Painel Solar. O mercado de energia solar se tornou um dos mais aquecidos atualmente, e não para de crescer. Isso significa também uma grande quantidade de empresas atuantes no setor, desde fabricantes de equipamentos até a oferta de serviços para energia solar.

Com tantas opções, é comum o consumidor ficar em dúvida sobre como fechar um bom negócio. A melhor forma é contar com uma boa empresa fornecedora, que seja certificada e tenha larga experiência no mercado, com garantia sobre a eficiência dos seus equipamentos.  

No artigo a seguir, confira algumas informações sobre os melhores fabricantes de painéis solares atualmente. 

Os Top Performers de 2022

O PV Evolution Labs (PVEL) é um dos principais laboratórios independentes focados na realização de testes da indústria solar, e divulgou em maio deste ano uma lista com 25 fabricantes de painéis solares certificados como Top Performers.

Painel Solar: Conheça as melhores fabricantes
A lista divulga as melhores fabricantes de painéis solares.

A lista faz parte da 8ª edição do PV Module Reliability Scorecard, um programa de qualificação dos painéis disponíveis no mercado. 

Esse programa de qualificação envolve uma sequência de testes de desempenho e confiabilidade, com o objetivo de simular o impacto de décadas de uso e exposição dos equipamentos fotovoltaicos.

A edição reuniu 18 meses de resultados de ensaios, com testes de ciclo térmico, de calor úmido, de sequência de carga mecânica dinâmica e de degradação induzida potencial.

Ao final da avaliação, foram certificados, ao todo, 122 modelos de 25 fabricantes diferentes. A edição alcançou um número recorde de 12 fabricantes que tiveram um ou mais modelos de equipamento com desempenho certificado como top performer. 

Segundo Tristan Erion-Lorico, vice-presidente de vendas e marketing da PVEL, o resultado é ainda mais surpreendente se considerarmos que as empresas do setor superaram grandes desafios em 2021. Ainda assim, os testes demonstram que a tecnologia evoluiu em relação à edição anterior da avaliação.

Os resultados obtidos oferecem uma poderosa base de comparação para o mercado de energia solar fazer seleções de alta qualidade entre seus componentes. Cada um dos testes realizados oferece referências importantes para assegurar a confiabilidade dos módulos avaliados. Os produtos que passam no teste podem receber o prêmio “Best Performing Enterprise“. 

Confira a lista dos fabricantes certificados como Top Performers pela PVEL em 2022.

  • Jinko
  • Trina Solar
  • JA Solar
  • Qcells
  • REC Group
  • Astronergy
  • Longi
  • Adani Solar
  • Maxeon/Sun Power
  • Phono Solar
  • Seraphim/SEG Solar
  • Suntech
  • Vikram Solar
  • Boviet
  • First Solar
  • HT-SAAE
  • ZNShine
  • Talesun
  • DMEGC
  • ET Solar
  • Heliene
  • HHDC/SPIC
  • Risen Energy
  • VSUN
  • Waaree

A seguir, confira mais detalhes sobre algumas das marcas que se destacaram nesta edição. 

Placa Solar da ZNShine Solar

A fabricante ZNShine Solar foi uma das 25 empresas certificadas na 8ª edição do PV Module Reliability Scorecard, e é um dos grandes destaques desse mercado. Este é o quarto ano consecutivo em que a ZNShine recebe este reconhecimento. 

A ZNShine conquistou um grande destaque devido à suas placas solares confiáveis e de custo acessível.
A ZNShine conquistou um grande destaque devido à suas placas solares confiáveis e de custo acessível.

Sua sede fica localizada em Changzhou, província de Jiangsu (China), e a empresa possui mais de 32 anos de experiência no setor de energia solar. 

A empresa chinesa foi listada pela Bloomberg como TIER 1 e fornece módulos solares de grande confiabilidade a um custo acessível, o que é possível devido ao fato de ser uma das líderes no setor.

Seus equipamentos são de primeira linha, adequados a sistemas fotovoltaicos comerciais e residenciais, e aplicáveis em todas as estruturas de montagem, inclusive na cobertura e montagem no solo. Em condições ideais de insolação, seu módulo solar fotovoltaico produz 330W.

Em anúncio recente, a marca afirmou que pretende ampliar sua capacidade de produção até 12 GW em 2023 para acompanhar a crescente expansão da indústria fotovoltaica.

Atualmente, a companhia conta com uma capacidade total de 10 GW, distribuídas em duas bases de fabricação. Para alcançar esse objetivo, a empresa tem investido cada vez mais em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). 

Seu propósito é continuar nesse caminho, mantendo a produção em massa dos seus módulos fotovoltaicos de alta eficiência. Assim, pretende contribuir com a redução de custo da eletricidade e oferecer produtos para clientes de todo o mundo, promovendo o desenvolvimento global dessa modalidade de energia renovável.

