Uma dúvida bastante regular entre as pessoas diz respeito a quem pode instalar energia solar. De fato, poucos são os indivíduos quem sabe qual profissional chamar neste momento.

A grande maioria aposta no eletricista, principalmente por não ter o conhecimento sobre o trabalhador ideal para tal atividade. Sendo assim, nada mais útil do que entender como funciona todo esse processo e, enfim, descobrir quem chamar para essa instalação.

O que é instalar energia solar?

De maneira bastante simplificada, pode-se dizer que instalar energia solar em casas e empresas é uma tendência. Diversas são as pessoas e organizações que investem na prática, que traz benefícios a elas e a todos ao seu redor. Só que, para isso, é preciso encontrar o trabalhador mais indicado para tal atividade.

instalar energia solar

Ainda que pouca gente saiba, existe um profissional específico para esse processo, o instalador de painéis fotovoltaicos. Ele, porém, não trabalha sozinho, tendo que se basear no projeto feito por um engenheiro. Não à toa, a busca por esses profissionais está cada vez mais disputada dentro do mercado.

Como instalar energia solar em uma casa ou empresa?

Se você é um consumidor, deve estar mais preocupado com o processo de instalação das placas fotovoltaicas. Para isso, é válido dizer que você não terá um contato direto com o instalador em um primeiro momento. Antes disso, se faz necessário buscar por um fornecedor para essa ferramenta.

eletricidade fotovoltaica

Grandes parte das distribuidoras atuam com o auxílio de integradores, os quais são responsáveis por realizar a venda e a instalação. Dessa forma, primeiramente você conversará com um vendedor e, em seguida, com o engenheiro. Somente no final do processo o profissional se dirigirá ao imóvel para instalar a energia solar.

Quais as atividades necessárias para instalar energia solar?

Com o conhecimento adquirido acima, você já percebeu que, na prática, o instalador será um dos últimos profissionais com os quais você terá contato. Em alguns casos, nem há esse contato, já que para isso é preciso que o cliente esteja em casa, o que nem sempre acontece.

instalar energia solar

Dessa forma, para o cliente o foco deve estar em conversar com o vendedor e o engenheiro, que irão projetar o seu sistema fotovoltaico. Depois disso, basta acompanhar enquanto o trabalhador instala a energia solar em sua residência. Ao final do processo, a você caberá apenas relaxar e aproveitar das vantagens que a tecnologia trará à sua vida.

Quem pode instalar energia solar?

Como explicado ao longo dos últimos parágrafos, o profissional ideal para esta tarefa é o instalador. No último tópico, porém, você pôde perceber que inúmeros trabalhadores são necessários para tirar esse projeto do papel. Sendo assim, sua preocupação, ainda que válida, não fará tanta diferença no processo em si.

instalador paineis fotovoltaicos

O instalador que fará o serviço para você virá, referencialmente, pelo integrador ou pela fabricante dos painéis. Por conta disso, tudo o que ele fizer será segundo o indicado por seus contratantes. Além disso, devido à alta procura e ao crescimento do mercado, tais trabalhadores estão cada vez mais valorizados, capacitados e experientes.

Qual o salário de um instalador de energia solar?

Boa parte do texto acima foi feito para clientes que têm dúvidas sobre o processo de instalação das placas. Agora, se você se interessa pelo mercado e tem a vontade de participar desse movimento de sustentabilidade, outras informações se fazem necessárias. Uma de grande importância, por exemplo, diz respeito aos ganhos de quem instala a energia solar nos clientes.

instalar energia solar

Obviamente, os valores a seguir são considerados com base na média do que é pago aos profissionais. Além disso, há fatores que podem influenciar diretamente nesses ganhos, como a localização, a experiência, o conhecimento e a certificação. Ainda assim, de forma geral, um instalador de painéis solares recebe, ao mês, algo entre R$1.500 e R$3.500.

Quais os requisitos para instalar energia solar?

Novamente focado nos profissionais que desejam ingressar no mercado, há outros dados importantes. Aqui, destacam-se os requisitos básicos para se tornar um instalador de energia solar. Ainda que não sejam obrigatórios, são fatores que podem ajudar bastante no momento de se recolocar no mercado de trabalho.

instalar energia solar

Certificação

De acordo com a lei, não é preciso que a pessoa que vai instalar a energia solar tenha alguma certificação de eletricista. Ainda assim, é uma prática do mercado oferecer essa capacitação a todos os trabalhadores. Isso significa, na prática, que aqueles que já possuem tal conhecimento se destacam quando buscam por uma vaga.

A respeito dos sistemas fotovoltaicos, entretanto, a história muda. Aqui, se faz preciso ter uma certificação específica. Esta é voltada para o manuseio de tecnologias fotovoltaicas, as quais são diferentes de outros modelos. Ou seja, se pretende procurar um emprego na área, é interessante buscar pela certificação.

Cursos técnicos

Não são apenas as certificações obrigatórias que podem te ajudar na hora de conseguir um novo cargo. Já é possível encontrar diversos cursos técnicos voltados ao mercado de placas fotovoltaicas e que te ajudam a entender melhor esse setor. Mais do que apenas instalar a energia solar, eles te passam um conteúdo rico e que será muito útil em sua atuação.

Para ter acesso a esses cursos, existem inúmeras oportunidades, gratuitas e pagas. O SENAI, por exemplo, apresenta uma gama interessante para quem deseja aprender mais sobre o tema. Outra opção é consultar a ABSOLAR — Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica —, que promove diversos cursos sobre o assunto.

Empresa

Por fim, é válido mencionar que já alguns outros requisitos a se cumprir para poder instalar energia solar em casas ou empresas. Se você for atuar junto a um integrador, poderá ser contratado, tendo um salário mensal e os benefícios da CLT. Se optar por ser autônomo, as exigências são outras.

Neste caso, é vital que você abra uma empresa para poder prestar contas e emitir notas fiscais por seu trabalho. A melhor maneira de buscar mais informações sobre o tema está no Portal do Empreendedor, plataforma do Governo Federal. Aqui, você terá toda a ajuda que precisa, não precisando se preocupar com o processo e se focando apenas em seu serviço.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares