Ao começar o seu próprio negócio ou iniciar em uma nova atividade profissional, conseguir os primeiros clientes pode ser uma tarefa árdua. Se tratando de energia solar, o maior desafio se dá pelo fato de ser uma tecnologia nova, cujo mercado ainda está em desenvolvimento, sobretudo no Brasil.

A boa notícia é que isso significa que o segmento da energia solar possui muito espaço para crescimento. Para que você consiga atrair pessoas interessadas em seu serviço, é importante investir em algumas estratégias de marketing e vendas. Neste artigo, você vai conferir algumas dicas para tornar isso possível. Boa leitura! 

Defina qual o seu tipo de cliente e a persona de energia solar que você deseja

Para iniciar suas vendas e contratos, é preciso encontrar o perfil de cliente ideal através de um processo de segmentação. A partir dos dados obtidos, você terá condições de desenvolver um funil de vendas mais elaborado, e assim encontrar um nicho mais interessante para prospecção de clientes. 

Preencha os dados abaixo que respondemos na próxima live e lhe avisaremos por email.

O funil de vendas é uma estratégia importante para você conseguir atingir as pessoas certas no momento certo
O funil de vendas é uma estratégia importante para você conseguir atingir as pessoas certas no momento certo

Identifique as características do público interessado em investir em energia solar. Por exemplo, a energia solar residencial é a mais presente nesse segmento, mas o setor industrial também tem investido muito em tecnologias para geração de energia renovável.

Observe a realidade do local onde serão realizadas as suas vendas ou serviços, e adeque a comunicação para atingir os clientes em potencial. 

a persona é uma representação fictícia do cliente ideal de uma empresa. Para isso, é importante estudar o perfil das pessoas interessadas no serviço que você vai oferecer. Procure compreender quais suas necessidades, expectativas, limitações e preocupações, entre outros aspectos.

Se a sua comunicação for ao encontro do que o seu cliente procura, há mais chances de realizar uma conexão, uma prospecção e então iniciar o trabalho de vendas. 

Isso tudo é muito importante para desenvolver suas estratégias de comunicação. Conhecendo seu perfil de cliente e definindo uma persona, você passa a ter melhor compreensão a respeito das pessoas que buscarão pelo seu serviço. Isso ajuda seu negócio a ter um propósito bem definido, para que consiga de fato entregar algo de valor aos interessados em seu trabalho. 

Mostre que seu produto é referência

Para conseguir fechar vendas e contratação de serviços, é preciso mostrar ao seu cliente que o que você oferece é de fato o que ele procura para resolver seus problemas. Para isso, é fundamental estabelecer uma relação de confiança, principalmente se tratando de um investimento complexo e a longo prazo, como é o caso da energia solar. 

Sendo assim, você precisa provar que o seu produto é referência no mercado, e que o seu serviço é o melhor que o seu cliente irá encontrar.

É essencial que todos os envolvidos no serviço em questão tenham plenos conhecimentos a respeito da energia solar, os procedimentos de instalação, suas vantagens e limitações. Também é interessante ter uma comunicação assertiva, disposta a sanar todas as dúvidas dos clientes. 

Mostre os diferenciais do seu produto ou serviço. O que eles oferecem de mais vantajoso em relação aos da concorrência? Para obter essas informações, é importante estudar o que a sua concorrência anda fazendo, pois, isso vai servir de parâmetro para promover suas vendas.

Muitos consumidores interessados em investir em energia solar comumente fazem diferentes orçamentos para obter o melhor negócio. Nesse momento, você tem a chance de mostrar os diferenciais da sua empresa, principalmente em termos de domínio do mercado, atributos dos produtos e técnica.

Exalte os pontos fortes, pois isso ajuda o cliente a ter confiança no que você oferece. Demonstrar que você conhece o problema dos consumidores e possui uma solução para ele faz com que eles se identifiquem com a marca. 

