferramenta de busca em larga escala e ajudar a “organizar a internet”.
Para determinar a relevância das páginas de acordo com a busca do usuário, usa a estrutura de links, presumindo que aquelas que recebem citações são as que têm melhor reputação e confiabilidade.
Seguindo essa lógica, foi desenvolvido o PageRank, que é uma métrica de 0 a 10, calculada pela quantidade e qualidade de links de uma página.
Sabendo um pouquinho da história e do impacto que o SEO têm na internet, fica mais fácil entender a importância das estratégias dedicadas a esse conceito. Agora veja a seguir sobre a atuação do profissional de SEO.
O que faz o especialista em SEO?
A principal tarefa de pessoas que trabalham com SEO é gerenciar a otimização de sites nos buscadores e acompanhar as métricas caso a caso. Isso envolve pesquisar sobre a concorrência e, a partir disso, definir estratégias e um cronograma de ações.
Essa é uma área que exige conhecimentos multidisciplinares, pois há diversos fatores que influenciam no bom posicionamento de um site.
Para obter resultados com a Otimização Interna (também chamada de SEO On-Page), o profissional precisa saber sobre Arquitetura de Informação, Programação e Design, pois irá trabalhar com HTML, navegação e usabilidade, entre outros aspectos.
Com esses fundamentos teóricos, o especialista em SEO será capaz de determinar se o conteúdo do site está sendo lido de maneira adequada pelos buscadores.
Já se tratando da Otimização Externa (ou SEO Off-Page), é preciso considerar que informações fora da página serão levadas em conta e determinarão o posicionamento. Isso implica aspectos como quantos e quais sites apontam para o seu, por exemplo.
Para encontrar sites relacionados que reconheçam a qualidade do seu conteúdo, pode ser necessário fazer uma pesquisa aprofundada.
Além disso, criar conteúdos também está entre as atividades desenvolvidas pelo profissional de SEO. É preciso saber como atrair pessoas e conquistar sua atenção por meio de temas interessantes, de acordo com o público-alvo visado por cada cliente.
Outras funções de um profissional de SEO podem envolver:
- O desenvolvimento de um plano de ação para seus clientes, visando alcançar destaque organicamente no ambiente virtual;
- Realização de análise e estruturação de sites para adequá-los às técnicas de otimização (em relação à estrutura e conteúdo);
- Criação de vínculos com outros sites, visando melhorar o posicionamento da página através de técnicas de link building;
- Otimização de páginas e elementos digitais em geral (como vídeos e imagens) para melhor classificação dos sites;
- Monitoramento do ranqueamento de sites concorrentes e mensuração de seu desempenho.
Um bom analista de SEO deve ser capaz de realizar todas essas tarefas, e assim ampliar a média de acessos dos sites de seus clientes, sejam informativos ou de vendas. São estratégias fundamentais para que empresas sejam encontradas por potenciais clientes no momento da busca.
Quanto mais tráfego, mais visitantes, e, consequentemente, maiores as chances de ter visibilidade, realizar vendas e faturar.
Cabe a esse profissional identificar e definir o que precisa ser feito para que esse objetivo seja alcançado. Continue a leitura para saber onde encontrar um especialista em SEO e como identificar um bom profissional.
Onde encontrar um especialista em SEO?
Contratar uma agência especializada em SEO ou mesmo um analista da área é o melhor caminho para potencializar a relevância do seu conteúdo digital, monitorar os dados de acesso ao seu site e promover boas práticas de otimização em relação a ele.
Como os profissionais de SEO geralmente são especialistas em produção de conteúdo, também sabem como guiar seus clientes por meio de dados e estratégias, visando aumentar o tráfego e engajamento dos visitantes.
Para encontrar um bom profissional de SEO, é importante atentar para alguns fatores. O especialista nessa área deve conter:
- Experiência e/ou formação na área de Marketing Digital;
- Conhecimento aprofundado sobre fatores de ranqueamento e ferramentas que podem ser utilizadas;
- Entendimento sobre as principais/últimas atualizações de algoritmos;
- Afinidade com as ferramentas dos mecanismos de busca;
- Experiência em SEO;
- Facilidade em mensurar dados e promover otimizações;
- Conhecimentos sobre produção de conteúdo;
- Desenvoltura em comunicação falada e escrita;
- Disposição para estar constantemente atualizado sobre novos conhecimentos e atualizações;
- Facilidade e organização para elaborar relatórios de mensuração e análise de dados;
- Pensamento analítico e interesses alinhados às necessidades e objetivos do seu negócio.
Para encontrar um bom profissional com o qual você possa estabelecer essa parceria, há alguns recursos de busca de candidatos para vagas que podem ser utilizados.
Por ser a maior e mais famosa rede de contatos profissionais em todo o mundo, o LinkedIn é também uma das plataformas preferidas para busca de candidatos e oferta de vagas de emprego.
Só no Brasil, essa rede acumula mais de 43 milhões de usuários, oferecendo uma boa oportunidade para você encontrar um especialista de SEO que atenda às expectativas e necessidades da sua empresa de energia solar.
Os portais 99Frelas e Workana são focados em encontrar pessoas para trabalhos na modalidade freelancer. Por isso, podem ser boas opções para localizar um bom analista de SEO se você pretende começar com uma contratação temporária e de curto prazo, por exemplo.
Por fim, os grupos do Facebook também podem ter grande utilidade. Em geral, são ferramentas interessantes para localizar profissionais especialistas em tarefas específicas, como é o caso do analista de SEO.
Uma vez contratado, os principais objetivos desse profissional deverão incluir o aumento no tráfego orgânico do seu site e do número de leads orgânicos (visitantes que chegam ao seu site atraídos pelo conteúdo), otimização das oportunidades de vendas e desenvolvimento de conteúdos relevantes e de acordo com as etapas do funil de vendas.
Se você gostou desse artigo, compartilhe com seus colegas de trabalho para que todos possam conhecer a importância de investir na contratação de um profissional especialista em SEO. Sua empresa certamente poderá colher bons frutos com essa parceria.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
- Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltaicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
- Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
- Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
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