Painel solar da SunPower

A eficiência de um módulo fotovoltaico é uma das principais métricas observadas pelo consumidor ou integrador solar na hora de escolher ou recomendar uma marca ou modelo deste equipamento. Nesse sentido, a SunPower Corporation sai na frente das outras, com um módulo fotovoltaico que alcança quase 23% de eficiência.

O potencial de um módulo de converter a luz solar em energia elétrica por metro quadrado é o que chamamos de eficiência. A maioria dos painéis disponíveis no mercado apresentam uma eficiência que varia entre 15% a 20%, e é por isso que os produtos fabricados pela SunPower se destacam em relação aos das outras marcas.

A SunPower se destaca pela grande eficiência que suas placas oferecem.
A SunPower se destaca pela grande eficiência que suas placas oferecem.

Em uma lista divulgada em 2019 (mas que se mantém atual até hoje), a SunPower ocupa o primeiro lugar em relação à eficiência de módulos fotovoltaicos, conforme você pode conferir abaixo:

  • 1 – SunPower (22.8%)
  • 2 – LG (21.7%)
  • 3 – REC Solar (21.7%)
  • 4 – CSUN (21.2%)
  • 5 – Solaria (20.5%)

Focada no desenvolvimento de células solares de alta eficiência a partir da exploração da tecnologia do silício cristalino, a SunPower é uma empresa estadunidense, com uma longa e rica trajetória no campo da energia solar. Começou seu trabalho na década de 80, e hoje possui fábricas nos Estados Unidos, México, Europa e Ásia.

Sua marca é conhecida pelo investimento e amplo uso de tecnologia avançada, o que faz com que seja considerada por muitos como líder em energia solar. Isso se deve principalmente a sua capacidade de produzir os painéis solares residenciais mais eficientes com a menor taxa de desgaste. 

Além disso, seus módulos apresentam o melhor desempenho do mercado, com 92% da capacidade retida dos painéis após 25 anos de operação, mais uma garantia de 25 anos nos produtos do fabricante. Sua potência nominal é de 340 W a 400 W.

O alto desempenho e eficiência dos painéis solares produzidos pela SunPower acabam resultando em um custo elevado, o que explica por que seus equipamentos são tão caros. Atualmente, é tida como uma das fabricantes mais confiáveis, popular sobretudo na América do Norte.

Painel solar da REC Group

A REC é mais uma fabricante presente na lista de certificação divulgada pelo laboratório PVEL em 2022 que merece o devido destaque. Fundada na Noruega em 1996, é a maior fabricante europeia, e possui escritórios, representantes e parceiros em todo o mundo. 

Possui fabricação inovadora, com uma fábrica de última geração localizada em Cingapura. Dedica-se à fabricação de painéis de alta qualidade que ofereçam um bom custo-benefício, e é considerada uma das líderes da indústria em módulos de alto desempenho.

Um dos fatores que fazem com que a REC seja tão reconhecida se deve ao fato dos seus painéis solares serem testados em condições significativamente mais rigorosas do que os padrões atuais. 

Além disso, os painéis da REC têm garantia de hardware de 20 anos e baixas taxas de degradação. É uma fabricante que mantém seu trabalho focado especialmente na alta qualidade, e faz isso ao monitorar minuciosamente o desempenho de todos os componentes do sistema. 

 Com potência nominal de 290 W a 355 W, os painéis da marca têm eficiência que pode chegar a 21,7%, conforme visto na lista presente no tópico anterior. 

Painel solar da Jinko Solar

Outra gigante chinesa que ocupa as posições mais privilegiadas no mercado de energia solar é a Jinko, que é uma das líderes na produção e venda de painéis fotovoltaicos. Seu trabalho comprova como a energia solar pode se adequar facilmente às diversas necessidades e perfis de consumidor, ao produzir uma ampla gama de painéis econômicos e confiáveis. 

O principal diferencial da Jinko Solar é se adaptar a diferentes consumidores e diferentes necessidades.
O principal diferencial da Jinko Solar é se adaptar a diferentes consumidores e diferentes necessidades.

A Jinko Solar vende suas soluções e serviços para diversos países em todos os continentes. Seus modelos Eagle 60 (policristalino) e Eagle PERC 60 (monocristalino) estão entre os painéis de baixo custo mais populares do mercado, com boa reputação e suporte de escritórios locais. 

Além disso, seus produtos apresentam um bom desempenho em dias nublados, se colocando como uma excelente opção para consumidores localizados em áreas com alto índice de chuvas. Seus módulos possuem uma potência nominal de 280 W a 340 W, com eficiência que pode alcançar 19,4%.

Todas essas marcas são gigantes do setor de energia solar e oferecem produtos de alta qualidade, deixando consumidores do mundo todo satisfeitos. 

Posts Similares