Energia solar? Ao optar por um sistema fotovoltaico off grid, é preciso avaliar as baterias para escolher a melhor opção, já que essa é uma parte essencial para garantir o funcionamento eficaz de todo o projeto. Há algumas especificações às quais vale a pena atentar para fazer a escolha mais acertada.

No artigo a seguir, você vai conferir a importância da bateria para o sistema fotovoltaico e os principais critérios para fazer a melhor escolha. Boa leitura! 

Bateria para energia solar

Os sistemas fotovoltaicos off grid ou híbridos são compostos por um banco de baterias, que são as responsáveis por armazenar a energia solar gerada pelos painéis solares. Elas garantem autonomia ao consumidor, principalmente nos momentos em que há pouca ou nenhuma geração de energia .

Bateria com placas solares
Saiba quais baterias são usadas para energia solar

Além disso, também possibilitam que não seja necessário depender da rede elétrica de abastecimento. Consequentemente, consumidores que optam pelo sistema off grid ou híbrido não precisam se preocupar com a falta de energia no caso de quedas ou apagões, ou com contas de luz exorbitantes. 

As baterias para energia solar estão disponíveis há décadas, mas foi só recentemente que os fabricantes passaram a se preocupar em oferecer equipamentos com preço, desempenho e garantia atraentes, gerando competitividade no mercado e revolucionando o setor de energia solar. 

A vida útil de uma bateria solar pode variar entre 5 a 15 anos, sendo assim é provável que você precise substituí-la ao menos uma vez para corresponder à vida útil de 25 a 30 anos do sistema fotovoltaico.

Mas vale considerar que, assim como a vida útil dos painéis solares aumentou significativamente na última década, a expectativa é que a tecnologia das baterias solares acompanhe essa mesma tendência de crescimento do mercado. Sendo assim, podemos esperar que o futuro reserve soluções cada vez melhores para o armazenamento de energia. 

Além disso, fazer a manutenção adequada pode interferir diretamente na vida útil da bateria. Como estão sujeitas a sofrer os efeitos de grandes variações de temperatura, é importante proteger as baterias contra temperaturas extremas, como, por exemplo, recorrer a soluções como gabinetes protegidos por terra.

Investir nesse tipo de recurso vale a pena, pois podem impactar definitivamente quanto tempo sua bateria solar irá durar. 

Na hora de escolher a melhor bateria para o seu sistema fotovoltaico, você encontrará muitas opções de produtos e especificações complexas e variadas. Veja mais detalhes a seguir. 

Especificações para ficar de olho quando a energia solar

Os detalhes mais importantes de uma bateria para prestar atenção são a capacidade e potência da bateria, a profundidade de descarga (PD) e a eficiência. Veremos cada uma dessas características a seguir. 

Capacidade e potência

A capacidade diz respeito simplesmente à quantidade total de eletricidade que uma bateria solar pode armazenar, o que é medido em quilowatts-hora (kWh). Para potencializar a capacidade do seu sistema fotovoltaico, é possível projetar a sua bateria para que ela seja “empilhável”, o que significa incluir várias baterias em um mesmo sistema. 

Também é preciso considerar quanta eletricidade uma bateria pode fornecer em um dado momento, ou seja, sua potência. Para isso, é preciso considerar a taxa de energia da bateria, que é medida em quilowatts (kW). 

pilhas azuis
Como saber a capacidade e potencia de uma bateria para usar na energia solar

É importante encontrar um produto que ofereça um equilíbrio adequado entre essas duas medidas. Uma bateria com alta capacidade e baixa potência fornece uma quantidade baixa de eletricidade por um longo tempo, enquanto que uma bateria com baixa capacidade e alta taxa de potência pode abastecer toda a sua casa, mas apenas durante algumas horas. 

Profundidade de descarga (PD)

Essa especificidade considera a quantidade de capacidade de uma bateria que foi usada. Isso é importante, pois a maioria das baterias solares precisa reter alguma carga devido à sua composição química. Se 100% da carga de uma bateria for usada, sua vida útil sofrerá uma redução significativa. 

A maioria dos fabricantes específica uma PD máxima para um desempenho ideal de suas baterias. Uma bateria com 10 kWh com Profundidade de Descarga de 90% indica que não deve ser usado mais de 9 kWh antes que a bateria seja recarregada.

O ideal para o consumidor é procurar por uma bateria que tenha uma PD elevada, pois quanto maior esse índice, mais você poderá usar da sua capacidade. 

Eficiência

Por fim, a eficiência de uma bateria representa a quantidade de energia que pode ser usada como uma porcentagem da quantidade de energia necessária para armazená-la.

Sendo assim, se você alimentar 5 kWh de eletricidade em sua bateria e puder obter apenas 4 kWh de eletricidade útil, a bateria terá 80% de eficiência (4 kWh / 5 kWh = 80%). Avaliar a eficiência de uma bateria solar é importante, pois uma maior eficiência significa que você obterá mais valor econômico de sua bateria.

Quais são as melhores baterias para energia solar?

As baterias utilizadas para armazenamento de energia solar fotovoltaica podem ser feitas de três tipos diferentes de composições químicas: chumbo-ácido, íons de lítio e água salgada. 

As baterias feitas de íons de lítio são comumente consideradas as melhores opções para armazenamento de energia produzida por sistemas fotovoltaicos, porém baterias de outras composições podem ser mais acessíveis financeiramente. Esse tipo de bateria é mais leve e compacta do que as demais, e também possui maior PD e maior tempo de vida. 

Caderno com desenho de placas solares
Entenda quais as melhores baterias para seu sistema fotovoltaico

As opções feitas de chumbo-ácido são mais exploradas em sistemas de energia off grid. Possuem vida útil relativamente curta e PD mais baixa quando comparadas aos outros tipos, mas em contraponto são uma das opções com valor mais atrativo no mercado.

Já as baterias feitas de água salgada são uma novidade recém-chegada no setor de armazenamento de energia. Uma grande vantagem em relação às outras opções é o fato de ser o único tipo de bateria que não contém metais pesados, substituídos na sua composição pelos eletrólitos de água salgada.

Por conta disso, pode ser facilmente reciclada (diferentemente das baterias feitas com outras composições, que precisam ser descartadas com processos especiais). No entanto, por ser uma  tecnologia nova e recém-lançada, ainda não passou por muitos testes e, portanto, carece de detalhes bem analisados.

Sabendo o que procurar em uma bateria de qualidade, fica mais fácil fazer sua busca e o melhor investimento possível. Se tiver alguma dúvida sobre a escolha de baterias para o armazenamento de energia do seu sistema fotovoltaico que não tenha sido respondida ao longo desse artigo deixe abaixo nos comentários e vamos te ajudar a esclarecer.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares