China exportou 15 GW em painéis solares em maio, representando um crescimento de 32% em relação ao mesmo período do ano passado que foi de 5% sobre o resultado de abril de 2023, aponta análise da consultoria InfoLink Consulting.

De acordo com uma análise realizada pela consultoria InfoLink Consulting, a China registrou um crescimento significativo nas exportações de painéis solares em maio, totalizando 19 GW. Esse número representa um aumento de 32% em relação ao mesmo período do ano anterior e um acréscimo de 5% em comparação com abril de 2023.

No acumulado dos primeiros cinco meses deste ano, as exportações atingiram a marca de 88 GW, o que representa um crescimento anual de 39%.

Os dados revelam um rápido crescimento nos mercados internacionais ao longo deste ano. Apenas a Europa importou 11,9 GW em maio, um aumento de 34% em relação ao mesmo período do ano passado.

No acumulado dos primeiros cinco meses do ano, o volume total exportado alcançou 51,9 GW, o que representa um crescimento anual impressionante de 56%. No entanto, os altos níveis de estoque e a queda nos preços de energia parecem estar causando uma desaceleração no ritmo das importações de módulos fotovoltaicos em relação ao primeiro trimestre.

As causas da queda nos preços

Uma das razões para essa desaceleração pode ser atribuída aos efeitos da corrida por instalações de energia solar no Brasil, que ocorreu antes das mudanças regulatórias promovidas pela Lei 14.300. Em maio, o Brasil importou 1,3 GW de painéis solares da China, representando uma queda de 12,5% em relação a abril.

Enquanto isso, dados analíticos revelam que o mercado de usinas de geração solar centralizada está em ascensão, impulsionado pela queda nos preços das placas fotovoltaicas, que é resultado do aumento da capacidade de produção na China e do aumento da oferta de equipamentos. Essa tendência de queda nos preços tem alimentado o crescimento do mercado, levando a expectativas de que o país seja capaz de sustentar a demanda até o final deste ano.

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares