Parte fundamental de ocupar um cargo de liderança em uma empresa de energia solar é reconhecer os colaboradores mais eficientes e fazer o possível para garantir sua permanência na equipe. Isso nem sempre é possível, e muitas vezes é preciso se despedir de alguns membros importantes e desenvolver estratégias de sucessão. 

Essas ocasiões podem representar um momento difícil para a empresa, que se vê diante de uma série de questões a serem resolvidas. Afinal, como se planejar em relação à saída de funcionários? Como desenvolver estratégias de sucessão para ocupar o cargo que ficará em aberto?

A resposta para essa e outras perguntas você verá no artigo a seguir! Acompanhe!

Como lidar com a saída de um funcionário importante? 

Muitas vezes, o líder de uma empresa pode ser pego de surpresa com o comunicado de que um funcionário que ocupa um cargo importante precisará deixar a organização.

Diante dessa situação, alguns desafios se apresentam, como dar a notícia para o restante do time, garantir que a saída não cause queda na produtividade e não tenha um impacto negativo sobre os demais colaboradores. 

Veja como reagir a saída de um funcionário que era extremamente importânte para o andamento dos processos de sua empresa de energia solar
Veja como reagir a saída de um funcionário que era extremamente importânte para o andamento dos processos de sua empresa de energia solar

Essas ações fazem parte do planejamento de saída da empresa, uma iniciativa importante para evitar que esse tipo de situação pegue as lideranças da organização totalmente desprevenidas. Veja a seguir algumas dicas de como lidar com a saída de um colaborador.

Comunique a saída para os demais funcionários

Dependendo do cargo que ocupa dentro da empresa, você provavelmente será um dos primeiros a saber sobre a saída de um colaborador. Quando isso acontece, é preciso compartilhar essa notícia com o restante do time.

A melhor forma de lidar com essa situação é ser tão aberto e sincero quanto possível – respeitando, é claro, a privacidade do colaborador que está se desligando. Caso a demissão seja motivada por alguma questão organizacional, é interessante reconhecer o que houve e decidir como ela será resolvida, de modo a evitar que problemas semelhantes se repitam no futuro. 

Essa é uma forma de proporcionar segurança à equipe. Os demais colaboradores terão a oportunidade de compreender como determinada questão levou à saída de um funcionário, e como a gestão se posiciona diante dela. A partir disso, não precisam se preocupar que um conflito semelhante ocorra novamente.

Como a saída de um funcionário geralmente é algo delicado, é importante saber equilibrar uma abordagem pessoal e profissional. Comunicados por escrito, por exemplo, podem ser impessoais, frios e gerar mais perguntas que respostas. 

É preciso reconhecer que essa mudança pode afetar a todos, buscando a melhor forma de amenizar isso. Por isso, conversar diretamente com os demais funcionários é quase sempre a melhor maneira de dar esse tipo de notícia.

Dedique um tempo para responder perguntas

Diante da notícia de que um colega de trabalho vai sair da empresa, é comum que surjam algumas perguntas entre os demais colaboradores. É preciso encontrar tempo e espaço para responder a esses questionamentos, já que a incerteza pode levar a rumores e medo, oferecendo riscos de interferir na motivação, engajamento e produtividade de toda a equipe.

Depois de entenderem o motivo pelo qual o funcionário está deixando o time, outras perguntas podem surgir, como, por exemplo, de que forma a saída vai afetar os demais funcionários, se a posição será preenchida e como ficará a situação em relação à carga de trabalho.

É comum que durante algum tempo, você tenha que esclarecer alguns questionamentos da equipe
É comum que durante algum tempo, você tenha que esclarecer alguns questionamentos da equipe

Aproveite a oportunidade para abordar qualquer outra preocupação que os funcionários tenham em relação às suas respectivas cargas de trabalho. Essa é uma oportunidade para tranquilizá-los quanto a isso. 

Ainda que você não tenha respostas concretas para todas as perguntas que os colaboradores possam fazer, dedicar um tempo para lidar com suas preocupações é uma forma de garantir a segurança que eles precisam para continuar seguindo em frente.

Crie um planejamento para o futuro

Agora que os demais colaboradores já foram informados sobre a saída de um de seus colegas de trabalho, é hora de criar um planejamento para o futuro. A ideia, aqui, é tentar fazer com que essa mudança tenha o menor impacto possível na rotina da empresa.

Uma ótima ideia é envolver os funcionários nesse processo, ouvindo as preocupações e sugestões de todos. Quando os colaboradores fazem parte da solução, é mais provável que se sintam motivados a ver o plano ser colocado em prática, fazendo o possível para que ele tenha sucesso.

Agende uma reunião com todos da equipe para entender no que o funcionário que está de saída estava trabalhando até então, como isso pode se encaixar no fluxo de trabalho geral e como é possível redistribuir o trabalho de uma maneira que faça sentido para o projeto.

Pode ser necessário rever as prioridades e identificar se há a necessidade de cortar ou pausar algumas iniciativas secundárias, para que o que é realmente importante receba a atenção devida. 

