O desligamento de funcionários nunca é uma tarefa simples ou fácil. Em geral, pode-se dizer que essa é uma das atividades mais desagradáveis para quem tem uma empresa, o que inevitavelmente vale também para o setor de energia solar.
Seja qual for o motivo da demissão, esse processo precisa ser realizado com cautela e por meio de uma comunicação assertiva. Entender como fazer isso de maneira adequada ajuda a diminuir o peso de ter que realizar o desligamento de alguém.
Confira a seguir algumas dicas para lidar da melhor forma com o desligamento de funcionários.
Escolha o momento e o local ideal
Da mesma forma que a decisão de desligar algum funcionário leva um tempo até ser tomada, também é preciso fazer uma preparação para realizá-la com o cuidado que demanda.
É importante pensar quando e onde a conversa vai acontecer, para que você e o funcionário a ser desligado tenham privacidade para dialogar tranquilamente e sem serem interrompidos.
Evite tratar esse assunto por telefone, e-mail ou mensagem, a menos que seja estritamente necessário, quando não for possível encontrar o funcionário pessoalmente.
Seja claro e objetivo durante o desligamento de funcionários
Procure também se planejar a respeito de como a conversa será conduzida e quais as informações que precisam ser ditas durante o processo.
Receber a notícia de que será desligado da empresa pode ser algo que o funcionário já espera, ou algo totalmente inesperado. Por isso, é importante ser claro e objetivo em sua comunicação, explicando os motivos que levaram a essa decisão.
É possível que, diante dessa situação difícil, alguns questionamentos sejam levantados. Pode ser necessário estar preparado para citar acontecimentos e ter registrado todas as informações nas quais você vai se basear, evidenciando as motivações para o desligamento.
Esteja disposto a responder questionamentos que possam surgir a respeito do seu desempenho e outras dúvidas.
Estar preparado com argumentos é fundamental para fazer com que esse processo aconteça de maneira mais tranquila, pois assim você demonstra que tem respaldo sobre o que está alegando.
Aqui vai uma dica especial: o processo de desligamento de funcionários pode ser simplificado se a empresa cultivar em seu cotidiano o hábito de dar feedbacks e registrar acontecimentos e queixas dos funcionários.
Afinal, torna mais fácil justificar as demissões que forem necessárias. Se essa prática ainda não faz parte da cultura da sua empresa, confira a próxima dica.
Dê um feedback a respeito da atuação do profissional
Justificar o desligamento de um funcionário é uma atitude que sempre deve ser tomada, independente se a empresa já coloca esse tipo de prática em dia no seu cotidiano ou não.
Esse retorno serve para que o profissional possa saber onde se iniciou o problema, para que eventualmente possa melhorar sua atuação em futuras oportunidades. Saber onde errou é importante para o funcionário, independente de quais serão os próximos passos em relação a sua carreira.
Dar o feedback é efetivo pois, em vez de abrir brechas para incertezas e dúvidas que vão perdurar na carreira da pessoa demitida, possibilita identificar os problemas na sua atuação e implementar adaptações ou mudanças para que não voltem a ocorrer.
Além do mais, o feedback na hora do desligamento do funcionário é um processo que revela a ética e humanização da empresa.
Saiba separar o pessoal do profissional
É comum e até mesmo natural que gestores e funcionários de uma empresa criem laços de amizade, afinal de contas o convívio diário proporciona essa aproximação e identificação. No entanto, misturar o pessoal e o profissional na hora da demissão pode ter resultados desastrosos.
Esse é um desafio, mas é preciso ter maturidade, saber separar as coisas e deixar isso claro ao funcionário que está sendo desligado.
Tomar a decisão com base em acontecimentos e dados pode tornar isso mais fácil e assertivo, afinal contra fatos não há argumentos. Isso torna mais fácil para todos a compreensão dos motivos do desligamento.
Explique sobre os documentos e próximos passos
Ao desligar um funcionário, é preciso apresentar alguns documentos importantes a respeito da demissão e as providências legais que estão sendo tomadas.
Certifique-se de deixar a parte burocrática bem esclarecida, explique para quê serve cada documento e entregue uma cópia com os detalhes sobre os valores da rescisão.
Oriente também a respeito dos próximos passos, até quando o funcionário fará parte da equipe, sobre exame demissional e demais questões inerentes ao processo de desligamento. Esteja disposto a responder às eventuais dúvidas que possam surgir nesse momento.
Antes de encerrar a entrevista, revise se falou sobre todos os pontos importantes e se explicou sobre todos os documentos essenciais, e então peça a assinatura do funcionário na documentação de rescisão.
Coloque-se à disposição
Para lidar com o desligamento de funcionários de maneira mais tranquila, é importante se colocar disponível para ajudá-lo durante esse processo. Pode ser necessário orientar a respeito das questões processuais da demissão, ou conversar sobre motivações e possíveis melhorias.
Também pode ser interessante colocar as orientações por escrito e entregá-las ao funcionário, assim evitam-se enganos. Quando o desligamento não é esperado, a pessoa pode ficar desorientada com a notícia e se esquecer de alguns detalhes importantes que foram tratados na conversa.
A depender do motivo da demissão, coloque-se à disposição também para dar uma indicação ou referência para futuros empregadores que tenham desejo de contratar a pessoa que está sendo desligada da sua empresa.
Essa postura é essencial a um bom gestor, demonstra ética e profissionalismo e ajuda a amenizar ao menos um pouco o choque da notícia para o funcionário que está sendo desligado. Lembre-se que uma demissão mal feita pode resultar em uma ação trabalhista, então é melhor prevenir.
Comunique o restante da equipe
O cuidado com o desligamento do funcionário não acaba após a notícia ser dada a ele. Depois disso, é importante comunicar a decisão ao restante da equipe, o que deve ser feito de forma objetiva e evitando gerar exposição.
Assim, você evita especulações entre os demais funcionários e mostra a preocupação da gestão da empresa em dar satisfações aos funcionários. O primeiro anúncio pode ser feito pessoalmente em uma reunião de equipe, e em seguida formalize o ocorrido por escrito.
Colocando essas dicas em prática ao precisar desligar um funcionário, você certamente garantirá uma experiência menos conturbada a todos os envolvidos.
10 Motivos para ser um integrador Solfácil
A Solfácil é conhecida por sua grande presença no sistema de financiamento de energia solar, no entanto, a organização oferece diversas facilidades e recursos para o integrador, o que resulta no melhor ecossistema para o profissional de energia solar, e nesse post falaremos mais sobre todos esses pontos.
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