Mostrar que a sua empresa sabe exatamente o que está fazendo ao instalar energia solar
Mostrar que a sua empresa sabe exatamente o que está fazendo ao instalar energia solar

Uma das principais formas de gerar valor ao seu negócio é gerar conteúdo através das redes sociais. São ótimas plataformas para compartilhamento de conteúdo, e vão te ajudar a atrair clientes. Confira mais no próximo item. 

Use as redes sociais a seu favor: divulgue seu serviço de instalador de energia solar

É através dessas plataformas que você pode mostrar sua autoridade no assunto e sua capacidade para resolver os problemas de quem procura seu serviço. 

As redes sociais permitem uma comunicação mais direta, interativa e simples, possibilitando uma maior proximidade com o seu público. Isso contribui para a construção de uma relação de confiança e identificação.  

Além disso, essas ferramentas vão representar a marca e a identidade da sua empresa, ajudando a se consolidar no mercado.

Hoje em dia, é raro alguém que não busque uma solução para os seus problemas na internet, não é mesmo?! Certifique-se de que quando procurarem por soluções em tecnologia de energia solar, a sua empresa tenha conteúdo o suficiente nas redes sociais para comprovar a sua eficiência no assunto. 

Ao encontrar nas redes sociais o perfil de uma empresa que oferece o que ele procura, o cliente vai buscar por conteúdos que possam sanar as dúvidas que ele tem em mente.

Por exemplo: uma das principais questões a respeito dos sistemas fotovoltaicos diz respeito à limpeza dos painéis, e isso se torna uma preocupação recorrente entre pessoas interessadas em investir nessa tecnologia.

Portanto, pode ser interessante gerar conteúdos relacionados a esse e outros temas que geram questionamentos comuns sobre a energia solar. 

Use uma linguagem adequada para cada rede social e busque formas de interação, através de enquetes, caixa de perguntas, imagens e até mesmo memes. Tudo isso vai ajudar a estreitar o relacionamento com o público e contribuir para que sua empresa se torne referência no mercado. 

Invista no valor e na qualidade do serviço de energia solar oferecido

Quando se fala em valor do serviço, nos referimos a algo muito além do orçamento. Muitos consumidores estão dispostos a pagar a mais se isso significa ter um serviço mais eficiente, assertivo e disposto a solucionar problemas.

Se mostrar como uma figura de autoridade, pode gerar confiança, ainda mais no nicho de energia solar
Se mostrar como uma figura de autoridade, pode ser muito rentável.

Afinal de contas, de nada adianta contratar uma empresa que ofereça preços abaixo do mercado, mas que não dê conta de oferecer um atendimento de qualidade, por exemplo. 

Esses aspectos são importantes, pois no caso da energia solar, estamos falando de uma tecnologia de alta qualidade, que exige grandes investimentos. Sendo assim, nada mais natural que o cliente tenha o melhor serviço e os melhores profissionais para auxiliar na geração da sua própria energia elétrica.  

Uma boa dica é sempre mostrar aos potenciais clientes um ou mais exemplos de cases de sucesso. Deixe claro que o investimento vai muito além do serviço contratado, incluindo também a praticidade, economia e autonomia por décadas que o sistema fotovoltaico oferece 

Fechado o negócio, é hora de concentrar-se no pós-venda. Essa etapa é tão importante quanto todas as outras. Lembre-se que um cliente satisfeito é sempre a melhor propaganda. Mais que a qualidade do serviço, é fundamental oferecer suporte, consultorias e a segurança de que você e sua empresa estão presentes para o que der e vier.

Esse tipo de postura ajuda a criar um elo poderoso para fechar ainda mais negócios. Uma coisa leva a outra, e quando você se der conta será uma empresa estabilizada e referência no segmento de energia solar fotovoltaica.

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Muito mais que um banco, somos uma empresa parceira e oferecemos um ecossistema completo de soluções para o integrador de energia solar.

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Sendo nosso parceiro, você terá acesso a uma solução financeira robusta que vai ajudar a viabilizar totalmente os seus projetos, pois seu cliente sempre terá uma opção de economia imediata com prazos de até 120 meses.

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