Você provavelmente já ouviu falar das diversas vantagens que envolvem a energia solar. Além de ser uma fonte de energia renovável, é também a mais limpa do mundo, e interfere diretamente no seu bolso.

Ainda assim, há muitos mitos relacionados à energia fotovoltaica, principalmente se tratando sobre a segurança, ou falta dela. Se você já se perguntou se a energia solar é de fato segura e confiável, esse texto é para você. Confira a seguir.

Mitos sobre a segurança da energia solar 

São diversos os fatores que favorecem o aumento gradativo do interesse pela energia solar, já que favorece a sua própria economia financeira, proporciona independência energética e não causa impactos à natureza.

Saiba os mitos que rolam sobre energia solar, e como fazer a escolha certa
Saiba os mitos que rolam sobre energia solar, e como fazer a escolha certa

Sendo assim, é importante conhecer esse sistema de forma mais aprofundada, tomando cuidado para não cair em algumas informações equivocadas que são divulgadas. 

Quando projetados e instalados por profissionais de confiança e credibilidade na área, os sistemas de energia solar fotovoltaica são confiáveis e seguros, pois não apresentam perigo algum. Confira a seguir alguns dos mitos divulgados sobre esse tipo de geração de energia e porque você não deve acreditar neles. 

Incêndios

Essa é uma das dúvidas mais comuns com relação à segurança dos sistemas fotovoltaicos: esse tipo de instalação pode favorecer a ocorrência de um incêndio?

Se instalado de maneira adequada, o módulo fotovoltaico não corre o risco de provocar incêndios. Esse tipo de risco associado aos painéis não é maior do que os de quaisquer outros equipamentos elétricos. 

Além disso, a maioria dos sistemas fotovoltaicos são submetidos a testes laboratoriais rigorosos, e só depois disso recebem seu certificado de segurança. O mesmo procedimento acontece com os inversores, que precisam passar por testes para que sua qualidade e segurança sejam asseguradas. 

Nos raros casos em que isso acontece, a causa do incêndio está geralmente relacionada à fiação defeituosa ou isolamento insuficiente. Ou seja, razões relacionadas a instalações feitas de forma inadequada. Mas esse não é o único mito compartilhado em massa acerca da energia solar, como veremos adiante. 

Descargas atmosféricas diretas

Segundo o que apontam pesquisas, o risco de descargas atmosféricas não aumenta em função da instalação de sistemas fotovoltaicos.

Se a instalação do sistema fotovoltaico for realizada de forma correta e adequada, não há motivos para se preocupar. Não existem chances de incêndio, e também não há maior risco da ocorrência de descargas atmosféricas diretas.

Veja os mitos e verdades sobre esse tipo de energia
Veja os mitos e verdades sobre energia solar

Ainda assim, é interessante escolher sistemas fotovoltaicos que ofereçam proteção contra as descargas atmosféricas diretas, de modo a evitar qualquer perigo relacionado às instalações elétricas da construção.

Da mesma forma que é de extrema importância escolher uma empresa devidamente qualificada para realizar o serviço de instalação. Confira no próximo tópico algumas dicas fundamentais para escolher uma empresa confiável. 

Como escolher a empresa para instalação de energia solar?

Nos últimos anos, tem aumentado consideravelmente o interesse da população pela energia solar fotovoltaica.

Em 2020, a instalação de painéis solares registrou crescimento de 64% em relação ao ano anterior, com uma produção de 7,5 GW, e mais de R$ 13 bilhões em investimentos, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

À medida que isso acontece, é preciso tomar ainda mais cuidado na hora de contratar um projeto de energia solar. Atualmente há mais de 20 mil empresas atuando neste setor no Brasil. 

Para ter a garantia de fechar um negócio seguro e de qualidade, é essencial procurar por empresas com histórico de atuação no setor, que ofereçam equipamentos com a certificação de segurança e garantia de assistência técnica, inclusive no pós-venda. 

Ainda que esse tipo de instalação demande pouca manutenção, pode causar dor de cabeça se a instalação for feita de maneira inapropriada. Por isso, escolher uma boa empresa de confiança é uma das decisões mais importantes desse processo. 

Vale lembrar que o investimento em um sistema fotovoltaico envolve um valor considerável, que pode levar alguns anos para apresentar retorno financeiro. Sendo assim, é necessário selecionar um estabelecimento com boas referências e que garanta uma boa estrutura. 

Como escolher uma empresa para utilizar energia solar
Como escolher uma empresa para utilizar energia solar

Verifique o tempo de atuação da empresa e até mesmo pedir para conhecer os projetos instalados pela companhia. Informe-se também sobre a experiência de outros compradores com a empresa escolhida, assim você terá referências nas quais se amparar. 

Informe-se a respeito dos preços e das facilidades de pagamento. A questão financeira é algo fundamental para se levar em conta na hora de fechar esse tipo de negócio, que geralmente envolve altos custos.

Observe se os valores ofertados são compatíveis com os praticados no mercado, e se a empresa apresenta opções de pagamento que facilitam a compra, além de linhas de financiamento para a compra de energia solar.

A qualidade do atendimento é outro aspecto importante a ser analisado, principalmente levando em consideração que um sistema fotovoltaico é uma instalação com previsão para durar décadas.

Antes de escolher, avalie se a empresa conta profissionais preparados para responder todas as possíveis dúvidas que possam surgir durante o processo, com conhecimento aprofundado sobre o funcionamento dos equipamentos e com capacidade para compreender o que o cliente procura e o projeto mais adequado para atender cada demanda.  

O atendimento pós-venda é tão importante quanto todo o processo que precede a venda. Por conta disso, opte sempre por contratar uma companhia que ofereça atendimento de qualidade também após a sua compra, já que nunca se sabe quando será necessário solicitar algum serviço de manutenção.

Avalie se a empresa escolhida possui um bom suporte de atendimento, procure se assegurar de que a empresa dará toda a assistência, desde a vistoria técnica e a instalação até possíveis manutenções caso sejam necessárias. 

É importante também analisar a credibilidade da marca dos equipamentos, já que atualmente há uma infinidade de modelos e marcas de módulos fotovoltaicos.

Dicas para escolher a melhor empresa para instalação do seu projeto
Dicas para escolher a melhor empresa para instalação de energia solar

Lembre-se sempre de observar se os equipamentos utilizados pela empresa possuem certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), certificados de qualidade das placas solares e se a empresa apresenta uma boa classificação.

Aliado a isso, mantenha-se informado sobre as melhores marcas disponíveis no mercado, assim você saberá exatamente o que procurar. Os módulos de maior qualidade possuem garantia de eficiência de 25 anos.

Certifique-se que a garantia do serviço de instalação da empresa e dos equipamentos utilizados constem em contrato e nota fiscal, pois só assim de fato possuem validade para o comprador. 

Como a Solfácil pode lhe auxiliar

Desde 2018 a Solfácil já levou energia solar para mais de 26 mil projetos solares instalados em residências, empresas e áreas rurais. Ao integrar a solução de financiamento com parceiros estratégicos e know-how para projetos e homologações, criamos um ambiente favorável para implementação da energia solar, seja por parte do consumidor ou por parte do integrador. Quer saber mais? Defina seu interesse:

Posts Similares

Estórias Solares