Fazer esse planejamento junto aos demais colaboradores ajuda a evitar que a redistribuição do trabalho seja feita de maneira autoritária e deslocada da realidade da equipe. Ao mesmo tempo, é uma forma de moldar o caminho a ser seguido a partir de então e melhorar o engajamento de todos.

Converse regularmente com a equipe

Mesmo com um planejamento realizado junto à equipe, é inegável que a saída de um colaborador tem um impacto potencial que dificilmente será totalmente neutralizado. Um dos riscos que essa mudança traz é que outros colaboradores passem a considerar sair da empresa também.

Mantenha um dialogo frequente e aberto com toda a equipe
Mantenha um dialogo frequente e aberto com toda a equipe

Além disso, mesmo com a redistribuição do trabalho, é possível que os demais funcionários se sintam sobrecarregados e/ou desmotivados, mesmo que temporariamente.

Por isso é tão importante manter um diálogo regular e transparente com toda a equipe, procurando identificar se há algo que a empresa possa fazer para prestar o apoio necessário durante essa fase de adaptação. 

Se for possível, faça reuniões regulares de acompanhamento para ver como os funcionários estão se saindo e se há algo que precisam para alcançar os objetivos traçados.

Essa é uma oportunidade de observar questões relacionadas à motivação, produtividade e engajamento, assim, caso algum problema seja identificado, é possível tomar medidas para resolvê-lo antes que se tornem questões maiores.

Até aqui, vimos como uma equipe pode se planejar, em um primeiro momento, para lidar com a saída de um de seus membros. Posteriormente, outras questões importantes podem surgir, como, por exemplo, o preenchimento do cargo que ficou em aberto. Para que isso possa ser resolvido da melhor forma, o ideal é ter um plano de sucessão. Saiba mais no tópico a seguir. 

O que é um plano de sucessão?

O plano de sucessão é uma estratégia desenvolvida para identificar e desenvolver talentos com potencial para assumir posições estratégicas. Se o funcionário que se desligou da sua empresa ocupava um cargo importante, será necessário substituí-lo o quanto antes, e por isso é fundamental ter um plano de sucessão ao qual você possa recorrer.

Essa estratégia tem início a partir do mapeamento de habilidades e competências de colaboradores que possam vir a ocupar o cargo que está em aberto. Juntamente a isso, são realizadas ações focadas no aprimoramento dessas habilidades. 

É preciso considerar a estrutura hierárquica da empresa de energia solar e as possibilidades de acordo com a trajetória do colaborador que está sendo cotado para assumir determinada função. 

Em suma, o plano de sucessão serve para definir e preparar colaboradores para serem sucessores em cargos-chave no futuro. Assim, quando um funcionário é desligado da empresa, os gestores provavelmente já terão alguém em mente para ocupar aquela posição, de modo que a saída impacte a equipe e os resultados da empresa o mínimo possível. 

Entenda melhor o que é realizar um plano de sucessão dentro de uma empresa de energia solar
Entenda melhor o que é realizar um plano de sucessão dentro de uma empresa de energia solar

Esse planejamento possibilita construir uma definição clara dos requisitos essenciais para exercer cada função, e as habilidades que são necessárias para ocupar posições na hierarquia do negócio. 

O plano de sucessão é, portanto, uma ferramenta poderosa para garantir a evolução do quadro de pessoas em uma organização. Continue a leitura para descobrir como montar esse planejamento em sua empresa de energia solar. 

Como montar um plano de sucessão?

Você viu até aqui que o plano de sucessão é uma estratégia fundamental para assegurar a continuidade e o crescimento sustentável da sua empresa de energia solar. 

Com a implementação efetiva desse plano, seu negócio pode mitigar riscos associados à perda de conhecimento e experiência, além de promover uma cultura de aprendizado e desenvolvimento contínuo. 

Desse modo, o plano de sucessão permite uma transição suave e sem interrupções, garantindo que a organização esteja preparada para enfrentar desafios futuros e aproveitar oportunidades emergentes, enquanto mantém a visão e os valores que a sustentam. 

Não há uma receita pronta que possa ser utilizada, já que é preciso levar em consideração a realidade da sua empresa. Ainda assim, há algumas práticas que podem ajudar. Veja a seguir quais são.

1. Observe o contexto da sua empresa

Como dito acima, é fundamental que a realidade da sua empresa seja levada em conta na hora de criar um planejamento de sucessão. Avalie o contexto atual, as iniciativas que estão em vigor e a visão de futuro do seu negócio. 

Essas são algumas dicas importantes para identificar a necessidade de cargos estratégicos. A partir disso, defina critérios para cada posição, como as habilidades necessárias para ocupá-la e a experiência de mercado desejada.

Uma dica muito útil é fazer um mapeamento de competências e de todas as posições, aplicando os requisitos que foram definidos. Por meio dessa estrutura visual, você obtém o mapa de funções de toda a empresa, e pode destacar cargos mais estratégicos, como os de liderança, por exemplo. 

2. Trabalhe com antecedência

Algo que pode ser muito problemático para uma empresa é deixar para pensar em possíveis substituições apenas quando isso é necessário – ou seja, quando se depara com uma situação na qual o colaborador manifesta o interesse em deixar o cargo. 

