A Alemanha tem uma ousada meta de gerar 80% de sua eletricidade total através de fontes renováveis até 2030. Contudo, as burocracias têm dificultado a implementação de formas de gerar energia renovável no país.

Isso tem um grande impacto negativo, ainda mais em um momento de dificuldades de abastecimento. Por isso, o país tenta atingir sua independência energética o quanto antes, para não depender do fornecimento de gás natural estrangeiro.

Contudo, tanto a energia solar quanto a eólica são as que mais sofrem com questões de regulamentação. Dessa forma, investidores não se sentem atraídos. Assim, novas leis emergenciais podem auxiliar nesse sentido. Confira o que o governo alemão está fazendo para mudar esse cenário de dificuldades.

Novas medidas para energia renovável na Alemanha

Em dezembro, o governo da Alemanha entrou com medidas para acelerar o processo de regularização de projetos de energia solar e eólica. Contudo, elas ainda serão votadas no parlamento. Caso sejam aprovadas, o processo de licenciamento será simplificado, estabelecendo novos prazos para a conclusão do mesmo.

Se tratando de certos ambientes, como por exemplo, aterros sanitários, o processo de licenciamento para projetos solares será limitado para até 3 meses. A depender do tamanho, o prazo máximo será de apenas 1 mês.

Avanço da energia renovável da Alemanha pode aumentar
Avanço da energia renovável da Alemanha pode aumentar

Além disso, projetos de energia renovável serão considerados como “interesse público primordial”. Ou seja, o mais alto nível de prioridade para os governos. Isso daria aos responsáveis pelo licenciamento maior possibilidade de acelerar a aprovação de projetos de energia solar e eólica.

Por fim, alguns padrões de análise de conservação para, por exemplo, turbinas eólicas, também serão simplificados. Dependendo da área de instalação, será necessária apenas uma avaliação ambiental.

Isso reduziria a necessidade de análise de impacto ambiental e de proteção à espécies. Contudo, essas novas medidas só devem valer para projetos de energia renovável a partir de junho do próximo ano.

Como a Alemanha está investindo

Em dezembro de 2022, a União Europeia aprovou um orçamento de 28 bilhões de euros para expandir projetos de energia solar e eólica na Alemanha. Além disso, há o pagamento de uma premiação para os produtores de energia renovável. Bem como, há um melhor valor pela venda da eletricidade gerada por eles.

Isso vai de encontro com o plano alemão de emitir nenhum gás de efeito estufa até 2045. Por isso, essas medidas e apoios são importantes para acelerar a chegada da energia renovável em todo o país.

Por fim, no ano passado, as fontes renováveis de eletricidade geraram 47% do total do consumo elétrico no país. Isso representa um aumento de quase 5% em comparação a 2021. Esse aumento, além de ser causado pelos investimentos, teve o impacto de condições meteorológicas favoráveis.

Sobre a Solfácil

A Solfácil foi criada em 2018 com o propósito de suprir o déficit de Geração Distribuída no país, e atualmente conta com mais de 5 mil integradores parceiros trabalhando por todo o território nacional.

Conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, a Solfácil oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e talvez o financiamento seja o ponto alto.

Posts Similares