O desligamento de funcionários nunca é uma tarefa simples ou fácil. Em geral, pode-se dizer que essa é uma das atividades mais desagradáveis para quem tem uma empresa, o que inevitavelmente vale também para o setor de energia solar. 

Seja qual for o motivo da demissão, esse processo precisa ser realizado com cautela e por meio de uma comunicação assertiva. Entender como fazer isso de maneira adequada ajuda a diminuir o peso de ter que realizar o desligamento de alguém. 

Confira a seguir algumas dicas para lidar da melhor forma com o desligamento de funcionários. 

Escolha o momento e o local ideal

Da mesma forma que a decisão de desligar algum funcionário leva um tempo até ser tomada, também é preciso fazer uma preparação para realizá-la com o cuidado que demanda. 

É importante pensar quando e onde a conversa vai acontecer, para que você e o funcionário a ser desligado tenham privacidade para dialogar tranquilamente e sem serem interrompidos.

Dica de como lidar com desligamento de funcionários
Dica de como lidar com desligamento de funcionários.

Evite tratar esse assunto por telefone, e-mail ou mensagem, a menos que seja estritamente necessário, quando não for possível encontrar o funcionário pessoalmente.

Seja claro e objetivo durante o desligamento de funcionários

Procure também se planejar a respeito de como a conversa será conduzida e quais as informações que precisam ser ditas durante o processo. 

Receber a notícia de que será desligado da empresa pode ser algo que o funcionário já espera, ou algo totalmente inesperado. Por isso, é importante ser claro e objetivo em sua comunicação, explicando os motivos que levaram a essa decisão. 

É possível que, diante dessa situação difícil, alguns questionamentos sejam levantados. Pode ser necessário estar preparado para citar acontecimentos e ter registrado todas as informações nas quais você vai se basear, evidenciando as motivações para o desligamento.

Esteja disposto a responder questionamentos que possam surgir a respeito do seu desempenho e outras dúvidas.

Estar preparado com argumentos é fundamental para fazer com que esse processo aconteça de maneira mais tranquila, pois assim você demonstra que tem respaldo sobre o que está alegando.

Aqui vai uma dica especial: o processo de desligamento de funcionários pode ser simplificado se a empresa cultivar em seu cotidiano o hábito de dar feedbacks e registrar acontecimentos e queixas dos funcionários.

Afinal, torna mais fácil justificar as demissões que forem necessárias. Se essa prática ainda não faz parte da cultura da sua empresa, confira a próxima dica.

Dê um feedback a respeito da atuação do profissional 

Justificar o desligamento de um funcionário é uma atitude que sempre deve ser tomada, independente se a empresa já coloca esse tipo de prática em dia no seu cotidiano ou não. 

As melhores formas de lidar com um desligamento de funcionários
As melhores formas de lidar com um desligamento de funcionários.

Esse retorno serve para que o profissional possa saber onde se iniciou o problema, para que eventualmente possa melhorar sua atuação em futuras oportunidades. Saber onde errou é importante para o funcionário, independente de quais serão os próximos passos em relação a sua carreira.

Dar o feedback é efetivo pois, em vez de abrir brechas para incertezas e dúvidas que vão perdurar na carreira da pessoa demitida, possibilita identificar os problemas na sua atuação e implementar adaptações ou mudanças para que não voltem a ocorrer.

Além do mais, o feedback na hora do desligamento do funcionário é um processo que revela a ética e humanização da empresa. 

Saiba separar o pessoal do profissional

É comum e até mesmo natural que gestores e funcionários de uma empresa criem laços de amizade, afinal de contas o convívio diário proporciona essa aproximação e identificação. No entanto, misturar o pessoal e o profissional na hora da demissão pode ter resultados desastrosos.

Esse é um desafio, mas é preciso ter maturidade, saber separar as coisas e deixar isso claro ao funcionário que está sendo desligado.

Tomar a decisão com base em acontecimentos e dados pode tornar isso mais fácil e assertivo, afinal contra fatos não há argumentos. Isso torna mais fácil para todos a compreensão dos motivos do desligamento.

Explique sobre os documentos e próximos passos

Ao desligar um funcionário, é preciso apresentar alguns documentos importantes a respeito da demissão e as providências legais que estão sendo tomadas.

Principais informações que você precisa saber sobre o desligamento de funcionários
Principais informações que você precisa saber sobre o desligamento de funcionários.

Certifique-se de deixar a parte burocrática bem esclarecida, explique para quê serve cada documento e entregue uma cópia com os detalhes sobre os valores da rescisão.

Oriente também a respeito dos próximos passos, até quando o funcionário fará parte da equipe, sobre exame demissional e demais questões inerentes ao processo de desligamento. Esteja disposto a responder às eventuais dúvidas que possam surgir nesse momento.

Antes de encerrar a entrevista, revise se falou sobre todos os pontos importantes e se explicou sobre todos os documentos essenciais, e então peça a assinatura do funcionário na documentação de rescisão. 

Coloque-se à disposição

Para lidar com o desligamento de funcionários de maneira mais tranquila, é importante se colocar disponível para ajudá-lo durante esse processo. Pode ser necessário orientar a respeito das questões processuais da demissão, ou conversar sobre motivações e possíveis melhorias.

Também pode ser interessante colocar as orientações por escrito e entregá-las ao funcionário, assim evitam-se enganos. Quando o desligamento não é esperado, a pessoa pode ficar desorientada com a notícia e se esquecer de alguns detalhes importantes que foram tratados na conversa. 

A depender do motivo da demissão, coloque-se à disposição também para dar uma indicação ou referência para futuros empregadores que tenham desejo de contratar a pessoa que está sendo desligada da sua empresa. 

Essa postura é essencial a um bom gestor, demonstra ética e profissionalismo e ajuda a amenizar ao menos um pouco o choque da notícia para o funcionário que está sendo desligado. Lembre-se que uma demissão mal feita pode resultar em uma ação trabalhista, então é melhor prevenir. 

Comunique o restante da equipe

O cuidado com o desligamento do funcionário não acaba após a notícia ser dada a ele. Depois disso, é importante comunicar a decisão ao restante da equipe, o que deve ser feito de forma objetiva e evitando gerar exposição.

Assim, você evita especulações entre os demais funcionários e mostra a preocupação da gestão da empresa em dar satisfações aos funcionários. O primeiro anúncio pode ser feito pessoalmente em uma reunião de equipe, e em seguida formalize o ocorrido por escrito. 

Cuidados ao lidar com este tipo de situação
Cuidados ao lidar com este tipo de situação.

Colocando essas dicas em prática ao precisar desligar um funcionário, você certamente garantirá uma experiência menos conturbada a todos os envolvidos.

10 Motivos para ser um integrador Solfácil

A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.

  1. Feita por Integradores: a Solfácil é uma empresa que foi criada por integradores para integradores. CEO e fundador, o engenheiro Fábio Carrara já foi integrador de painéis fotovoltáicos e conhece profundamente as necessidades do integrador.
  2. Financiamento: maior taxa de aprovação do mercado, maior carência do mercado, diversas opções de financiamento, taxas fixas dentre outras opções.
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