Planeje, adeque suas ações e processos de modo que fiquem mais fáceis de serem admnistrados por mais de uma pessoa, e não de forma monopolizada
Planeje, adeque suas ações e processos de modo que fiquem mais fáceis de serem admnistrados por mais de uma pessoa, e não de forma monopolizada

Em um cenário como esse, a empresa dificilmente estará preparada para lidar com essa mudança. Identificar o profissional ideal para ocupar a posição e capacitá-lo a tempo de assumi-la pode ser um grande desafio. 

Para evitar esse tipo de problema, o ideal é se antecipar aos fatos. Comece hoje mesmo a pensar em possíveis nomes para a sucessão de cargos-chave dentro da empresa. Ao adotar uma abordagem preventiva, os riscos inerentes a uma mudança na equipe são amenizados.

Ainda pensando em formas de prevenção, o ideal é ter mais de uma opção de nomes que podem ocupar determinado cargo. Leve sempre em consideração que imprevistos podem acontecer e impedir alguém de assumir uma função.

3.  Conheça a sua equipe

Com o mapeamento feito, é hora de recorrer aos conhecimentos que você tem sobre os talentos que compõem a organização. 

Avalie as competências técnicas e comportamentais de seus colaboradores para identificar os possíveis sucessores para cada cargo da sua empresa de energia solar. Preste atenção ao comportamento e à performance da equipe, e sempre que um colaborador se destacar em sua função, faça anotações sobre isso.

Em seguida, estruture um plano de ação, partindo da preparação desses talentos até o momento de transição. 

4. Desenvolva estratégias para contratação

Além de identificar os colaboradores que já fazem parte do seu quadro de funcionários e possuem as competências necessárias para assumir os cargos mais estratégicos da empresa, também é importante pensar em estratégias para contratação. 

Nesse sentido, o plano de sucessão também pode auxiliar na identificação de profissionais que devem ser encontrados em um processo de recrutamento externo.

5. Invista na comunicação interna e transparência

Assim como qualquer outra iniciativa colocada em prática em sua empresa, é importante que o plano de sucessão seja desenvolvido com transparência. Nesse sentido, investir em iniciativas de comunicação interna pode ser muito útil.

Além disso, é importante realizar encontros com demais líderes e gestores, para desenvolvimento de cronogramas e treinamentos que ajudem a preparar talentos e transformar a cultura organizacional.

Invista na comunicação saudável e frequente com toda a sua equipe
Invista na comunicação saudável e frequente com toda a sua equipe

Essas são algumas dicas gerais que podem ajudar a empresa a lidar com a saída de funcionários e substituí-los quando for necessário. A implementação de um plano de sucessão transcende a simples troca de líderes em uma organização.

Quando bem-sucedida, ela reflete a visão estratégica da empresa em preparar-se para o futuro, cultivando uma cultura de desenvolvimento e crescimento interno. 

Um plano de sucessão eficaz ajuda a reduzir incertezas, preserva o conhecimento institucional acumulado ao longo dos anos e contribui para a manutenção de um ambiente de trabalho inspirador, onde os funcionários se sentem valorizados e motivados a alcançar seu potencial máximo.

Ao investir no treinamento e no fortalecimento de colaboradores promissores, a empresa demonstra seu compromisso com a continuidade, a estabilidade e a adaptação às mudanças do mercado. 

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
  3. Loja: A loja Solfácil concentra produtos em uma única plataforma, integradores têm acesso a uma melhor visibilidade na comparação de preços entre distribuidores e no planejamento da entrega através da tela de status do pedido, diretamente na plataforma Solfácil.
  4. Seguros: ofereça projetos mais completos e agregue valor às suas vendas incluindo os seguros Financeiro e Riscos Diversos.
  5. Otimização do Tempo: Tudo é realizado na nossa plataforma: o financiamento, a homologação, a compra dos kits até o contrato.
  6. Monitoramento: Monitore todos seus clientess, das mais variadas marcas de inversores, tudo consolidado em uma visão única. E o melhor: VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO.
  7. Calculadora e Simulação: Com a calculadora de pré-aprovação, você consegue ganhar muito mais agilidade no processo de venda do financiamento, pois saberá se o seu cliente prospectado tem mais chances de ter crédito com a Solfácil. É muito rápido. Bastam dois dados: celular e CPF do seu cliente.
  8. Leads e Clientes: Nosso site tem centenas de visitas diariamente e recebemos os mais variados tipos de contato. Quando o integrador é parceiro Solfácil, enviamos esses potenciais clientes diretamente para você!
  9. Assinatura Digital: O processo até a assinatura é 100% digital. Você não precisa ir a uma agência ou assinar contratos físicos, tudo acontece de forma rápida e fácil para integrador e cliente, o que facilita o processo da venda.
  10. Suporte: Além do gerente de contas para auxiliar no antedimento, temos a disposição treinamento personalizado para que o integrador aprenda usar a plataforma em tempo recorde.

Posts Similares